Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contra-razões de apelação do INSS

Petição - Civil e processo civil - Contra-razões de apelação do INSS


 Total de: 15.244 modelos.

 

CONTRA-RAZÕES - APELAÇÃO DO INSS - DECLARATÓRIA DE TEMPO DE SERVIÇO

EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA ____ª REGIÃO

COLENDA CÂMARA JULGADORA

ÍNCLITO RELATOR.

CONTRA-RAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO FORMULADAS POR:____________

Volve-se o presente peça, contra recurso aviado pela autarquia ré (apelante), a qual intenta desconstituir a honorável sentença editada pelo conspícuo Julgador Singelo da Comarca de _____, DOUTOR ______, o qual ancorado na prova documental atrelada com a exordial, bem como na prova testemunhal coligida no deambular do feito, ofereceu respaldo de agnição ao pedido da apelada, albergado na peça pórtica.

Assim, a pretensão da apelante, deduzida no recurso, aqui estigmatizado, encontra-se, sob a ótica da apelada, destituída de fundamento, devendo, por conseguinte, a sentença prolatada, alvo de irrefletida impugnação, ser mantida incólume, eis que bem analisou a temática sub judice, em todos os seus ângulos, sendo digna de louvor e de irrestrito assentimento.

Passa-se, pois, a análise, ainda que sucinta dos pontos alvos de disceptação.

PRELIMINARMENTE

DO AGRAVO RETIDO

Pretende a apelada, em preliminar, ver apreciado por essa Colenda Câmara Julgadora, em sua contra-razões, o agravo retido de folha __ usque __, o qual possui como escopo mor taxar de intempestiva a peça de contestação substitutiva da original ofertada à desoras pela recorrente.

Permite-se, pois, a recorrida, com a vênia de Vossas Excelências, sobretudo do Culto(a) e Douto(a) Relator(a) do feito, incorporar nas presentes contra-razões dita peça, considerando-a como escrita estivesse, solicitando, expressamente seu exame a teor do artigo 523 do Código de Processo Civil.

DO MÉRITO

Quanto ao mérito da questão submetida a revista, tem-se, que desassiste razão a apelante em seu pleito, pela seguintes razões:

1.) No que condiz com a carência de ação invocada pela apelante no item 02, à folha __, tem-se, que ao contrário do asseverado pela autarquia, a recorrida esgotou a via administrativa, e somente testilhou a via jurisdicional, após ter sido indeferido seu pleito. Vide documento estampado à folha 08, e documentos juntados pela própria recorrente à folhas __ usque __.

Assim assoma esdrúxula a alegação da ciosa autarquia, de não ter a recorrida utilizando e ou empregado a via administrativa.

Tal asserção, certamente foi feita pela falta de leitura às peças enfeixadas ao processo, as quais provam de forma incontroversa e irretorquível ter a apelada se valido da via administrativa antes de ingressar com a presente demanda.

Donde, a alegada carência de ação, se esvai e fenece, ante a prova contundente e insofismável do prévio ingresso da via administrativa pela recorrida.

2.) No respeitante a alegada "insuficiência probatória", esgrimida de forma temerária pela recorrente, no intuito de obter a reforma do julgado, tem-se, que tal argumento não resiste a uma análise séria e imparcial da prova hospedada pela demanda, a qual conforta, de forma incondicional, a pretensão da recorrida.

Obtempere-se, que a recorrida, atrelou com a exordial prova documental (contrato social) da existência da firma onde laborou no período de _______ de _____ a _______ de _____. (Vide documentos de folha __ usque __).

Não bastasse tal, ainda, juntou declaração do Diretor atual do firma onde mourejou, (vide documento de folha __), o qual atesta que a apelada trabalhou no período vindicado.

Impugnar em sede de apelação dito documento, como realizado pela apelante, uma vez que o mesmo não possui firma reconhecia, constitui-se num disparate, haja vista, que na contestação (intempestiva), a recorrente não se irresignou quanto ao aludido documento, e tão pouco argüiu sua pretensa falsidade, nos termos do artigo 390 e outros do Código de Processo Civil.

Quanto a prova fotográfica exibida à folha 16, tem-se, que a mesma é de extrema valia, porquanto, retrata a recorrida ao tempo em que laborava na firma Generino (setor de expedição), com suas colegas de ofício, entre as quais ____________ (vide depoimento de folha __ verso) e ____________ (vide depoimento de folha __), as quais além de reconhecerem expressamente a recorrida, a si próprias se reconheceram, na aludida foto, contemporânea com o período de tempo laborado pela apelada na citada firma.

Donde, a recorrida possui início mais que razoável de prova documental, a qual foi corroborada e sedimentada pela prova testemunhal coligida no deambular do feito, manifestamente favorável ao pleito da apelada.

Assim, tem-se manifestado a melhor jurisprudência, no que tange ao tema em foco:

"Tempo de serviço - Prova testemunhal. Validade para suprir deficiência da prova documental e robustecê-la"(Acórdão unânime a 2ª Turma do TRF da 3ª Região - AC nº 90.03.342784-SP, Rel. Juiz FAUZI ACHÔA, j. 04.06.91) in, DJ-SP 05.08.91 pág. 85.

TEMPO DE SERVIÇO - RECONHECIMENTO - INÍCIO DE PROVA MATERIAL - AÇÃO DECLARATÓRIA - POSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO -

"Ação declaratória. Tempo de serviço. Impossibilidade jurídica do pedido. Inocorrência. Inexiste a alegada impossibilidade jurídica do pedido se o que busca o autor da ação é a declaração da existência de uma relação jurídica através de reconhecimento de tempo de serviço com a conseqüente expedição da certidão consubstancia resultado lógico na eventualidade do acolhimento do pedido. É de afastar-se a improcedência da ação se o documento oferecido, corroborado pela prova oral produzida, consubstancia início razoável de prova material. Apelo provido". (Acórdão unânime, da 1ª Turma do TRF da 3ª Região - AC nº 89.03.36952-1, Rel. Juiz JORGE SCARTEZZINI, j. 02.06.92) in, DJ-SP, 24.08.92, pág. 144.

PROCESSO CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DECLARATÓRIA DE TEMPO DE SERVIÇO. PRELIMINARES. INCABIMENTO.

1. Conquanto nominada de declaratória, tem expressiva carga condenatória a ação que pretende o fornecimento de certidão relativa ao tempo de serviço declarado, sendo que sua efetiva natureza jurídica deve ser aferida a partir do pedido nela formulado.

2. Existente resposta da Autarquia Previdenciária investindo contra o mérito da ação, manifestando, assim, expressa resistência à pretensão vestibular, caracteriza-se a lide a ser solvida pelo Judiciário e dela decorre o interesse de agir da parte interessada.

3. Desnecessidade de prévio ingresso na via administrativa e sua negativa para o ingresso com a pretensão na via judicial, sendo de registrar-se a tendência jurisprudencial entendendo configurada a resistência até mesmo pela reiteração de conduta administrativa contrária à postulação.

4. Alegação de ausência de pressuposto processual de constituição e desenvolvimento válido e regular do processo afastada, porquanto os documentos que se pretende devam estar acostados à inicial são necessários e interessam ao juízo de acolhimento ou não da pretensão, mas não obstam o juízo de conhecimento da demanda.

5. Agravo improvido. (Agravo de Instrumento nº 950439070-6/RS, 3ª Turma do TRF da 4ª Região, Rel. Virgínia Scheibe. Agravante: Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Agravado: Valdomiro da Cruz Bichet. Advogados Drs.: Maria Helena Dias Michelon e Roberto Obir Meireles Goulart e outros. j. 27.08.96, un.).

Destarte, tem-se, que a irresignação da apelante não merecer prosperar, uma vez que as premissas eleitas para infirmar o julgando, são impassíveis de sustentação racional, devendo, por imperioso ser preservada a probidosa sentença, em sua integralidade.

ISTO POSTO, REQUER:

I - Seja em preliminar, apreciado e acolhido o agravo retido, para o efeito de reputar-se intempestiva a peça de contestação ofertada pela autarquia ré.

II - No mérito postula-se pelo improvimento do apelo, mantendo-se intangível a sentença a quo, por seu próprios e judiciosos fundamentos.

Certos estejam Vossas Excelências, que em assim procedendo, estarão julgando de acordo com o direito, e mormente, resguardando, assegurando e perfazendo, na gênese do verbo, o primado da JUSTIÇA !

Nesses Termos

PEDE E ESPERA DEFERIMENTO

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE _________

Processo nº _________

____________, brasileira, separada judicialmente, do lar, residente e domiciliado nesta cidade de _________, pelo Procurador subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, nos autos da ação declaratória constitutiva de exercício de atividade urbana (tempo de serviço), onde figura como requerida, agora apelante o INSS, ciente do despacho de folha ___, oferecer, em anexo, as contra-razões, ao recurso de apelação deduzido pela demandada à folha ___ et alii, as quais pugnam pela manutenção integral da sentença injustamente anatematizada.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I - Recebimento das presentes contra-razões, remetendo o recurso ao Tribunal Superior.

Nesses Termos

PEDE E ESPERA DEFERIMENTO

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Intimação por despacho na própria petição
Pedido de ressarcimento de valores referentes a conserto de veículo, por danos causados em estaci
Contestação à ação indenizatória, alegando-se a inexistência de erro judiciário
Reiteração do pedido de justiça gratuita formulado na petição inicial
Ação sumária de indenização ante o falecimento de cônjuge em acidente de trânsito
Ação de dano infecto (01)
Pedido de reparação de danos materiais em decorrência de acidente de trânsito
Contestação à ação de reparação de danos, sob alegação de ausência de cobertura de danos morais p
Exoneração do encargo de tutor
Razões finais na ação de manutenção de posse
Pedido de devolução de mandado cumprido
Apelação de decisão em ação declaratória de inexistência de débito, cumulada com sustação definit