Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Imobiliário Apelação em ação de repetição de indébito face ao indeferimento do pleito

Petição - Imobiliário - Apelação em ação de repetição de indébito face ao indeferimento do pleito


 Total de: 15.244 modelos.

 
Apelação em ação de repetição de indébito face ao indeferimento do pleito.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos em que colide com ....., à presença de Vossa Excelência apresentar

APELAÇÃO

Da r. sentença de fls ....., nos termos que seguem.

Requerendo, para tanto, que o recurso seja recebido no duplo efeito, determinando-se a sua remessa ao Egrégio Tribunal de Justiça do estado de ...., para que dela conheça e profira nova decisão.

Junta comprovação de pagamento de custas recursais.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]




EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ....

ORIGEM: Autos sob n.º .... - ....ª Vara Cível da Comarca de ....
Apelante: ....
Apelados: .... e outros

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos em que colide com ....., à presença de Vossa Excelência apresentar

APELAÇÃO

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

RAZÕES DE APELAÇÃO

Colenda Corte
Eméritos julgadores

Vem apresentar:

DOS FATOS

O Apelante promoveu Ação de Repetição de Indébito objetivando a restituição de R$ ..........., exigido indevidamente pelo Apelado, a título de luvas, como condição para que anuísse com a cessão dos direitos de locatário e a transferência do ponto comercial para terceira pessoa.

Em sua defesa, o Apelado sustentou, em síntese, que:
a) não houve a incidência de erro no ato de pagamento da importância pleiteada; e,
b) o pagamento destinava-se à compensação pelo novo contrato firmado com a então cessionária.

Ato contínuo ao término da fase postulatória, o MM juiz a quo proferiu sentença, julgando improcedente a ação, com a condenação do Recorrente no pagamento dos consectários legais.

A r. sentença, data venia, não se houve com acerto.

O nobre magistrado de primeira instância, interpretando o vocábulo "consentimento", inscrito no artigo 13 da Lei n.º 8.245/91 (Lei das Locações), assinalou:

"Verifique-se, deste dispositivo exsurge, claramente, o direito do proprietário de anuir ou não à cessão da locação.
Para que o proprietário demonstre tal anuência, portanto, a lei não veda que o mesmo apresente condição, ou mesmo cobre quantia (seja a que título for) do locatário [...]." (fls. ....).

Mais adiante, manifestando-se sobre a coação, entende que a mesma não se verificou, posto que:

"ao locatário cabia a escolha entre:

a) cumprir o contrato avençado com o locador até seu estipulado término;
b) rescindir tal contrato (arcando com os ônus daí decorrentes);
c) ceder os direitos locatícios mediante a anuência do proprietário (que é condição 'sine qua non' de validade da cessão)." (fls. ....).

Ao finalizar o raciocínio, assevera que:

"A anuência do locador, mediante retribuição financeira, á ato jurídico perfeito, pois estão presentes os requisitos:

a) agente capaz;
b) objeto lícito, possível, determinado ou determinável;
c) forma prescrita ou não defesa por lei;" (fls. ...).

É evidente que o locatário, desejando ceder seus direitos locatícios, bem como o ponto comercial para terceira pessoa, necessita da anuência do locador. Este, de seu lado, não está obrigado a consentir com o ato, dada a condição de proprietário do imóvel.

De igual forma, salta aos olhos que, uma vez tendo consentido com a cessão dos direitos locatícios desejada pelo locatário, como no caso vertente, não pode o locador exigir o pagamento de quantia, seja a que título for, quando no contrato de locação inexiste cláusula prevendo a incidência de multa ou qualquer penalidade pela dita transferência, antes de expirado o prazo combinado.

Esta a questão fundamental levantada quando da impugnação à contestação (fls. ....) e não observada na sentença. A se entender de modo diverso, como prevalecer o entendimento do nobre juiz monocrático, sem relegar a segundo plano o consagrado princípio do "pacta sunt servanda"?

Em outras palavras, se o Apelado, ao celebrar o contrato de locação do imóvel com o Apelante, manifestando livremente sua vontade, não apôs qualquer cláusula direcionada à cobrança de multa no caso de cessão dos direitos locatícios antes do término do prazo, não poderia ter manifestado qualquer intenção neste sentido quando da transferência do ponto comercial.

DO DIREITO

Quando se trata da discussão de contratos civis, a lei está posta para dirimir as questões não esclarecidas na avença. De resto, aquilo que as partes convencionaram livremente deve ser respeitado, desde que não contrarie disposição expressa de lei, o que não é o caso.

Portanto, sem razão o MM juiz sentenciante ao conferir interpretação extensiva ao vocábulo "consentimento" insculpido no artigo 13 da Lei de Locações. O ato de consentir é isolado, não podendo ser condicionado ao implemento de outra obrigação. O proprietário o faz se quiser e calcado na lei ou no contrato. E, neste caso, como já exaustivamente exposto, o Apelado não manifestou qualquer intenção em cobrar multa pela transferência antecipada do ponto comercial ao celebrar o contrato de locação.

E nem mesmo o valor cobrado pelo Recorrido reflete qualquer proporcionalidade em relação aos meses faltantes para o término do contrato, demonstrando ser completamente aleatório e, sobretudo, fruto de um ato de coação perpetrada contra o Recorrente, que viu-se a mercê do locador, nada podendo fazer senão desembolsar o numerário (NCC - art. 122, in fine).

A reforçar a desproporcionalidade acima denunciada, é de se frisar que o numerário exigido pelo Apelado supera em muito o valor dos aluguéis remanescentes para o término do contrato. E, como sabido, o artigo 412 do Novo Código Civil veda possa a cláusula penal impor gravame superior à obrigação principal.

Inaplicável, portanto, o entendimento do MM juiz singular de que ao Apelante cabia escolher entre os três caminhos sugeridos às fls. ....., o que afastaria a ocorrência de coação.

E, com efeito, como aguardar o término do contrato diante da situação emergente que se lhe apresentava? Ademais, afigura-se ao menos despropositado dizer que cabia ao Recorrente "rescindir o contrato" (fls. ....), posto que, além de perder a oportunidade de vender o ponto comercial, teria de arcar "com os ônus daí resultantes" (fls. ....).

Vê-se, portanto, que ao Apelante não foi conferida a oportunidade de escolher entre as três possibilidades sugeridas pelo julgador singular, nos termos acima transcritos (item n.º ....).

Oportuno, aqui, repisar que a coação consistiu exatamente no fato do demandado, sabendo que o Autor encontrava-se diante de uma rentável negociação, ter se aproveitado para exigir novamente o pagamento do ponto comercial como condição para consentir com a transferência dos direitos locatícios a terceira pessoa.

A doutrina reconhece a existência de dois tipos de coação. A física e a moral. Esta, verificada no caso vertente, consiste "no estado de espírito em que o agente, perdendo a energia moral e a espontaneidade do querer, realiza o ato que lhe é exigido." (MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil. São Paulo: Saraiva, 18ª ed., 1979, p. 200).

Embora, nesses casos, o agente goze de relativa liberdade de manifestação da vontade, pois pode optar pela realização do ato exigido ou pela imposição do dano resultante da recusa, é inegável que "a vontade declarada se coloque em oposição à vontade real" (in, Washington de Barros Monteiro, ob cit, p. 201).

A conclusão lógica, ao contrário do esposado na sentença a quo, é a de que a anuência condicionada do Recorrido constitui-se em objeto ilícito, sendo impositiva a restituição do numerário por ele recebido.

Até para maior facilidade na compreensão da matéria aqui ventilada, deve-se ter em mira que o contrato constitui-se em ato jurídico bilateral, a exemplo do distrato. Ambos reclamam agente capaz, objeto lícito e forma prescrita em lei.

É incontroverso que Apelante e Apelado entenderam-se em relação ao distrato. Isto porque, apesar de ao locador ser possível exigir a permanência do locatário, o pagamento dos aluguéis vincendos, ou ainda, a quitação de multa contratual, não o fez. O que se discute é, uma vez tendo consentido com o distrato, as condições estabelecidas pelo locador para a sua perfectibilização, em especial, o pagamento da quantia pleiteada neste feito.

A exigência, por parte do locador, do numerário cujo valor busca-se a repetição, não encontra previsão na lei ou no contrato, caracterizando-se, estreme de dúvidas, em objeto ilícito. Neste passo soa intempestivo o entendimento do nobre julgador singular de que o proprietário, para anuir com o distrato, poderia cobrar qualquer quantia, "seja a que título for" (fls. ....).

DOS PEDIDOS

Ante o exposto e por tudo mais que dos autos consta, é a presente para requerer seja provido o presente recurso, reformando-se a sentença monocrática, com a inversão do ônus da sucumbência.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Imobiliário