Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação ordinária de substituição de garantia por insolvência do fiador

Petição - Civil e processo civil - Ação ordinária de substituição de garantia por insolvência do fiador


 Total de: 15.244 modelos.

 

Ação Ordinária de Substituição de Garantia por Insolvência do Fiador

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL

TÚLIO MARCOS, brasileiro, casado, comerciante, residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Independência, 1.822, por seu procurador abaixo firmado, conforme instrumento de mandato incluso, com escritório profissional na Rua da República, 1.889, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, promover AÇÃO ORDINÁRIA DE SUBSTITUIÇÃO DE GARANTIA LOCATÍCIA, contra LÚCIO SÉRGIO, brasileiro, divorciado, funcionário público, residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Pedro Álvares Cabral nº 1.500, com fundamento no art. 1.490, do Código Civil Brasileiro e art. 40, inciso II, da Lei nº 8.245/91, pelas razões que passa a expor:

O autor é proprietário titulado do imóvel situado nesta cidade, constituído da casa de alvenaria nº 400, da Rua Voluntários da Pátria, que foi dada em locação, para fins residenciais, ao réu Lúcio Sérgio, conforme contrato de locação incluso.

A garantia locatícia foi dada através de fiança pelo senhor Caio César e por sua esposa Lívia César, conforme consta expressamente na cláusula 15 do mencionado contrato de locação.

Sucede que o referido fiador encontra-se insolvente, vez que tramitam por esse MM. Juízo, várias ações executivas, através das quais foram penhorados todos os seus bens que, após serem avaliados, foram considerados insuficientes para pagamento de todos os credores.

O art. 748 do Código de Processo Civil caracteriza, como situação de insolvência, toda vez que as dívidas excederem à importância dos bens do devedor, fato que efetivamente ocorre no caso vertente.

O Código Civil Brasileiro, em seu art. 1.490 estabelece que, se o fiador se tornar insolvente, ou incapaz, poderá o credor exigir que seja substituído. A Lei nº 8.245/91, em seu art. 40, referenda esse dispositivo substantivo, permitindo ao locador exigir novo fiador ou a substituição da modalidade de garantia, entre outras situações, em caso de insolvência do fiador.

Juntamente com o contrato de locação, o requerente faz juntada das provas da situação de insolvência do fiador.

Em razão do exposto, requer a citação do requerido para, dentro de dez dias, substituir o fiador insolvente por qualquer das modalidades de garantia estabelecidas na Lei nº 8.245/91, ou contestar, caso queira, a presente ação, sob pena de revelia, prosseguindo o feito até final sentença que decrete o vencimento antecipado da locação, para todos os fins e efeitos de direito, condenando-o em custas processuais, honorários advocatícios e demais cominações legais.

Protesta por todo o gênero de provas e requerem a sua produção pelos meios admitidos em direito.

Valor da causa:

Nestes termos

Pedem deferimento

Local e data

Assinatura do procurador


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação popular por privilégio a importador com pedido de liminar
Mandado de segurança de certidão negativa
Ação de rescisão contratual, cumulada com reintegração de posse de imóvel e perdas e danos
Pedido de ressarcimento de despesas hospitalares e indenização por dano moral, dano estético e lu
Ação de alimentos provisórios de citação por precatória
Apelação em ação de reparação por dano moral para majorar o valor concedido na senteça
Ação de usucapião, ante a posse mansa, pacífica e ininterrupta de imóvel
Mandado de segurança de contribuição sobre pró-labore
Contestação à reconvenção, sob alegação de incompetência da Justiça Comum para decidir acerca de
Ação de indenização por dano moral de repetição de ilícito cometido pela ré
Ação de indenização por benfeitorias úteis
Habilitação de crédito de credor retardatário