Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Pedido de liberdade provisória com pagamento de fiança

Petição - Penal - Pedido de liberdade provisória com pagamento de fiança


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de liberdade provisória com pagamento de fiança.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ........ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ............

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

LIBERDADE PROVISÓRIA COM FIANÇA

para que possa aguardar em liberdade a tramitação processual, com fundamento no art. 323 e 324 do CPP, considerando-se o que segue:

DOS FATOS

O indiciado no dia .../..../....., por volta das ...... horas, nas proximidades do ........, nesta Capital, foi indicado como possível suspeito de um assalto que ocorrera a um automóvel ........ estacionado no local acima indicado.

Tal suspeita decorreu do comunicado à autoridade Policial, que estava no local no momento da ocorrência, em virtude da presença de testemunhas que indicaram o ora indiciado como autor do delito.

Assim, tendo em vista a verificação do delito por pessoas alheias ao ocorrido, o indiciado foi preso em flagrante delito, estando até o presente momento recolhido nas dependências da Delegacia de Polícia do 1º Distrito Policial incurso nas penas do Art. 155 do Código Penal.

Contudo, apesar do preenchimento da conduta como típica, ilícita e culpável, o que enseja a imposição de uma pena, o indiciado, sendo primário, de bons antecedentes, com residência fixa e profissão lícita e, ainda, tendo sido apenado com pena mínima inferior à 2 anos, possui o direito a concessão de Liberdade Provisória com Fiança.

DO DIREITO

Consoante disposto no art.311 e 312 do CPP, o réu, só poderá ser detido quando sua liberdade ensejar ameaça à ordem pública ou for necessária para a instrução criminal.

No caso em epígrafe, não evidencia-se a caracterização dessas circunstâncias, uma vez que o réu é primário e de bons antecedentes, tendo comprovação de residência fixa, em consonância com o fato de o delito ter sido apenado com pena mínima inferior a 2 anos.

É oportuno lembrar que a Liberdade Provisória é sempre admitida quando não houver comprovadamente nos autos, a hipótese de necessariedade da decretação da prisão preventiva, necessidade esta que não pode ser presumida em lei. Nunca é demais repetir que entre os primados fundamentais da nossa Constituição está o direito à liberdade da pessoa humana e da presunção da inocência.(art.5º CF)

Assim, não estando presente as ressalvas dos Arts. 311, 312, e 323 do CPP, o ora indiciado tem direito à concessão de Liberdade Provisória com Fiança, haja vista o preenchimento de todos os requisitos necessários para sua configuração.

Tal entendimento é o da Jurisprudência:

"Satisfeitos os pressupostos legais, a prestação de fiança é direito do réu e não faculdade do juiz". (RTJ 116/139)

Dessa forma, devido a inexistência de características que determinem a prisão do ora acusado, deve-se optar pela concessão da Liberdade Provisória com Fiança, já que em sendo o réu primário, de bons antecedentes e tendo sido apenado com pena mínima não superior a 2 anos, não justifica sua reclusão ilegal, uma vez que a privação de liberdade em decorrência de determinação legal, constitui condição por demais ilícita, conforme art. 310 CPP e art. 5º LXVI da CF.

DO PEDIDO

Isto posto, preenchendo os requisitos acima elencados e reprisados, requer-se se digne V. Exa. Em atender o pedido supramencionado, promovendo a LIBERDADE PROVISÓRIA COM FIANÇA, cujo flagrante fora lavrado contra o indiciado, determinando a expedição de alvará de soltura, para que o mesmo possa aguardar em liberdade o andamento do processo, o que será, indubitavelmente, medida de direito e inteira JUSTIÇA.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

DOCUMENTOS ACOSTADOS NESTA PEÇA

1. Auto de Prisão em Flagrante

2. Nota de Culpa

3. Certidão de Nascimento

4. Certidões de Antecedentes Criminais

5. Comprovante de Residência

6. Declaração de Emprego

7. Declaração de Residência


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal