Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trabalhista Reclamatória trabalhista de prestação de serviços

Petição - Trabalhista - Reclamatória trabalhista de prestação de serviços


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECLAMATÓRIA TRABALHISTA - CONTESTAÇÃO - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - ILEGITIMIDADE DE PARTE

EXMO. SR. DR. JUIZ DO TRABALHO DA ___ª VARA DO TRABALHO DE ___________ - ___

CONTESTAÇÃO a Reclamatória Trabalhista autuada sob nº ___________, movida por

___________, devidamente qualificado na inicial, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos.

- PRELIMINAR -

ILEGITIMIDADE DE PARTE

1. Dispõe o art. 2º da CLT que:

"Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal dos serviços".

2. Referido Diploma Legal diz mais em seu art. 3º:

"Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob dependência deste e mediante salário".

3. Tal situação não se vislumbra nos autos desta Reclamatória.

4. O Reclamante nunca foi empregado da Reclamada Contestante, muito menos esteve sob seu comando e fiscalização, nunca percebeu remuneração a qualquer título, muito menos tinha seu horário de trabalho controlado por esta.

5. Situação que aliás é admitida na inicial no item 1, no qual afirma: "O reclamante foi admitido pela primeira ré, para prestar serviços na segunda....".

6. Ocorre que o Reclamante não foi o único funcionário da primeira ré a prestar serviços para a Reclamada Contestante. Inúmeros outros funcionários da primeira reclamada desempenharam a função de recepcionista para a Reclamada Contestante.

7. Salienta-se que entre a primeira ré e a Reclamada Contestante existe um contrato de prestação de serviços de recepção, ou seja, relação jurídica eminentemente contratual.

8. Dito contrato (Doc. 02), prevê, na cláusula 1.1 a obrigação da ___________ Conservação e Limpeza Ltda a:

"Responder com exclusividade e a qualquer tempo, pela remuneração de seus funcionários e por todos os encargos decorrentes, bem como eventuais multas e indenizações referentes às leis previdenciárias e trabalhistas, civis e de acidentes de trabalho, tributárias e FGTS, ou qualquer encargos que incidam ou venham a incidir sobre a remuneração de seus funcionários".

9. Assim, comprovado está que o único empregador que o Reclamante teve foi a primeira ré ___________ Conservação e Limpeza Ltda.

10. Esta é a empresa que deve figurar no pólo passivo da demanda e a única responsável pelas verbas trabalhistas aqui reclamadas.

11. Desta forma impõe-se a imediata exclusão da lide da Reclamada Contestante Cooperativa ___________ Ltda por evidente ilegitimidade de parte.

- NO MÉRITO -

12. Em que pese a procedência integral da preliminar argüida e a iminente exclusão da Reclamada Contestante da lide por evidente ilegitimidade de parte, por apego a forma, necessário rebater os argumentos trazidos na inicial.

13. Como já explicado acima, necessário ressaltar que o Reclamante nunca foi empregado da Reclamada Contestante, nunca esteve sob sua supervisão ou controle, muito menos percebeu qualquer valor desta a qualquer título.

14. Necessário, ainda, ressaltar, que entre a primeira ré e a Reclamada Contestante vige um contrato de prestação de serviços de recepção desde ___ de junho de 19__ (Doc. 02), no qual a primeira ré obriga-se a prestar serviços de recepção e controle de portaria.

15. Durante a contratualidade, ainda em vigor, vários foram os funcionários da primeira ré que desempenharam esta função, havendo, inclusive a alternância de pessoas, muitas vezes, de semana para semana.

16. Necessário destacar que o serviço que o Reclamante desempenhava na Reclamada Contestante se reduzia a: (Nos termos da cláusula finalidade contratual do contrato em anexo doc. 02)

"Recepcionar, identificar e liberar o acesso de veículos e pessoal; efetuar registros e manter sob controle a utilização dos box [sic] de estacionamento".

17. Tal serviço era desenvolvido na garagem que a Reclamada Contestante possui junto ao Condomínio ___________, localizado no subsolo deste.

18. Já, a Reclamada Contestante possui sede no 3º andar deste mesmo prédio.

19. Assim, os funcionários da primeira ré, que por vezes era o Reclamante, sempre desenvolviam seu trabalho sem a imediata fiscalização e supervisão da Reclamada Contestante, que somente recebia deles as respectivas planilhas de acesso a garagem dos clientes desta.

a) DA DEMISSÃO MOTIVADA:

20. Em que pese, como já afirmado, o fato de que o Reclamante nunca ter sido funcionário da Reclamada Contestante, necessário por dever de cautela contestar tal pedido.

21. Por certo o Reclamante cometeu falta grave, porque não fosse assim, não haveria motivo para tal decisão.

22. Assim, desprovido de qualquer fundamento fático a pretendida reversão de demissão motivada para demissão sem justa causa.

b) DAS HORAS EXTRAS:

23. Como já dito, não tendo sido o Reclamante funcionário da Reclamada ora contestante, o mesmo não faz jus às horas extras ora pleiteadas, porque tais verbas, são exclusivas de empregado vinculado a empregador por contrato de trabalho, o que não se verifica no caso em tela.

24. Contudo, necessário dizer que improcedem tal reclamação, eis que, sempre foi concedido horário para o repouso e alimentação.

25. Todos os funcionários da primeira ré que prestaram serviços para a Reclamada Contestante tiveram horário destinado a repouso e alimentação, tanto é verdade, que durante este período o estacionamento ficava sem recepção e controle, o qual se restabelecia logo que findo tal período.

DIANTE DO EXPOSTO, requer:

a) a apreciação da preliminar argüida, determinando-se de pronto a exclusão da lide da Cooperativa ___________ LTDA, por evidente ilegitimidade de parte;

b) em não sendo este o entendimento de V. Exª. seja ao final, julgada totalmente improcedente a presente demanda com relação à Reclamada ora Contestante diante dos fatos e fundamentos contidos nesta peça de defesa.

c) provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a tomada de depoimento pessoal do Reclamante.

N. T.

P. E. Deferimento.

___________, ___ de ___________ de 20__.

Pp. ___________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trabalhista
Contra-minuta de agravo de instrumento, sob alegação de que o recurso de revista interposto pelo
Contestação de dupla arguição de execução
Interposição de recurso de revista em sede trabalhista, para fins de unificação de jurisprudência
Reclamatória trabalhista de acúmulo de função
Reclamatória trabalhista de vendedor em grupo econômico
Contra-minuta aos Embargos à Execução, alegando-se que os mesmos são intempestivos
Interposição de reclamatória trabalhista (06)
Contestação à reclamatória trabalhista alegando-se: prescrição parcial, ausência de pactuação de
Reclamatória trabalhista de penhora
Apresenta os quesitos a serem respondidos pelo perito (Área trabalhista)
Reclamação trabalhista - Salários não pagos e verbas rescisórias
Recurso ordinário interposto pelo Ministério Público, ante o indeferimento de aplicação de cláusu