Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação ordinária de rescisão de contrato c/c pedido de indenização por perdas e danos

Petição - Civil e processo civil - Ação ordinária de rescisão de contrato c/c pedido de indenização por perdas e danos


 Total de: 15.244 modelos.

 

CONSTRUTORA - CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA - ARTS 389 E 475 DO NCCB - INDENIZAÇÃO - PERDAS E DANOS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________ - ___.

____________ LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº ____________, com sede a Rua ________, nº _____, conj. __, bairro ______, CEP _________, _________, UF, por seu procurador firmatário, nos termos do instrumento de mandato anexo (Doc. 01), o qual recebe intimações à Rua _________, ____, s. ___, CEP ___________, Fone/Fax: ________, ___________, UF, vem respeitosamente à presença de V. Exª, propor:

AÇÃO ORDINÁRIA DE RESCISÃO DE CONTRATO C/C PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR PERDAS E DANOS, com fulcro nos artigos 389 e 475 do Novo Código Civil e demais dispositivos legais aplicáveis à espécie, em face de __________ , brasileiro, solteiro, maquinista, portador da Cédula de Identidade/RG sob o nº ____________, residente e domiciliado na Rua ____________, nº ____, ap. ____, Bairro ____________, nesta Cidade de ____________, pelo que passa a expor e requerer:

A Empresa-Autora, no exercício de sua atividade, construiu o Edifício "Bella Roba", na data de __/__/__, em terreno de sua propriedade conforme comprova-se pela escritura em anexo (doc. 02)

O Prédio está localizado na Rua ____________, nº ____, nesta cidade.

Dentre os apartamentos encontra-se o apartamento n.º 10, sito no 1º pavimento, com a área total de 300 m² e duas vagas na garagem localizadas no subsolo do referido edifício, demais características e confrontações constantes da matrícula n.º _____, do Cartório de Imóveis desta Comarca.

Em __/__/__ celebrou-se o contrato sub judice com o Requerido (doc. 03), tendo por objeto a aquisição da supracitada unidade residencial e das duas vagas de garagem acima descritas, com preço fixado em R$ ___________, a serem pagos em 36 vezes.

A importância era garantida por 36 notas promissórias constantes do item 3 do Quadro Resumo do instrumento sub judice, emitidas e posteriormente seriam resgatadas pelo Requerido.

Uma vez pago o valor de 25% do total, a Autora deveria providenciar a entrega das chaves do imóvel ao mesmo e o requerido deveria ajustar com um banco de sua preferência um contrato de mútuo para saldar os 75% restantes.

Ocorre que até a presente data, o mesmo, apesar de ter pago os 25% contratuais e recebido as chaves não ajustou até o momento o dito contrato de mútuo. Encontrando-se, portanto, inadimplente já há 120 dias. Tornou-se aplicável a Cláusula 7ª do compromisso de compra e venda, a qual prevê:

"Ocorrerá a rescisão automática do presente contrato, independentemente de qualquer notificação ou interpelação judicial ou extrajudicial, caso se verifique inadimplência por mais de 90 dias, independentemente da entrega das chaves e da ocupação do imóvel"

Considerando-se a documentação acostada e o lapso temporal decorrido denota-se desinteresse da parte em firmar o contrato de mútuo com quaisquer dos Bancos desta praça para se dar o cumprimento do avençado no contrato.

Após efetivada a notificação extrajudicial feita em __/__/__ e reiterada em __/__/__, competia ao promitente comprador adotar as providências pelas quais se obrigou, efetuando o contrato de mútuo à qualquer instituição financeira, ou ainda quitar o saldo devedor perante a Autora, o que até a presente data não ocorreu.

Portanto, o contrato está rescindido de pleno direito.

Deixando o Requerido de contrair o financiamento junto a instituições financeiras e não honrando a obrigação assumida, resulta claro o inadimplemento do contrato.

A Autora pode obter a rescisão do contrato, cumulada com a indenização pelas perdas e danos.

Dita o artigo 475, do Novo Código Civil Brasileiro:

"A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos."

De fato foram esgotados todos os meios amigáveis para se obter junto ao Requerido a satisfação do contrato, não restando outra alternativa senão a via judiciária.

Quanto aos prejuízos advindos do inadimplemento do contrato para a autora, tem-se no instrumento de promessa de compra e venda a previsão da indenização por perdas e danos, assim como nos artigos 475 e 389 do Código Civil.

As importâncias pagas pelo Requerido serão restituídas, dentro das regras fixadas no contrato. Este numerário já se encontra a sua disposição desde que este concorde com a rescisão contratual e evidentemente sejam abatidos os créditos da Autora, conforme expressa previsão contratual.

Ex Positis, requer:

A rescisão do supracitado contrato e as perdas e danos advindos do inadimplemento, como também, os juros e atualização monetária nos limites da lei;

A citação do Requerido para, querendo, apresentar defesa no prazo legal, sob às penas da lei;

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, sem exceção;

Que seja, ao final, julgada procedente a presente ação, para o fim de declarar a rescisão do Contrato Particular de Compromisso de Compra e Venda supracitado e condenando o Réu ao pagamento de indenização relativa à multa contratual de 2% (dois por cento) e encargos eventualmente em atraso, como taxas de condomínio e água, bem como referente ao IPTU, a serem apurados em liquidação de sentença.

A condenação do Réu no pagamento dos ônus sucumbenciais e honorários advocatícios a serem arbitrados por Vossa Excelência.

Valor da causa: R$ ______

Nestes termos,

Pede deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

Nome da Advogada e nº de inscrição na OAB.


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de indenização em face de prisão ilegal decorrente de erro do judiciário
Contestação de ação de execução de alimentos
Contestação de ação de interdito proibitório
Pedido de indenização decorrente de acidente de trânsito causado por empregado da empresa
Contra-razões de agravo de instrumento de pedido de revogação do efeito suspensivo
Requerimento de remoção de bens
Contestação à ação de indenização decorrente de acidente automobilístico, sob alegação de culpa d
Ação de indenização onde o requerente teve seus bens quebrados no guarda volume do supermercado
Ação ordinária de declaração de crédito cumulada com repetição de indébito
Alvará judicial de aposentadoria
Trata-se de contestação à ação cautelar, sob alegação de inadimplência do autor quanto à contrato
Execução por quantia certa de devedor insolvente