Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação declaratória de inexistência de negócio jurídico cumulada com pedido de indenização por danos morais (01)

Petição - Civil e processo civil - Ação declaratória de inexistência de negócio jurídico cumulada com pedido de indenização por danos morais (01)


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE NEGÓCIO JURÍDICO CUMULADA COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS - RÉPLICA

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ - ___.

Processo nº

____________, devidamente qualificada na peça inicial dos autos da ação declaratória autuada sob nº ____________ movida contra ____________ S/A, da mesma forma qualificada, por seu procurador firmatário, respeitosamente, vem a presença de V. Exª. apresentar RÉPLICA aos argumentos aduzidos em contestação, pelos fatos e fundamentos a seguir mencionados.

- DO SUPORTE DA CONTESTAÇÃO -

1. Aduz a ré que a Autora falseia com a verdade ao mencionar que nunca requereu a concessão de uso linha telefônica no município de ____________.

2. Para tanto, traz aos autos documento que julga ser comprobatório da realização do negócio jurídico celebrado entre as partes.

3. Necessário desta forma, tecer alguns comentários a cerca do documento juntado a fls. ___.

4. A princípio, espera-se, quando da contratação de qualquer serviço, no qual exista a continuidade prolongada no tempo, como o caso da telefonia, que, ao menos, se redija um contrato no qual constem cláusulas que tratem do objeto da contratação, suas condições, prazo de duração além de elementos de proteção ao contratante bem como ao contratado, a fim, exatamente, para prevenir abusos como o ocorrido nos autos.

5. A Ré junta aos autos documento que ela própria intitula "Consulta de Registro de Interesse".

6. A toda a análise, tal documento revela-se uma impressão de uma tela de computador, provavelmente do sistema de informatização da Ré, que somente ela tem acesso, bem como, somente ela manipula.

7. Referido documento, ainda, pode ser obra da própria Ré a fim de evitar a sucumbência na presente demanda.

8. Em nenhum lugar do documento juntado consta qualquer forma de manifestação da vontade da Autora, de forma expressa, em adquirir a concessão da linha telefônica, como quer fazer crer a autora, o que o torna imprestável ao fim que a Ré quer lhe destinar.

- DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR -

9. Diante das alegações trazidas pela Ré aos autos, tornou-se necessário a incidência do Código de Defesa do Consumidor, em que pese não haver ocorrido qualquer tipo de contratação de uso de telefonia entre as partes.

10. Apenas se menciona a necessidade de aplicação desta norma, uma vez que nos termos do art. 6º, VIII, abaixo transcrito, se prevê a inversão do ônus da prova:

"VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências".

11. Exatamente o que deve ocorrer nos presentes autos, eis que a Ré, na oportunidade que teve de falar nos autos, não trouxe nenhum elemento capaz de desdizer os argumentos tratados na inicial.

12. Porque se inverter o ônus da prova?

13. Exatamente, porque a Ré, uma vez que afirma que existiu um negócio jurídico entre as partes, deveria ter trazido aos autos o contrato de concessão de uso de linha telefônica, bem como, documento comprobatório da instalação de telefone no local desejado, devidamente assinado pela Autora.

14. Ademais o art. 396 do CPC menciona que:

"Compete à parte instruir a petição inicial (art. 283), ou a resposta (art. 297), com os documentos destinados a provar-lhe as alegações."

15. No mesmo passo, ensina o art. 297 do mesmo Diploma Legal que:

"O réu poderá oferecer, no prazo de quinze (15) dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa, contestação, exceção e reconvenção".

16. Diante destes artigos, concluímos que nosso Estatuto de Ritos confere ao réu prazo máximo de 15 (dias) para ofertar sua defesa instruindo referida peça processual com todos os documentos que achar necessário para provar suas alegações.

17. Prazo desprezado pela Ré, não juntando a documentação que prova sua alegação, limitando-se apenas a argumentar fatos que, sem a devida comprovação, tem-se como não escritos.

18. Não nos esqueçamos que litiga no pólo passivo a maior empresas de telefonia fixa do país.

19. Fato que por si só justifica o indeferimento de qualquer dilação probatória.

20. Desta forma, comprovado que ocorreu a preclusão da matéria, não podendo mais a Ré proceder a juntada aos autos de documentos que deveria ter feito acompanhar a contestação, sob pena de negar-se a vigência do disposto nos art. 396, 297 e 195 todos do CPC.

21. Assim, em virtude da não comprovação de qualquer alegação da Ré em sua contestação, necessária se faz a incidência do disposto no art. 6º, VIII do Código de Defesa do Consumidor que somando ao disposto nos artigos 195, 297 e 396 todos do CPC, impondo, desta forma, o julgamento do presente feito, reconhecendo-se a procedência integral do mesmo.

- DA OCORRÊNCIA DO DANO MORAL -

22. No demais, em que pese a bela dissertação acadêmica promovida pela Ré, e a vontade da Autora de prosseguir a discussão, necessário dizer que a objetividade é primordial para o processo em tela.

23. Quanto à objetividade falada, reiteradas vezes nossos Tribunais vem decidindo que é merecedor de indenização por ocorrência de dano moral pessoa que tem seu nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito de forma ilícita, conforme se verifica dos arestos abaixo citados:

DANO MORAL. INSCRIÇÃO NO CADASTRO DO BACEN, SPC E SERASA POR EQUÍVOCO DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA QUANTO O NÚMERO DO CPF DO APELADO. IRRELEVANTES OS MOTIVOS. DANO MORAL EVIDENTE.

Valor da condenação condizente com a posição sociocultural do apelado e condição financeira do banco apelante. Sentença confirmada. Apelo improvido.

(Apelação Cível nº 595177700, 5ª Câmara Cível do TJRS, Porto Alegre, Rel. Des. Ivan Leomar Bruxel. j. 18.04.1996).

CIVIL. RESPONSABILIDADE CIVIL. PROTESTO E INSCRIÇÃO NA SERASA. PROVA DO DANO MORAL.

1. O dano moral, porque extrapatrimonial é lesão a personalidade, se prova através do ato ilícito. No caso de protesto de título e de inscrição na SERASA, bastam tais fatos para provar tal espécie de dano, segundo precedente do STJ. Ilícito imputável, nas circunstâncias do caso, ao credor e não a empresa de banco.

3. Apelação da ré desprovida.

(Apelação Cível nº 596156539, 5ª Câmara Cível do TJRS, Porto Alegre, Rel. Des. Araken de Assis. j. 14.11.1996).

DANO MORAL. ABALO MORAL. REGISTRO INDEVIDO NO SERASA.

A anotação injustificada do nome no SERASA, sem que a pessoa seja devedora de qualquer obrigação, é ato ilícito ensejador da reparação moral. O dano decorre da simples inscrição, satisfazendo-se a prova com a demonstração do registro irregular.

Apelação, provida, em parte, e desprovida a irresignação bancária.

(Apelação Cível nº 597189919, 3ª Câmara Cível do TJRS, Porto Alegre, Rel. Des. José Carlos Teixeira Giorgis. j. 04.06.1998).

DANO MORAL. INSCRIÇÃO INDEVIDA NO CADIN E SERASA. É PRESUMIDO O DANO MORAL EM TAIS CIRCUNSTÂNCIAS, BASTANDO RESTAR DEMONSTRADA A OCORRÊNCIA DO INJUSTO CADASTRAMENTO. PRECEDENTES.

2. Valor da indenização. Improvimento do apelo da autora, que buscava majoração para 1.000 SM, valor flagrantemente exagerado. Circunstâncias do fato que autorizam redução do "quantum" estipulado em 1º grau, para o equivalente a 35 SM.

Provimento parcial do apelo do demandado, também quanto a redução da verba honorária de sucumbência.

(Apelação Cível nº 598398394, 10ª Câmara Cível do TJRS, Rio Grande, Rel. Des. Luiz Lúcio Merg. j. 11.03.1999).

DIANTE DO EXPOSTO, reiterando o inteiro teor da peça inicial, em especial aos requerimentos de fl. ___ e ___, requer:

a) conforme mencionado no r. despacho de fls. ___, seja reapreciada a liminar pleiteada, concluindo-se pela anulação do registro do nome da Autora junto ao Serasa S/A, a fim de minimizar os prejuízos sofridos;

b) o julgamento totalmente procedente da presente demanda, condenando-se a Ré a indenizar a Autora o prejuízo moral sofrido em quantia a ser arbitrada por V. Exª., bem como aos ônus da sucumbência.

N. T.

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

Pp. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação cautelar para que as prestações de aquisição de casa própria sejam fixadas na equivalência d
Agravo a resposta de pretensão de novo exame de investigação paternidade
Extinção do processo de execução
Mandado de segurança impetrado em face de exigência de pagamento de multa de trânsito para renova
Contestação de ação revisional de contrato de franquia
Dissolução união estável com guarda de filho com avó
Informações prestadas por parte de autoridade coatora em mandado de segurança
Suprimento de autorização para contrair casamento
Separação judicial consensual sem bens a partilhar
Pedido de usufruto dos bens deixados pelo de cujus
Impugnação à contestação em declaratória de inexigibilidade de débito
Ação de rescisão de negócio jurídico, cumulada com pedido de devolução de arras em dobro, pelo ri