Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Tributário Impugnação à nomeação de títulos da dívida pública como garantia de execução

Petição - Tributário - Impugnação à nomeação de títulos da dívida pública como garantia de execução


 Total de: 15.244 modelos.

 
Impugnação à nomeação de títulos da dívida pública como garantia de execução.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DA ..... VARA DA JUSTIÇA FEDERAL - SEÇÃO JUDICIÁRIA DE .....

Processo: EXECUÇÃO FISCAL Nº ........
Exeqüente: INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS
Executados:......

INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS, por seu Procurador infra-assinado, nos autos do processo em epígrafe, vem perante Vossa Excelência, manifestar-se acerca da nomeação de bens pelo executado ......, como segue.

DOS FATOS

Pela petição de fls. ....., a executada oferece à penhora 02 Apólices da Dívida Pública, de sua propriedade.

Aduz que a garantia ofertada atinge o total de R$ .....), valor suficiente para a segurança do juízo.

Entretanto, não há como o exeqüente aceitar os bens oferecidos, pelos motivos a seguir expostos.

DO DIREITO

Inicialmente, restou inobservada a ordem estabelecida no art. 11 da Lei de Execução Fiscal, eis que, em primeiro lugar, vem o dinheiro, e não os Títulos da Dívida Pública:

"Art. 11. A penhora ou arresto de bens obedecerá a seguinte ordem ; I - dinheiro";

Em segundo lugar, ainda que fosse possível a aceitação das Apólices da Dívida Pública, o valor atribuído às mesmas não estaria correto.

Na verdade, o que consta às fls. 71 é apenas uma tabela que tem o seguinte título:

"A tabela 1 apresenta o valor em reais, na data de 31/01/1998, de uma apólice de 1 conta de réis emitida no último dia dos anos de 1902 a 1940, considerando-se uma taxa de juro real de 5 a.a.".

Entretanto, de acordo com a melhor doutrina, o valor a ser considerado é o de mercado, e não o valor facial:

"Tanto o título da Dívida Pública como o título de crédito que tenha cotação em bolsa devem ser considerados com base em seu valor facial, observando o art. 682, do CPC" (Carlos Henrique Abrão et al. Lei de Execução Fiscal Comentada e Anotada. Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 1997).

Em terceiro lugar, foi violado o disposto no art. 170, "caput", do Código Tributário Nacional, "in verbis":

"Art. 170. A Lei pode, nas condições e sob as garantias que estipular, ou cuja estipulação em cada caso atribuir à autoridade administrativa, autorizar a compensação de créditos tributários líquidos e certos, vencidos ou vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda Pública."

Mas uma vez, cumpre trazer à colação o magistério dos ilustres doutrinadores acima referidos:

"Contudo, para que os Títulos da Dívida Pública sirvam como garantia efetiva de uma execução fiscal, é necessário lei específica autorizando a compensação do crédito tributário executado com o título oferecido em garantia, sob pena de indireta violação do art. 170 do CTN".

Além dos fundamentos legais e doutrinários aqui expostos, vasta também é a jurisprudência, em caso análogo à espécie, no sentido da impossibilidade de aceitação dos títulos da dívida pública como garantia da execução fiscal:

"EXECUÇÃO FISCAL. PENHORA. OFERECIMENTO DE TÍTULO PELA EXECUTADA. INACEITAÇÃO PELA FAZENDA PÚBLICA. I - A Fazenda Pública, ao inaceitar o oferecimento de títulos agrários, para fins de penhora na execução que move a recorrente, não violou, no caso, direito subjetivo desta a ser amparado mediante ação de segurança. II - Recurso ordinário desprovido. (ROMS nº 93.3808/SP, Rel. Min. Antônio de Pádua Ribeiro. Dec. Unânime em 14.11.96, p. 49234)."

"EXECUÇÃO FISCAL. PENHORA. ORDEM DA LEI 6.830/80. A devedora não obedeceu a ordem estabelecida pelo art. 11 da Lei nº 6.830/80 porque, em primeiro lugar, vem o dinheiro, e não os títulos da dívida pública. A credora e o julgador não estão obrigados a aceitar os TDA's como garantia. Recurso improvido. (REsp nº 95.61008/SP, Rel. Min. Garcia Vieira. Dec. Unânime em 20.03.1995, DJ de 24.04.95, p. 10401)."

"MANDADO DE SEGURANÇA E PROCESSO CIVIL. EXECUÇÃO FISCAL. SUSPENSÃO DE EXIGIBILIDADE. DEPÓSITO DE TDA'S. EFEITO SUSPENSIVO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO. IMPOSSIBILIDADE. CTN, ART. 151, II. CPC, ART. 497. LEI 6.830/80. O art. 151, II, CTN, evidenciando o depósito integral em dinheiro, não contempla a hipótese da suspensão da exigibilidade do crédito tributário mediante o depósito de TDA's. A admissão do efeito suspensivo de regra, está contemplada na lei, desse modo, por si, não constituindo ato judicial ilegal o seu indeferimento no processamento do agravo de instrumento, que não goza da suspensão (art. 497, CPC). A construção pretoriana, no pódio da excepcionalidade, conforta o recurso com a suspensividade, se demonstrado o "fumus boni iuris et periculum in mora", requisitos essenciais e conexos, ausentes no caso concreto. Precedente jurisprudenciais. Recurso improvido. (ROMS nº 93.3983/SP, rel. Min. Milton Luiz Pereira, Dec. Unânime em 17.10.94, DJ de 21.11.94, p. 31706).

"EXECUTIVO FISCAL. PEDIDO DE CAUÇÃO PARA SUSTAR A EXECUÇÃO COM GARANTIA DE TDA'S. IMPOSSIBILIDADE. Consoante jurisprudência predominante nesta corte é inadmissível o depósito (em caução) para elidir os efeitos da execução mediante garantia de TDA's, seja porque o exeqüente não pode ficar no aguardo (e dependente) de futura operação honorária - que não se sabe se virá a aperfeiçoar-se seja pela ineficácia da nomeação, ainda mais quando o devedor sequer demonstrou a respectiva titularidade. Recurso a que se nega provimento." (REsp nº 93.36780/SP, Rel. Min. Demócrito Reinaldo. Dec. Unânime em 07.03.94, DJ de 18.04.94, p. 08449)."

"Penhora - Bens - Títulos da Dívida Agrária - Inobrigatoriedade do recebimento pelo exeqüente - Interpretação do art. 13, inc. VI, do Decreto Federal 95.714, de 1988 - art. 656, inc. VI, do Código de Processo Civil, ademais, inobservado pelo executado - Nomeação indeferida - Recurso não provido" (Ag In 267.654-2, 5ª Câmara Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, JTJ-LEX, 178/240)."

"Execução Fiscal - Penhora - Título da Dívida Agrária - Inadmissibilidade - Não basta a oferta do título, com valor nominal, sendo necessário saber o valor de mercado e sua liquidez na bolsa ou fora dela - Recurso improvido". (Ag In 267.946-2/2, 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, j. de 28.09.1995)."

Na verdade, examinado-se a documentação juntada pela executada, verifica-se que tais títulos teriam sido emitidos com o objetivo de recolher recursos junto à sociedade, para financiamento de grandes obras públicas.

O resgate dos títulos, ou ao menos de um deles, se daria da seguinte forma, segundo o art. 4º do Decreto nº 8.151/91:

"Art. 4º. A amortização será feita na razão de meio por cento ao ano a partir daquele que se segue ao da terminação das obras por meio de compra, quando as apólices estiverem abaixo do par, e por sorteio, quando estiverem ao par ou acima dele."

Por sua vez, o art. 3º do Decreto-Lei nº 263/1967 estabeleceu o prazo prescricional para apresentação dos títulos para resgate:

"Art. 3º. Será de seis meses, contados da data do início da execução efetiva dos respectivos serviços - a ser divulgada em edital publicado pelo Banco Central da República do Brasil - o prazo de apresentação dos títulos para resgate, findo o qual será a dívida, inclusive juros, considerada prescrita."

Já os artigos 12 e 13 do citado diploma legal dispõem acerca de sua vigência:

"Art. 12. O Conselho Monetário Nacional expedirá o regulamento deste decreto-lei, dentro do prazo de 90 (noventa) dias a contar da data de sua publicação."

Art. 13. Ressalvadas as determinações expressas nos artigos 9º e 11, o presente decreto-lei entrará em vigor na data da publicação de seu regulamento."

Por seu turno, a regulamentação necessária deu-se através da Resolução nº 65, de 05.09.97, do Banco Central do Brasil, publicada no Diário Oficial de 12.09.67.

E o edital de convocação dos portadores dos títulos, mencionado no art. 3º do DL nº 263, de 28 de fevereiro de 1967, para a apresentação dos títulos especificados em seu art. 1º."

Ou seja: o prazo anterior, que era de seis meses, e vencia em 01.01.69, foi prorrogado por mais seis meses, ocorrendo o termo final, portanto, no dia 01.07.69.

Desta forma, após 1º de julho de 1969, venceu o prazo para apresentação dos títulos para resgate, sendo a partir de então a dívida considerada prescrita, nos termos estabelecidos no art. 3º do Decreto-Lei nº 263/67.

Sobre esta matéria, sempre é conveniente relembrar o magistério do emérito professor Sílvio Rodrigues:

"Sem a prescrição, a pessoa deveria se manter em estado de intranqüila atenção, receando sempre um litígio baseado em relações de há muito transcorridas, de prova custosa e difícil, porque não só a documentação de sua constituição poderia se haver extraviado, como a própria memória da maneira como se estabeleceu estaria perdida. Com efeito. Mister que as relações jurídicas se consolidem no tempo. Há um interesse social em que situações de fato que o tempo consagrou adquiram juridicidade, para que sobre a comunidade não paire, indefinidamente, a ameaça de desequilíbrio representada pela demanda. Que esta seja proposta enquanto os contendores contam com elementos de defesa, pois é do interesse da ordem e da paz social liquidar o passado e evitar litígios sobre atos cujos títulos se perderam e cuja lembrança se foi" (in: Direito Civil. São Paulo: Saraiva, 22ª ed., 1991, vol. 1, p. 348).

No tocante ao valor atribuído às apólices, o valor nominal de cada uma era de um conto de réis, sem qualquer previsão de correção monetária, conforme nelas prescrito:

"O possuidor desta Apólice, do valor nominal de UM CONTO DE RÉIS, receberá por semestres, depois de vencidos, o juro anual de CINQUENTA MIL RÉIS, que lhe será pago na repartição competente, em todos os dias úteis dos meses de janeiro e julho de cada ano, na conformidade do Decreto n+ 9.370 de 14 de fevereiro de 1985 e mais disposições vigentes."

"O possuidor desta Apólice, do valor nominal de Um CONTO DE RÉIS, receberá por semestres, depois de vencidos, o juro anual de CINQUENTA MIL RÉIS, que lhe será pago na repartição competente, em todos os dias úteis dos meses de janeiro e julho de cada ano, na conformidade do Decreto nº 6.711, de 07 de novembro de 1907 e mais disposições vigentes."

Sem entrar no mérito da análise do parecer econômico juntado pela executada, causa espécie o fato de que títulos emitidos no início do século, no valor nominal de um conto de réis, possam atingir, nos dias de hoje, o valor de R$ 332.315,00 (trezentos e trinta e dois mil e trezentos e quinze reais).

Da mesma forma, o renome e o brilho intelectual dos peritos e pareceristas contratados pela devedora não tem o condão de ressuscitar títulos da dívida pública, de há muito fulminados pela ação do tempo. "Dormientibus non sucurrit jus", já dizia o célebre brocardo jurídico.

DOS PEDIDOS

Ex positis, demonstrada à saciedade a impossibilidade de aceitação das apólices da dívida pública ofertadas para a segurança do juízo, em face da prescrição ocorrida, requer o Instituto a intimação da executada para que apresente outros bens, aptos à garantia da execução, sob pena de prosseguimento do feito.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Tributário
Pedido de compensação de valores indevidamente pagos a título de PIS/PASEP com valores referentes
Pleito atualização dos índices do imposto de renda
Medida cautelar inominada para suspender exigilidade de tributo
Licitação de certidão negativa de débito
Mandado de segurança preventivo de ICMS de mercadoria
Ação declaratória para pagamento do PIS sobre as regras de lei complementar, requerendo-se outros
Medidda de segurança de recurso administrativo
Contestação à ação anulatória de débito fiscal, referente ao pagamento de IPTU
Ação de execução fiscal por parte de Município, ante demonstrativo de débito tributário formaliza
Defesa administrativa fiscal, sob alegação de nulidade do auto de infração lavrado
Execução de embargos de título do INSS
Requer a liberação do gravame do bem penhorado