Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Razões de recurso de sobrestamento do feito

Petição - Penal - Razões de recurso de sobrestamento do feito


 Total de: 15.244 modelos.

 

HOMICÍDIO - JÚRI - PARTÍCIPE - SOBRESTAMENTO DO FEITO - RAZÕES DE RECURSO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _________

Processo crime nº _________

Objeto: oferecimento de razões

_________, brasileira, casada, do lar, residente e domiciliada nesta cidade de _________, pelo Defensor subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, nos autos do processo crime em epígrafe, ciente do despacho de folha ____, oferecer, em anexo, no prazo do artigo 600 do Código de Processo Penal, combinado com o artigo 128, inciso I, da Lei Complementar nº 80 de 12.01.94, as razões que servem de lastro e esteio ao recurso de apelação interposto à folhas ____, e recebido à folha ____.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I.- Recebimento das presentes razões, abrindo-se vista a parte contrária, para, querendo, oferecer sua contradita, remetendo-se, após o recurso ao Tribunal ad quem, para a devida e necessária reapreciação da matéria alvo de férreo litígio.

Nesses Termos

Pede Deferimento

_________, ____ de _________ de _____.

Defensor

OAB/UF

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO _________

COLENDA CÂMARA JULGADORA

ÍNCLITO RELATOR

RAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO FORMULADAS POR: _________

Volve-se o presente recurso contra sentença exarada pela denodada julgadora monocrática titular da ____ª Vara Criminal da Comarca de _________, DOUTORA _________, a qual em agasalhando o veredicto emanado do Conselho de Sentença, outorgou, contra o recorrente, pena igual a (04) quatro anos de reclusão, dando-a como incursa nas sanções do artigos 121, caput, conjugado com o artigo 29, § 1º, ambos do Código Penal, sob a franquia do regime aberto.

A irresignação da apelante, ponto nevrálgico do presente recurso, centra-se e circunscreve-se a dois tópicos, assim delineados: em preliminar postulará pelo sobrestamento do julgamento do presente recurso, visto que o autor principal do fato (_________), não teve apreciada sua conduta pelo tribunal popular, e na hipótese de sobejar absolvido, inexistirá juízo de censura que prevaleça contra a ré, porquanto a mesma foi acusada de co-participação no homicídio por "prestar auxílio moral e real" ao mesmo; e, no mérito, sustentará que a decisão do jurados laicos, foi manifestamente contrária a prova dos autos, representando e constituindo, verdadeiro error in judicando, o que implicará na cassação do decisão, e decorrente submissão da ré a novo julgamento.

Passa-se, pois a análise, ainda que sucinta dos pontos, alvo de debate.

I.- PRELIMINARMENTE

Consoante reluz da peça pórtica, encontram-se subjugados à demanda criminal, além da ré, o autor principal do tipo penal, _________, bem como a co-ré, _________.

Ocorre, que, por ocasião da submissão dos acusados ao Plenário do Júri, verificou-se a cisão do feito (vide folha ____, in fine), recaindo sobre a ré o fardo de ser julgada por primeiro, em que pese ser acusada de co-autoria, enquanto que o autor principal (_________), por força da fragmentação do feito, o será em data futura.

Conduto, tem-se, que na hipótese latente, de sobejar absolvido o réu (_________) - autor principal - não poderá prevalecer o juízo adverso emitido pelo jurados laicos, contra a ré, uma vez que esta é acusada de co-autoria, enquanto o primeiro de ser o fautor direito do evento.

Assim, se vingar a tese da legítima defesa própria argüida pelo réu _________, em seu termo de interrogatório de folha ____ e seguintes, e referendada pela única testemunha ocular dos fatos (vide folha ____), soçobrará o veredicto condenatório expelido contra a apelante _________, na medida em que a conduta desta, está ilaqueada, - dando aqui crédito a denúncia - de forma periférica a daquele, não podendo prevalecer condenação contra a recorrente, em sendo absolvido o autor principal. Conclusão inversão afrontaria e lógica e o bem senso.

Em assim sendo, impõe-se sobrestar-se o julgamento do presente recurso, até o pleno e cabal conhecimento do veredicto a ser emitido pelos jurados leigos, quando a conduta palmilhada pelo réu, _________.

2.- DO MÉRITO

Pulula aos olhos, em compulsando-se os autos, que a decisão do Egrégio Conselho de Sentença, é manifestamente, contrária à prova que reside à demanda criminal, coligada no deambular da instrução probatória.

Sinale-se, que a única testemunha ocular dos fatos, _________ (vide folha ____) - o qual foi compromissado a dizer a verdade - nos informa que _________, agiu sob a excludente legal da legítima defesa por ocasião dos fatos. Nas palavra literais da referida testemunha à folha ____:

"... O depoente olhou e viu que junto com a tal mulher estava _________ com uma espingarda na mão, havendo o depoente então, tentado impedir _________ de sair para foro, mas _________ não concordou e disse para o depoente 'deixa que eu resolvo isso' e saiu. Quando _________ saia na porta e fez menção de puxar o revólver que trazia, _________ disparou contra a mesma e ela 'caiu na hora'..."

"MP: o depoente viu que, no momento em que a vítima foi encontrar _________ ainda possuía uma bala no revólver"

Observe-se, que em nenhum momento do depoimento prestado por _________, a recorrente é mencionada; e, como bem frisou o Preclaro Desembargador WALTER JOBIM NETO, à folha ____ (terceiro parágrafo), "não houve identificação", da mulher que acompanhava _________.

Em verdade, o único depoimento que investe contra a recorrente, atribuindo-lhe fictícia participação no tipo penal, provém da testemunha, _________, inquirida à folha ____, a qual é de uma imprestabilidade rotunda, visto que além de não ter assistido os fatos retratados de forma imperfeita e inconclusiva pela denúncia, permaneceu recluso ao banheiro de sua residência, por (15) quinze minutos, não tendo, pois, visto e ou presenciado a discussão instaurada entre _________ e a belicosa vítima, como, aliás, admitido pelo próprio. (Vide folha ____, in fine, e ).

Demais, o acórdão derivado do recurso em sentido estrito interposto pela ré (vide folha ____) e arrazoado à folha ____), concluiu em sua ementa (vide folha ____), que a "a prova é débil no sentido da pretensão acusatória".

Outrossim, importante consignar-se que a vítima (_________), no dia dos fatos, encontrava-se munida de uma arma (vide auto de apreensão de folha ____), tendo chegado ao bairro dando tiros ao léu!

Entre os muitos depoimentos que atestam a veracidade de tal assertiva, decalca-se, aqui, ad exemplum, o depoimento prestado pela testemunha, _________ à folha ____, a qual é categórica quando afirma: "... _________: O que eu sei era uma seis e meia sete horas da manhã, eu ouvi tiros. Ela chegou dando tiros."

Afora tal desvario cometido pela vítima, tem-se que esta, antes que tivesse curso o confronto final, de que única idealizadora e mentora, realizou incursão na residência do réu _________, onde para o desespero da esposa do último, apontou a arma que empunhava, contra a cabeça da filha comum da ambos, a qual à época dos fatos, contava com (4) quatro anos de idade. Vide depoimento de _________ à folha ____.

Ora, tais dados uma vez sopesados à luz da razão, conduzem, de forma inexorável a ab-rogação do veredicto parido pelo Conselho de Sentença, o qual não se sustenta frente a prova que jaz reunida à demanda, a qual clama e implora pela absolvição da recorrente.

Destarte, sopesada, com isenção, serenidade e comedimento, a prova colhida no dedilhar do feito, tem-se, que a decisão dos jurados seculares, em não emprestarem transito as teses defensivas, redundou, em ato de arbítrio, verdadeiro error in judicando, o que deflagra a anulação do julgamento, e a subseqüente realização de novo júri popular.

ISTO POSTO, REQUER:

I.- Seja acolhida a preliminar, sobrestando-se o julgamento do presente recurso (mérito), até o conhecimento da decisão a ser emitida pelo Conselho de Sentença, quanto ao autor principal (_________), o qual se absolvido, acarretará na insubsistência do veredicto proferido contra a ré.

II.- Na remotíssima hipótese de não vingar a prefacial, seja, no mérito anulado e desconstituído o julgamento proferido pelo Conselho de Sentença, de sorte que o mesmo incorreu em verdadeiro error in judicando, ao não reconhece as teses defensivas esgrimidas, o que caracteriza decisão arbitrária, dissociada integralmente da prova judicializada, submetendo-a, por imperativo, a novo julgamento, a teor do § 3º, inciso III, do artigo 593, do Código de Processo Penal.

Certos estejam Vossas Excelências, sobretudo o Insigne e Culto Desembargador Relator do feito, que em assim decidindo, estarão, julgando de acordo com o direito, e mormente, restaurando, perfazendo e restabelecendo, na gênese do verbo, o primado da JUSTIÇA!

_________, ____ de _________ de _____.

Defensor

OAB/UF


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Alegações finais por edital de estelionato
Agravo de instrumento contra decisão que negou seguimento a recurso especial
Denúncia face à agressão em trote comemorativo de aprovação em vestibular
Recurso em sentido estrito de suspenção do processo
Defesa prévia de requerimento de exame de dependência de tóxicos
Defesa prévia em que o indiciado por crime de tráfico de entorpecentes alega insuficiência de pro
Inexistência de fundamentação
Alegações finais de processo especial de menor
Pedido de abertura de inquérito policial, tendo em vista apropriação indébita por parte de advoga
Recurso e razões de pena abaixo do mínimo legal de roubo
Pedido de aplicação da Lei dos Juizados Especiais Federais na Justiça Militar
Recurso e razões de desclassificação para consumo de tóxicos