Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Requerimento de averbação de adoção junto à certidão de nascimento do adotado

Petição - Civil e processo civil - Requerimento de averbação de adoção junto à certidão de nascimento do adotado


 Total de: 15.244 modelos.

 
Requerimento de averbação de adoção junto à certidão de nascimento do adotado, para fins de mudança de nome.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DOS FEITOS E DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE .... - DO ESTADO DO ....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor:,

AVERBAÇÃO JUNTO AO REGISTRO CIVIL DO ADOTADO PARA ALTERAÇÃO DE NOME

devido à adoção.

DOS FATOS

Realizada a adoção de ....., comprovada pelos docs. ....., é de direito a alteração de registro civil, conforme fundamentos abaixo descritos.

DO DIREITO

1. O requerente na forma do artigo 1623 do Novo Código Civil, por meio de escritura pública de adoção, adotaram ...., conforme se comprova pelos documentos anexos.

2. Esta iniciativa é possível, posto inexistir qualquer termo na escritura pública, conforme bem define a professora Maria Helena Diniz, em sua obra, Código Civil Anotado, editora Saraiva, 1995, página 304, ao comentar o artigo 368 c/c o artigo 375 deste diploma legal.

"III - Adoção simples ou restrita. A adoção simples é a concernente ao vínculo de filiação que se estabelece entre o adotante e o adotado, que pode ser pessoa maior (RT, 628:229) ou menor entre dezoito e vinte e um anos (Lei n.º 8.069/90, art. 2º, parágrafo único); tal posição de filho, porém, não será definitiva ou irrevogável."

3. Assim Exa., havendo esta possibilidade legal de adoção, o adotado passará a chamar-se de ...., conforme manifestação feita pela partesno ato da lavratura da Escritura Pública de Adoção.

DOS PEDIDOS

Face à intenção das partes, requer-se a Vossa Excelência, na forma do artigo 97 e 98 da Lei de Registros Públicos, após a ouvida do ilustre Representante do Ministério Público, que seja feita averbação da adoção junto a certidão de nascimento do adotado, registrada no Cartório do ....º Ofício de Registro Civil da Comarca de .... - Estado do ...., no Livro ...., folha ...., termo n.º ...., passando a chamar, ....

Assim sendo Exa., preenchidas as formalidades, legais, requer-se o deferimento do presente pleito, no sentido de que seja feita a averbação da adoção acima referida, por escritura pública, junto à certidão de nascimento do adotado.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil