Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Suspensão do poder familiar

Petição - Civil e processo civil - Suspensão do poder familiar


 Total de: 15.244 modelos.

 

SUSPENSÃO DO PODER FAMILIAR

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ____ª Vara de Família da Comarca de _________

____________, brasileiro casado, motorista, portador de Cédula de Identidade nº ____________- SSP-UF, emitida em ______ de _______ de _______, e inscrito no CIC-MF sob nº _________, residente e domiciliado na Rua ____________, nº ____, Cidade de _________ por sua procuradora que esta subscreve (procuração anexa, doc. 01), mui respeitosamente, vêm perante Vossa Excelência, expor e requerer o seguinte:

___________ e ____________, brasileiros, em regime de união estável; ele, industriário, CI n.º ____________; ela, do lar, portadora da CI n.º ____________, ambos residentes e domiciliados à Rua ____________, ___, B. ____________, ____________, ___, tem provenientes desta relação, 02 (dois) filhos menores, __________ e ___________, com 8 e 10 anos respectivamente.

Cumpre estabelecer que o requerente é parente dos menores (tio) e irmão de _________, o primeiro requerido, portanto legitimado a intentar a presente ação.

Conforme restará provado perante depoimento de testemunhas abaixo arroladas, o pai dos menores é dado ao vício da embriaguez, e faltando aos deveres paternos, deixa os filhos entregues a própria sorte, perambulando pelas ruas do centro da cidade, exposto aos perigos de más companhias, e inclusive de drogados que pululam nas ruas centrais e nos parques da nossa cidade.

Faltam aos menores os cuidados paternos, e, também a dedicação materna, o destino dois menores é sombrio.

É previsto na Lei Substantiva Civil, em seu artigo 1.637, in verbis:

"Art. 1.637. Se o pai, ou a mãe, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministério Público, adotar a medida que lhe pareça reclamada pela segurança do menor e seus haveres, até suspendendo o poder familiar, quando convenha."[...] e também do Estatuto da Criança e do Adolescente:

"Art. 24. A perda e a suspensão do pátrio poder serão decretadas judicialmente, em procedimento contraditório, nos casos previstos na legislação civil, bem como na hipótese de descumprimento injustificado dos deveres e obrigações a que alude o art. 22."

No caso em tela cabe a restrição ao "poder familiar" tendo-se em vista a segurança dos menores.

Pelo exposto, requer-se a citação dos pais dos menores, no endereço supracitado, para que, no prazo de 10 dias, venham ao juízo alegar o que lhes melhor aprouver, impugnando, se for o caso, o presente pedido.

Requer-se ainda, que V. Exª decrete a SUSPENSÃO do poder de família, ou adote medida que for mais adequada, em prol da segurança e do bem estar dos menores, inclusive, se necessário, decretando suspensão liminar do poder de família, até o julgamento definitivo da causa.

Pede a oitiva das testemunhas abaixo arroladas.

Termos que

Pede deferimento.

____________, __ de _______ de 20__.

____________
Advogado

OAB Nº ______

Rol de testemunhas:

1 - ____________

2 - ____________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil