Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trânsito Recurso contra auto de infração de trânsito para nulidade da notificação de falta dos requisitos legais

Petição - Trânsito - Recurso contra auto de infração de trânsito para nulidade da notificação de falta dos requisitos legais


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECURSO CONTRA AUTO DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO - NULIDADE DA NOTIFICAÇÃO - FALTA DOS REQUISITOS LEGAIS
 

Exmo Sr.

Presidente da JARI

Prefeitura Municipal de ___________

Rua ___________, nº ____

___________ - ___

Recurso Contra Auto de Infração De Trânsito

 

___________, brasileiro, solteiro, advogado inscrito na OAB/RS sob o nº _______, residente e domiciliado a Rua
___________ nº ____, apto ____, Bairro ___________, em ___________, ___, inscrito no CPF sob o n. ___________ e portador da Carteira de Identidade - RG sob o n. ___________, vem respeitosamente a presença de V. Sa. apresentar
RECURSO contra AUTO DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO série ___________ nos termos dos Arts. 285 e 286 do Código de Trânsito Brasileiro pelos fatos e fundamentos que a seguir passa a expor:
 

- DOS FATOS -

1. O Recorrente recebeu um auto de infração cominando penalidade de multa, pelo qual ela estaria infringindo a Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997 denominada Código de Trânsito Brasileiro.

2. No entanto, a autoridade de trânsito, no seu dever de fiscalizar, acabou não cumprindo as formalidades necessárias e indispensáveis para revestir de legalidade o seu poder de polícia, viciando assim, o seu ato administrativo de nulidade absoluta conforme descrição a seguir,

3. Isto porque os motoristas não podem ficar a mercê de serem acusados de cometer infrações, sem que seja seguido e praticado o rito procedimental instituído para a fiscalização e autuação, sob pena de que sejam cometidas, diariamente, injustiças legais.



- DA IRREGULARIDADE DO AUTO DE INFRAÇÃO -

4. O ato administrativo necessita de requisitos para a sua formação, quais sejam, competência, finalidade, forma, motivo e objeto.

5. Seguindo estes princípios o CONTRAN editou a resolução nº 01/98, na qual estabelece a obrigatoriedade de adoção do padrão de blocos de informações com referência mínima na definição e confecção dos autos de infração.

6. Conforme o auto de infração em anexo verifica-se que tais informações não seguem o estabelecido pelo CONTRAN.

7. Inicialmente, o bloco 2 deveria determinar a identificação do veículo infrator, em três campos apenas, informando a UF, a placa e o município; no entanto, verificou-se, no bloco 2, da notificação recebida pelo Recorrente, seis campos e informações desnecessárias demonstrando, assim, a sua desconformidade com a previsão legal.

8. O bloco 4, que deveria conter a identificação do infrator, não o faz, em desatenção às imprescindíveis informações obrigatórias.

9. Também, o bloco 5 está em desacordo com a resolução 01/98, eis que consta neste bloco, destinado a identificação do local do cometimento da infração um código que não se relacionada com nenhum dado existente na notificação de infração de trânsito, bem como, novamente possui campos em demasia e com informações desencontradas.

10. Por derradeiro, o bloco 6, onde deveria constar a tipificação da infração nada informa.

11. No direito administrativo, é regra para os atos da administração pública, sempre observar os procedimentos especiais e as formas legais para que se expressem validamente.

12. O revestimento exteriorizador do ato administrativo constitui requisito vinculado e imprescindível à sua perfeição, caso contrário o ato é nulo.

14. Portanto, como pode ser o administrado compelido a pagar uma multa, se a própria administração que tem obrigação de revestir seus atos pelos princípios que orientam o ato administrativo não o faz ?

13. O mestre em direito administrativo brasileiro Hely Lopes Meireles, que sustenta as argumentações feitas, em seu clássico Direito Administrativo Brasileiro ( págs.129,178,179), foi enfático ao afirmar:


" A inexistência de forma induz a inexistência do ato administrativo."


E segue:


" A Administração Pública, como instituição destinada a realizar o direito e a propiciar o bem-comum, não pode agir fora das normas jurídicas e da moral administrativa, nem relegar os fins sociais a que sua ação se dirige. Se, por erro, culpa, dolo ou interesses escusos de seus agentes, a atividade do Poder Público se desgarra da lei, se divorcia da moral, ou se desvia do bem comum, é dever da Administração invalidar, espontaneamente ou mediante provocação, o próprio ato, contrário à sua finalidade, por inoportuno, inconveniente, imoral ou ilegal. Se não o fizer a tempo poderá o interessado recorrer às vias judiciárias."


15. Com esta linha de interpretação, têm a JARI do DAER/RS e as instâncias superiores reconhecido a nulidade das referidas notificações pela falta dos requisitos legais, ordenando unanimemente o cancelamento das autuações.
 

ISTO POSTO, requer:

a) Seja acolhido o presente Recurso e remetido para a JARI - Prefeitura Municipal de ___________, dentro do prazo legal e com base na Lei nº 9503/97, para, depois de apreciado e julgado, seja considerado totalmente procedente a fim de cancelar o Auto de Infração de Trânsito série ___________ e as penalidades dele decorrentes;

b) Caso não julgado o presente recurso no prazo legal, seja-lhe concedido o efeito suspensivo, forte no art. 285, § 3º do CTB.
 

Nestes Termos

Espera Deferimento.
 

___________, ___ de ___________ de 20__.
 

___________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trânsito
Recurso administrativo de desrespeito ao rodízio
Multa de licenciamento do veículo
Ação de reparação de danos por veículo que invadiu a preferencial
Contestação à ação de indenização denunciado à lide a seguradora
Ação de reparação de danos por acidente de trânsito em cruzamento
Medida cautelar para suspensão da transferência de veículo
Ação de indenização em rito sumário por acidente de trânsito
Recurso contra auto de infração de trânsito de controle eletrônico de velocidade
Busca e apreensão de veículo alienado fiduciariamente
Recurso contra auto de infração de trânsito por notificação de falta dos requisitos obrigatórios
Ação de indenização por acidente de trabalho contra o INSS
Reparação de danos por colisão de veículo com estação de ônibus