Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Imobiliário Contestação à ação de despejo, sob alegação de falta de notificação premonitória para desocupação do imóvel

Petição - Imobiliário - Contestação à ação de despejo, sob alegação de falta de notificação premonitória para desocupação do imóvel


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contestação à ação de despejo, sob alegação de falta de notificação premonitória para desocupação do imóvel.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar

CONTESTAÇÃO

à AÇÃO DE DESPEJO POR DENÚNCIA VAZIA, proposta por ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

DA CARÊNCIA DA AÇÃO

Que o réu não recebeu a NOTIFICAÇÃO PREMONITÓRIA.

No entanto, a prova do afirmado é impossível, pois está cerceado em sua defesa.

Conforme se vê às fls. .... verso, o empregado juramentado que subscreveu a certidão não fez qualquer menção quanto ao local e horário nos quais se procedeu a entrega da primeira via.

Uma vez que o réu na qualidade de ...., atua em .... (....) hospitais, sendo um fora da Comarca de ...., e com capacidade de provar horários de permanência no trabalho.

Desta forma, sabendo o horário e o local em que foi Notificado, poderia provar o contrário.

Acontece que, com certidão do funcionário do cartório, descaracterizada, sem os fundamentos básicos, como horários e local, o réu vê cerceada a sua defesa.

Assim sendo, está refutada a certidão de fls. .... verso, pela consecução incorreta, destituída de informações importantes e necessárias para evitar cerceamento de defesa.

O réu, além de não ter recebido a Notificação, não poderia dela tomar conhecimento, caso viesse a receber, porque não tem nenhuma locação em que é locadora Imobiliária ....

A relação processual contenciosa, portanto, não se constituiu, de vez que lhe faltou pressuposto essencial exigido pela Lei.

A ação de despejo com fulcro no artigo 78 da Lei do Inquilinato pressupõe a prévia notificação do locatário, pelo locador, com concessão do prazo de doze meses para desocupação.

Portanto, a Notificação válida é, de rigor, um pressuposto para o desenvolvimento válido e regular deste processo de despejo imotivado.

"Para retomar imóvel locado amparado na chamada denúncia vazia o locador, obrigatoriamente, tem que denunciar a locação vigente por tempo indeterminado. Assim, não realizada a notificação prévia, falta à ação condição de procedibilidade e de desenvolvimento sem julgamento do mérito. RT 640/163."

E também, a Lei do Inquilinato de nº 8.245 de 1991 é clara e direta: - O LOCADOR denuncia.

"Art. 78. As locações residenciais que tenham sido celebradas anteriormente à vigência desta Lei e que já vigorem ou venham a vigorar por prazo indeterminado, poderão ser denunciadas pelo locador, concedido o prazo de doze meses para a desocupação." (grifo nosso).

O locador é que comunica sua vontade.

E a forma escrita pela qual o senhorio dá conhecimento de sua vontade ao Locatário é a NOTIFICAÇÃO.

No entanto, a NOTIFICAÇÃO de fls. .... não foi efetuada pelo locador, portanto, não é válida para o presente caso.

O Sr. .... não demonstrou a sua vontade.

O Locatário não poderia reconhecer o pedido e deixar o imóvel, pois sempre teve como seu locador o Sr. ....

É só ver, a NOTIFICAÇÃO foi efetuada pela IMOBILIÁRIA ...., firmada por prepostos desta firma, mas sem qualquer menção que a firmaram por ....

A NOTIFICAÇÃO não menciona uma única vez o nome do Sr. ...., proprietário e locador, contente no contrato de locação à fls. ....

Assim, a NOTIFICAÇÃO fala em propriedade da NOTIFICANTE e está assinada pela Imobiliária ...., traduzindo, assim, claramente que a Imobiliária ...., se considera locadora e, provavelmente, deve ser a atual proprietária do imóvel.

Deste modo, como a Imobiliária .... se considera locadora para Notificar e atual proprietária do imóvel, deve demonstrar o título de propriedade, para provar a sua "Legitimatio ad causam" na notificação premonitória.

Sendo assim, a NOTIFICAÇÃO apresentada à fls. .... é nula, para o presente caso, e ausente a prévia denúncia, é judicialmente impossível o pedido do autor, por falta de respaldo legal.

Nestas condições, impõe-se a aplicação dos dispositivos cabíveis do diploma processual, devendo o processo ser extinto, sem julgamento do mérito, visto o Autor ser carente do direito da ação.

DO MÉRITO

"AD ARGUMENTANDUM"

Que o autor, Sr. ...., intentou, em ...., uma Ação Revisional, doc. .... a ...., em face do réu, Dr. ...., a qual tramitou pela .... ª Vara Cível sob nº ....

Acontece que firmaram um acordo, no dia .... de ...., em audiência, doc. nº .... e ...., no qual avençaram entre outras:

I - As partes resolvem fixar o valor do novo aluguel em R$ .... a partir do mês da citação, ocorrida em .... de .... de ...., conforme fls. ....

Evidência o acordo, que a Locação passou a ser regida pela Lei 8.245 de 1991, em vigor na ocasião.

Deste modo, a retomada do imóvel só seria cabível nas formas estipuladas pela Lei 8.245/91, em seus artigos 46 e 47.

Portanto, o artigo 78 e seu parágrafo único não oferecem respaldo legal ao presente feito.

Que o réu não recebeu a Notificação apresentada nos autos.

E, pela certidão efetuada erroneamente pelo Cartório, vê sua defesa cerceada.

DOS PEDIDOS

Ante o exposto, comprovada a inexistência do direito do Autor, deve a presente ação, caso conhecido o mérito, ser julgada improcedente, condenando o Autor ao pagamento das custas processuais, honorários de advogado e demais cominações legais.

Protesta por todos os gêneros de prova em direito admitidos, depoimento pessoal do autor, que, desde já, requer, testemunhas e documentos.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Imobiliário