Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Agravo de Instrumento interposto de decisão que indeferiu a denunciação da lide

Petição - Civil e processo civil - Agravo de Instrumento interposto de decisão que indeferiu a denunciação da lide


 Total de: 15.244 modelos.

 
Agravo de Instrumento interposto de decisão que indeferiu a denunciação da lide.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA ..... REGIÃO

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AGRAVO DE INSTRUMENTO

da decisão do Exmo. Sr. Dr. ...., DD. Juiz de Direito em exercício na ....ª Vara Federal de ...., que indeferiu o pedido de denunciação da lide, nos autos ..... em que litiga com....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., o que faz pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

EGRÉGIA TURMA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA ..........ª REGIÃO

AUTOS n.º ....... - .....ª Vara Federal de .............
AGRAVANTE: ...............
AGRAVADA: .............

RAZÕES DO AGRAVANTE

Senhores Juízes,

DOS FATOS

Requerendo indenização por dano moral e material em virtude de alegado erro médico, a Agravada ajuizou ação ordinária em face a ............, que tramita perante a .......ª Vara Federal de ............ - Seção Judiciária do ....... sob os autos n.º ..............

A .............., ora Agravante, ao defender-se denunciou a lide o médico Dr. ........................, Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia do Quadril, Joelho e Tumores, haja vista ser o responsável pelo atendimento cirúrgico da Agravada.

Contudo, conforme se extrai do despacho de fls. ...., a Douta Juíza entendeu por negar a denunciação, alegando que "o deferimento da medida resultará em verdadeiro tumulto processual, posto que, haver-se-á que apurar, além dos requisitos ensejadores da responsabilidade objetiva do Estado, outros referentes à responsabilidade subjetiva do agente suso apontado (dolo ou culpa)".

DO DIREITO

O instituto da denunciação da lide, preceituado pelos artigos 70 a 76 do Código de Processo Civil pátrio, tem como um dos seus objetivos a consagração do princípio da economia processual.

Ainda que a doutrina e a jurisprudência discutam quanto à obrigatoriedade da denunciação da lide, versa pacífico que verificado os requisitos que a autorizam, não deverá ser negada por mera probabilidade de causar possível tumulto processual.

O artigo 70, em seu inciso III contempla a denunciação a lide para garantir o direito de regresso da parte requerida contra um terceiro responsável, para tanto não fixa restrições quanto à sua admissibilidade em virtude de um possível tumulto processual.

Ademais, não significa que no presente caso concreto haverá efetivamente um tumulto processual ao se apurar a responsabilidade objetiva do Agravante concomitantemente a responsabilidade subjetiva do denunciado.

Nesse mesmo raciocínio segue Humberto Theodoro Júnior :

"a denunciação, na hipótese, para que o Estado exercite a ação regressiva contra o funcionário faltoso, realmente não é obrigatória. Mas, uma vez exercitada, não pode ser recusada pelo juiz.

(...) a instalação do procedimento incidental da denunciação em nada altera a posição do autor na ação principal. Se seu direito de indenização é objetivo, continua com esse caráter perante o Estado-réu (...)"

O Supremo Tribunal Federal anteriormente manifestou-se que:

"É de todo recomendável que o agente público, responsável pelos danos causados a terceiros, integre, desde logo, a lide, apresente sua resposta, produza prova e acompanhe toda a tramitação do processo"(STJ-RT: 667/172)

DOS PEDIDOS

Logo, a fim de respeitar o princípio da economia processual e fazer prevalecer as disposições do artigo 70, inciso III do CPC, vem requerer:

a) seja atribuído efeito suspensivo ao presente recurso;

b) a intimação dos agravados, na pessoa de seu advogado Dr. ..............., inscrito na OAB-....... sob n.º ........, com escritório sito à Rua ..........., n.º ....., conj. ........, centro, .......... - ............, para apresentar resposta

c) seja dado provimento ao recurso ora interposto, para o fim de reformar a decisão monocrática, com o deferimento da denunciação da lide a fim de integrar o feito na qualidade de denunciado o médico Dr. .............;

Informa, na oportunidade, o endereço profissional da procuradora da agravante, Dra. ........., inscrita na OAB/.... sob n.º ............., na Rua ............, ........., .....º andar, ........./......

Acompanham o presente recurso as seguintes peças, extraídas dos autos em epígrafe: petição inicial, procurações, contestação, decisão agravada, mandado de intimação, certidão de intimação e demais documentos úteis à instrução do mesmo.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de execução para entrega de coisa certa (01)
Manifestação acerca de cálculo do contador perante a Vara de Carta Precatória
Interposição de exceção de incompetência relativa
Impugnação à contestação, em ação declaratória de inexigibilidade de débito cumulada com perdas e
Compromisso de compra e venda de terreno
Pedido de citação pela imprensa, em ação de usucapião
Ação de reintegração de posse em face de bem
Ação de busca e apreensão de veículo alienado fiduciariamente (04)
Ação de reparação de danos de acidente de trânsito de responsabilidade por fato de terceiro
Penhora de cota de consórcio
Interposição de ação cautelar de produção antecipada de provas, em face de obra causadora de dano
Pedido de alienação judicial de coisa comum (01)