Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Mandado de segurança de contribuição sobre pró-labore

Petição - Civil e processo civil - Mandado de segurança de contribuição sobre pró-labore


 Total de: 15.244 modelos.

 

MANDADO DE SEGURANÇA - INSS - CONTRIBUIÇÃO SOBRE PRÓ-LABORE - COMPENSAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA M.M. ___ª VARA DE ____________.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ____________.

____________, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Cidade de ____________, Estado do ____________, na Rua ____________ n.º ____, inscrita no CGC/MF n.º ____________, por seu procurador firmatário, nos termos do instrumento de mandato anexo (Doc. 01), o qual recebe intimações à Rua _________, ____, s. ___, CEP ___________, Fone/Fax: ________, ___________, UF, vem respeitosamente à presença de V. Exa., propor:

MANDADO DE SEGURANÇA C/C TUTELA ANTECIPADA "INAUDITA ALTERA PARTS", fulcrada no artigo 5º, inciso LXIX, da CF/88, bem como na Lei n.º 1.533/51

Contra ato do Ilmo. Sr. ____________, Gerente Regional do INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS, com sede regional à Rua ____________, n.º ____, ____________, ___, CEP ______-___, de acordo com os fatos e fundamentos que a seguir passa a expor:

O artigo 195, inciso I, da CF/88, determina que, pelos empregadores, a seguridade social será financiada por meio de recursos provenientes das contribuições sociais incidentes sobre a folha de salários, o faturamento e lucro.

Desta forma a Constituição garante que quaisquer contribuições, relativas a seguridade social, só possam ser feitas sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro dos empregadores.

A lei infra-constitucional, que instituiu a contribuição social sobre a folha de salários, determinou aos contribuintes o recolhimento de 20% do valor correspondente à remuneração paga aos administradores, empresários e aos trabalhadores autônomos.

Todavia, juridicamente falando, a remuneração paga aos administradores, ou empresários, não é salário e, óbvia e consequentemente, não integra a folha de salários dos empregadores.

Em termos jurídicos, vale dizer, remuneração é gênero e o pró-labore uma de suas espécies, assim como salário, honorários, soldo, etc...

Desta forma, quando a Lei n.º 7.787/89, art. 3º e seguintes, com complementação na Lei n.º 8.212/91, determinando o recolhimento do valor equivalente a 20% sobre a remuneração paga aos administradores ou empresários, viola flagrantemente o artigo 195, inciso I, da Constituição Federal.

É de se observar que o Senado Federal através de sua Resolução n.º 14, de 19.04.1995, em vigor desde a publicação, suspende a execução da expressão "avulsos, autônomos e administradores", contida na Lei n.º 7.787/89, por inconstitucionalidade.

"Data Venia", a impetrante nunca questionou a constitucionalidades das supracitadas leis, sempre pagando a contribuição incidente sobre o pró-labores de seus administradores, alegações corroboradas pelas guias de recolhimento em anexo (docs. 02, 03 e 04)

De fato a empresa impetrante tem um crédito perante o INSS, facilmente constatado pelas guias anexadas (docs. 02, 03 e 04), pois efetuou recolhimento até a data __/__/__, a contribuição incidente sobre o pró-labore havia sido suspensa em __/__/__.

Entretanto o INSS, através de suas portarias tem restringido inexplicavelmente a compensação desses créditos contrariando o previsto na legislação ordinária.

Assim sendo, a empresa impetrante viu-se obrigada a recorrer ao presente mandado de segurança, postulando o deferimento liminar com o fito de ver declarado seu direito de compensar o crédito tributário decorrente do pagamento feito ao INSS, incidente sobre o pró-labore, até __/__/__.

Seguindo o entendimento dos tribunais superiores em que a compensação apesar de exigir provas e contas, não há nada que impeça, sem a apresentação destas, que se declare em mandado de segurança, que o recolhimento indevido é compensável. Na realidade a matéria já foi tão exaustivamente examinada que o STJ sumulou a matéria, "ex vi":

Súmula n.º 213 do STJ

"O mandado de segurança constitui ação adequada para a declaração do direito à compensação tributária."

Ora, caso não seja concedida a liminar pretendida, o INSS possui poderes para autuar a empresa impetrante por compensar valores recolhidos indevidamente, e se isso ocorrer a empresa impetrante sofrerá muitos prejuízos de difícil reparação, entre eles, multas, execução fiscal, possível penhora de bens e também cadastramento como devedor do Estado, entre outros.

Além dos problemas acima numerados a empresa impetrante terá que recorrer à empréstimos ou desfazer-se de parte do seu patrimônio para saldar seus encargos tributários, acarretando evidente prejuízo de suas atividades.

Isto Posto, requer:

Que Vossa Excelência digne-se a conceder, liminarmente, a declaração que garanta o direito do impetrante à compensação dos valores recolhidos indevidamente a título de contribuição social incidente sobre o pró-labore, no período entre __/__/__ e __/__/__;

Na remotíssima hipótese de Vossa Excelência indeferir o pedido acima formulado, então que, pelo menos, conceda liminarmente a suspensão de qualquer procedimento de execução fiscal e a exigibilidade dos eventuais e ulteriores créditos apurados pelo INSS em decorrência da compensação dos valores pagos indevidamente a título de contribuição social incidente sobre a remuneração paga aos seus diretores no período supracitado;

A citação do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, através de sua Procuradoria Regional, para os termos da presente ação, e para que a conteste, se quiser, sob pena de confesso na matéria de fato;

A Total Procedência da ação com a condenação do réu e a concessão da ordem, declarando-se de forma definitiva o direito da empresa impetrante compensar os valores recolhidos indevidamente a título de contribuição sobre o pró-labore, sem as restrições impostas pelo INSS;

Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente o depoimento pessoal do representante legal do requerido, sob pena de confissão se este não comparecer, ou, comparecendo, negar-se a depor.

ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______

Termos em que

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB-RS/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de alienação judicial de coisa comum (01)
Mandado de segurança para deferimento de efeito suspensivo à apelação interposta
Ação de indenização, visando o recebimento da diferença entre o valor do veículo e o valor de mer
Ação de reintegração de posse com pedido de antecipação de tutela
Ação de reintegração de posse em decorrência de construção precária nas terras dos requerentes
Comunicação de continuidade de locação por cônjuge em razão de separação
Contra-razões ao recurso de apelação, em que se pugna pelo não reconhecimento de decadência de re
Ação de ressarcimento de danos em imóvel
Requerimento juntando protocolo do tribunal no juízo agravado
Agravo retido em face de decisão interlocutória de falta de carência de ação
Adoção em citação por edital
Locador sustenta a ausência de direito de retenção sobre imóvel ou de indenização por benfeitoria