Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trabalhista Pedido de nulidade de edital de convocação para assembléia, na qual se fundou novo sindicato

Petição - Trabalhista - Pedido de nulidade de edital de convocação para assembléia, na qual se fundou novo sindicato


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de nulidade de edital de convocação para assembléia, na qual se fundou novo sindicato.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DA .... VARA DO TRABALHO DE ..... ESTADO DO .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE EDITAL EM QUE SE FUNDOU NOVO SINDICATO

em face de .... e ...., ambos de qualificação ignorada, com endereço na Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

A competência para a presente ação é da Justiça do Trabalho, ante à nova redação atribuída ao art. 114/CF, que em seu inciso III reza que as relações entre sindicatos e empregados e sindicatos e empregadores, além das ações sobre representação entre sindicatos, se resolvem pela Justiça especializada.

DO MÉRITO

DOS FATOS

O autor tem representação dos trabalhadores empregados em empresas de serviços contábeis, assessoramento, perícias, informações, pesquisas e em empresas prestadoras de serviços no Estado do ...., conforme especificação do § 1º, do artigo 1º, do Estatuto Social. Vigente a unicidade sindical, conforme artigo 8º da Carta Magna, tem exclusividade na representação dos seus trabalhadores, estando vedada a criação de outro sindicato, de mesma amplitude ou restrita, para mesma categoria na mesma base territorial.

Antes da sua fundação em .../.../..., existiu enquanto Associação Profissional representando a mesma categoria. Apenas após o seu reconhecimento pelos próprios trabalhadores é que foi fundado enquanto sindicato recebendo a carta sindical, em anexo, registrado no Ministério do Trabalho sob código nº ....

Representa, entre outros, os trabalhadores em empresas de trabalho temporário no Estado do .... Desde a sua fundação, firma acordos e convenções coletivas, as quais abrangem tais empregados, conforme documentos anexados.

No dia .... de .... de ...., foi surpreendido com a publicação de edital pela Sra. ...., convocando os integrantes da categoria já citada (trabalhadores em empresas de trabalho temporário do Estado do ....), para assembléia que tem objetivo de fundação de sindicato de empregados.

Não bastasse a impossibilidade legal para a criação de outra entidade sindical representativa dos empregados na mesma base do sindicato autor, tal convocação está eivada de vícios, e porque não dizer má-fé.

Conforme documento anexado a ação cautelar, houve publicação no periódico Diário Popular na data de .... de .... de ...., ...., convocando a assembléia para o dia .... de .... de ...., ...., às .... horas, sem, portanto, respeitar um prazo mínimo, inclusive com a existência do final de semana, dificultando qualquer ação da própria Justiça.

O edital de convocação não específica o endereço onde deverá se realizar tal assembléia, constando apenas "nas dependências do .../...". Trata-se de empresa pública, com três sedes em locais distintos no Município de ...., conforme consta inclusive da lista telefônica, cópia anexada. Nos espanta a utilização de prédio público, e mais, ainda a não definição do endereço correto, o que demonstra ser indesejada a verdadeira participação dos integrantes da categoria.

Assina o edital pessoa de nome ...., sem qualquer endereço ou referência para contato possível. Não se sabe para qual empresa trabalha, ou mesmo o local.

DO DIREITO

Não por acaso, o edital de convocação da referida assembléia foi publicado juntamente com outro edital de convocação de assembléia organizadora para fundação de sindicato patronal da mesma categoria.

A ilegalidade é flagrante, já que a Constituição Federal, artigo 8º, inciso II, afirma:

"Art. 8º - É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:
...
II. É vedada a criação de mais de uma organização sindical, de qualquer grau, representativa da categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregados interessados, não podendo ser inferior à área de um município."

Há proibição de criação de entidade sindical onde já exista a entidade representativa. É o princípio da unicidade sindical.

Assim, a saturação sindical é vedada mediante regra jurídica constitucional expressa. A regra jurídica constitucional proíbe a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa da categoria profissional, ou econômica, na mesma base territorial. Logo, o princípio assim se enuncia: "somente haverá um - um só - sindicato -, em cada área territorial."

Tendo em vista que existe entidade sindical na base territorial que representa os trabalhadores há .... anos, deve-se determinar a nulidade do edital publicado, ficando a Sra. .... e a comissão organizadora para fundação do sindicato impedidos de agir ou praticar atos de qualquer natureza em nome da categoria, inclusive efetuar homologações de rescisões de contrato de trabalho e assinar acordos ou convenções coletivas de trabalho.

O artigo 133 da Constituição dispõe ser o advogado indispensável à administração da justiça, e o artigo 20 do Código de Processo Civil estabelece seja aplicado o princípio da sucumbência.

Assim, a simples invocação jurisdicional através de advogado, atribui à parte vencida a obrigação de pagar os honorários advocatícios resultantes da sucumbência. Em face da norma constitucional e do CPC, requer-se o pagamento de honorários advocatícios, ao percentual de 20% sobre o total da condenação.

DOS PEDIDOS

Citação do Réu para, querendo, na forma da lei, responder aos termos da presente, sob pena de serem tidos como verdadeiros os fatos ora articulados (art. 319 do CPC).

Sejam os autos de ação cautelar apensados ao da principal, caso não seja possível o apensamento, requer-se prazo para juntada dos documentos constantes da cautelar no processo principal.

Confirmação por sentença da liminar concedida na ação cautelar, determinando-se a nulidade do edital publicado para fundação do sindicato, ficando a Sra. .... e a Comissão Fundadora, impedidos de agir ou praticar atos de qualquer natureza em nome da categoria.

Requer ainda, a produção de todas as provas em direito admitidas, inclusive a testemunhal, depoimentos pessoais, sob pena de confissão dos réus e, documental, pelos documentos que com esta junta e por aqueles que poderão vir a ser carreados aos autos ulteriormente.

A condenação dos réus nas custas e demais despesas judiciais, honorários advocatícios e demais cominações de praxe aplicáveis à espécie.

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trabalhista
Contestação à reclamação trabalhista, alegando-se a ocorrência de prescrição
Contestação à reclamatória trabalhista sob alegação do pagamento de todas as verbas pleiteadas
Reclamatória trabalhista de gerente
Execução trabalhista por empresa em processo de falência
Reclamatória trabalhista de arguição de nulidade
Contra-razões de recurso ordinário, pugnando pelo não reconhecendo de vínculo empregatício
Contestação à reclamatória trabalhista em que se alega tratar-se de empregada doméstica, além do
Proposta conciliatória perante a Comissão de Conciliação Prévia
Contestação à reclamatória trabalhista (03)
Utilização diversa da estipulada no contrato
Reclamatória trabalhista pleiteando reconhecimento de rescisão indireta, pagamento de aviso prévi
Requer prioridade processual