Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de declaração judicial de morte presumida

Petição - Civil e processo civil - Ação de declaração judicial de morte presumida


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de declaração judicial de morte presumida, em face de cônjuge desaparecido.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE DECLARAÇÃO JUDICIAL DE MORTE PRESUMIDA

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado em lugar desconhecido, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A peticionária legítima curadora do cônjuge ausente, conforme art. 25 do Código Civil, contraiu núpcias com o Sr. ...., no dia ...., conforme documento juntado.

São filhos do casal a saber: .... (documentação anexa).

O Sr. ...., foi nomeado pela Portaria nº .... de ...., para exercer o cargo de ...., REF. .... no Departamento de Arrecadação de Rendas da Secretaria da Fazenda.

Ocorre que o Sr. ..... encontra-se desaparecido há precisamente .... dias e .... meses. Sua ausência deu-se precisamente no dia .... Nesta oportunidade exercia a função de ....

Por um período de quase .... décadas serviu ao Governo do Estado. Homem de procedimento correto, disciplinado, nada desabonando sua conduta no âmbito do serviço público. Pessoa benquista, sem nenhum registro maculador de conduta, no trabalho, em relação aos seus subordinados, superiores, colegas e amigos, bem como em relação a sua querida família e ainda na comunidade de .... onde realizava suas funções e era domiciliado. A veracidade da afirmativa disso se comprova pela sua eleição como vereador por esta cidade em ...., quando tomou posse no dia ...., conforme documento comprobatório em anexo.

Aproximadamente duas semanas, antes de seu desaparecimento, sua esposa começou a perceber que seu marido estava muito angustiado, nervoso, lembra que ele permanecia, na parte superior do prédio onde era estabelecida a Coletoria, anexa a sua residência, horas e horas na janela, sem desejar contato com ninguém, sem dizer palavra alguma, apresentando fortes sintomas de depressão.

No dia ...., disse a família que iria viajar. Sua filha mais velha, ...., preocupada saiu atrás de seu pai a fim de conversar com ele, porém durante o trajeto até a Rodoviária perdeu-se do mesmo, voltou pensando vê-lo mais tarde ou após alguns dias, entretanto NUNCA MAIS sua filha e ainda toda a família teve a ventura de vê-lo VIVO OU MORTO.

O Governo do ...., através da Secretaria de Recursos Humanos, após instaurar Processo Administrativo entendeu como ABANDONO DE CARGO, demitindo-o. (documentação anexa).

"SE HOUVER MOTIVOS PARA PRESUMIR-SE A MORTE DO FUNCIONÁRIO DESAPARECIDO, NÃO DEVE ELE SER DEMITIDO POR ABANDONO DE CARGO"; (Formulação nº 106/DASP - D.O ....).

O Sr. ...., pai do ausente, homem conceituadíssimo nos meios de Administração Pública, também funcionário do Estado, sofreu muitíssimo com esse fato. Envidou meios múltiplos para localizá-lo; morreu com imensa dor, sem nenhum conhecimento da realidade de seu filho. Duas hipóteses podem ser levantadas: problema de doença mental levando-o a um desaparecimento sem condição de retorno à vida normal ou suicídio. Ensina Martinho Garcez Filho:

P2"O que caracteriza essencialmente a ausência é a incerteza entre a vida e a morte do ausente, a luta entre a presunção de vida, por não estar provado o óbito do ausente, e a presunção de morte, pela absoluta falta de notícias e que aumenta em razão do tempo decorrido."

Seu filho ...., que contava na época com .... anos de idade, com o objetivo de localizar seu pai, percorreu através da ...., todas as cidades principais do Brasil e todas as capitais, solicitando informações, não logrando êxito na tentativa. Registro ainda na Cruz Vermelha o desaparecimento do mesmo para pesquisa em todos os hospitais do país, também sem nenhum sucesso. Por duas vezes teve ainda esperança de encontrá-lo: no ...., encontraram uma pessoa com traços fisionômicos parecidos com seu pai, mas logo foi desmascarada a suposição. Em outra oportunidade, ouviu-se dizer que o mesmo andava por uma das praias do ...., porém novamente frustrada foi a notícia, para nova decepção de um filho aflito.

O Sr. ...., nada deixou em bens para ser inventariado. Com a morte de seu sogro, a peticionária herdou um imóvel o qual encontra-se transcrito sob nº ...., as folhas .... do livro ...., da .... Circunscrição Imobiliária da Capital, para isso foi requerida a citação por Edital, conforme documentação anexada.

DO DIREITO

O art. 6 do Código Civil diz:

"A EXISTÊNCIA DA PESSOA NATURAL TERMINA COM A MORTE. PRESUME-SE ESTA, QUANTO AOS AUSENTES, NOS CASOS EM QUE A LEI AUTORIZA A ABERTURA DE SUCESSÃO DEFINITIVA".

Tendo pois, decorridos .... anos e .... meses em que se tenha conhecimento de seu paradeiro, presume-se morto; assim sua esposa e filhos ficam considerados: viúva presumida no entender de Washington Barros e semiviúva no entender de Edgar M. Bittencourt o qual afirma "A ausência prolongada se equipara a morte, ficando o cônjuge condenado a uma situação de semiviuvez, e os filhos órfãos de pai....;"

DOS PEDIDOS

A vista do exposto, apresentadas as razões de fato, tudo embasado pelos mandamentos legais que socorrem a humanitária e justa pretensão, vem a requerente solicitar à Vossa Excelência se digne expedir de prejuízos como afirma o jurista Caio Mário S. Pereira com o objetivo de reivindicar junto ao Instituto de Previdência do Estado a pretendida e justa PENSÃO à viúva e filhos menores.

As testemunhas acham-se arroladas mais adiante.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

TESTEMUNHAS ARROLADAS:

1 - ....

2 - ....

3 - ....


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Aditamento da inicial de requerimento de busca e apreensão
Ação de execução de alimentos
Contra-razões de apelaçãode juros extorsivos
Contestação de ação de investigação de paternidade
Contestação aos embargos de terceiros, sob alegação de fraude à execução
Agravo de instrumento interposto de despacho que ordenou a emenda à inicial
Ação cautelar de atentado, ante a prática, pela parte contrária, de inovação ilegal no estado de
Proposta de concordata
Contestação apresentada por instituição bancária em pedido de indenização por inscrição de nome d
Ação de indenização por danos morais em face de inscrição indevida de consumidor em cadastro de i
Pedido de inclusão no débito dos executados
Notificação judicial para a conclusão de serviços por parte do réu