Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Interposição de embargos de declaração visando o efeito modificativo da sentença

Petição - Civil e processo civil - Interposição de embargos de declaração visando o efeito modificativo da sentença


 Total de: 15.244 modelos.

 
Interposição de embargos de declaração visando o efeito modificativo da sentença.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos nº em que contende com ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., à presença de Vossa Excelência interpor

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

da r. sentença de fls ...., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A r. decisão de fls. ...., houve por bem condenar a Requerida "ao pagamento das verbas locatícias e encargos atrasados no período apontado pelo autor, bem como, aos que por ventura vieram a vencer até a data em que a ré ocupou o imóvel, ao pagamento da multa contratual limitada pelo artigo 52, no seu parágrafo primeiro ao importe de 2% (dois por cento), juros de mora e correção monetária".

Ocorre, todavia, que a ora Embargante não cumulou o pedido de despejo do imóvel, com o de cobrança de alugueres, requerendo tão somente a rescisão do contrato de locação, preferindo ajuizar a ação própria (Execução de Título Extrajudicial) para a cobrança dos alugueres.

Requereu a autora, a extinção do contrato de locação, com a conseqüente recuperação da posse do imóvel locado. Deixou de incluir na pretensão a cobrança dos locativos e encargos, se não purgada a mora.

Assim sendo, a decisão é "ultra petita", porque vai além daquilo que foi pedido. Portanto, merece reforma.

DO DIREITO

A jurisprudência têm admitido os Embargos declaratórios, quando o julgado contem erro.

Nesse sentido, verbis:

"Dá-se, excepcionalmente, efeito modificativo aos embargos declaratórios, quando manifesto o erro de julgamento" (RSTJ 39/289 e STJ-RJ 185/54, maioria), ou quando "houver erro material no exame dos autos" (RSTJ 47/275, maioria).

"Cabem embargos de declaração para retificar decisão "ultra petita"(RSTJ 50/556)".

"EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - EFEITO MODIFICATIVO - POSSIBILIDADE.
A jurisprudência, em atenção construtiva, admite efeitos modificativos aos embargos desde que a tanto seja instalada por uma decorrência lógica de a decisão embargada ter sido tomada em premissas fáticas equivocadas, como também quando da omissão detectada e suprida ou da correção de contradição impor-se conclusão lógica contrária à que chegou o decisório embargado. - Recurso improvido. (STJ - Rec. Especial n. 56.336-4 - Rio de Janeiro - Ac. 1ª T. - unân. - Rel: Min. Cesar Asfor Rocha - j. em 14.12.94 - Fonte: DJU I, 20.02.95, pág. 3161).

DOS PEDIDOS

ISTO POSTO, requer seja conhecido o presente recurso, reconsiderando-se a sentença, para que seja retificada, reduzindo o julgamento da lide nos limites da controvérsia, limitando-se a deferir aquilo que foi pedido na ação de Despejo por Falta de Pagamento, proposta.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil