Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de retificação de registro civil para alteração de prenome

Petição - Civil e processo civil - Pedido de retificação de registro civil para alteração de prenome


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de retificação de registro civil para alteração de prenome.

 

EXCELENTÍSSIMO SR. DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE REGISTROS PÚBLICOS DA COMARCA DE .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO DE NASCIMENTO

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

1. O pai da Requerente, quando do seu nascimento, desatento ao desejo da esposa, que queria prenominá-la ........, com o que, aliás, tinha concordado, indicou ao cartorário, por ocasião do registro, o prenome de ........ O cartório a registrou ......... (certidão em anexo).

2. Na prática, a desatenção do pai não surtiu qualquer efeito, posto que seus familiares, ignorando por completo o prenome registrado, sempre a trataram por ........ Mais que isto, apresentaram-na à sociedade com este prenome.

3. Nos três anos do primeiro grau que cursou, a Requerente foi matriculada com o prenome ...... (documento incluso).

4. Mesmo nas atividades extra curriculares (música e natação), a Requerente encontra-se matriculada com o citado prenome (docs. em anexo).

5. Como se vê, tanto no seio familiar, como diante da sociedade, a menor, já contando com .... anos de idade, é tratada e se conhece como ............

6. Atualmente a Requerente está prestes a se matricular na Escola ......., para o ano letivo de ....... Os genitores da menor vêm sendo compelidos a apresentar a certidão de nascimento, na qual consta o prenome ...... Esta variação entre o prenome empregado e o registrado repercutirá negativamente em relação aos pais, não somente perante a escola, mas também e principalmente perante a própria filha, que com esta tenra idade não assimilaria, sem abalos psíquicos, uma "nova identidade".

7. Não cabe a esta altura, Exa., julgar o comportamento dos pais da Requerente (o genitor, pelo lapso inescusável de trocar o prenome; a genitora de ignorar o fato e sempre chamar a filha pelo prenome que queria).

8. Cabe, isto sim, tentar contornar problemas futuros em relação à menor requerente, única vítima deste imbróglio.

DO DIREITO

Muito embora não haja previsão expressa na lei registraria, os tribunais têm acatado os fundamentos que motivaram o presente pedido, deferindo a retificação do prenome.

É o que se vê da decisão contida na Revista dos Tribunais n.º 667/156, verbis:

"REGISTRO CIVIL - Retificação de prenome - Requerente conhecido no meio social em que vive pelo nome que pretende adotar - Exceção ao princípio legal e geral da imutabilidade - Maior abrangência da regra do art. 58 da Lei 6.015/73.
Prenome. Retificação. Nome do conhecimento público. Ainda que o princípio legal e geral seja o da imutabilidade de prenome, que só pode ser modificado na eventualidade de erro gráfico ou de exposição ao ridículo do seu portador, é de se permitir a retificação quando a pessoa é conhecida, no meio social em que vive, pelo nome que pleteia adotar."

A decisão trazida pela Revista dos Tribunais n.º 412/178, proferida na Apelação Cível n.º 178.477, relatada pelo Desembargador Aniceto Aliende, da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, bem retrata a pretensão ora formulada:

"REGISTRO CIVIL - Prenome - Uso de outro diverso do registrado - Retificação - Caso de deferimento.
A regra da imutabilidade do prenome destina-se a garantir a permanência daquele com que a pessoa se tornou conhecida no meio social. Se o prenome lançado no registro, por razões respeitáveis, e não de mero capricho, jamais representou a individualidade do seu portador, a retificação é de ser admitida, sobrepujando as realidades da vida o simples apêgo às exigências formais." (sem grifos no original).

Do acórdão extraem-se os seguintes trechos:

"O apelante sempre foi conhecido com o prenome de Victor [...] O prenome referido é que representa a sua individualidade; e é o que identifica, na esfera de tôda das relações sociais. [...] Assim, o prenome de Bernardo, lançado no assento de nascimento, e que permaneceu no olvido, nada significa para o apelante, nem para os que com êle convivem."

E, ainda, é de se trazer à lume a decisão contida na Revista de Jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo (RJTJSP) n.º 23/86, in literis:

"REGISTRO CIVIL - Retificação do prenome - Prenome lançado em registro, mas que nunca representou a individualidade do registrando - Princípio da imutabilidade - A regra da imutabilidade do prenome visa a garantir a permanência deste, embora não lançado no registro, mas com o qual a pessoa se tornou conhecida no meio social - Retificação admitida."

Louvando-se em lição de Amilcar de Castro, a respeitável decisão pontua que "'prenome imutável é aquele que foi posto em uso, embora não constante do registro; e não o constante do registro e nunca usado, pois, o que a lei não quer é que haja alteração do prenome no meio social, e não no livro de registro.'" (grifos nossos).

DOS PEDIDOS

Isto posto é a presente para requerer:

a) a intimação do douto representante do Ministério Público, para que intervenha no feito (LRP - art. 109);
b) a produção de todas as provas em direito admitidas;
c) seja deferida a pretensão ora deduzida, retificando o prenome da Requerente, a fim de que passe a constar no seu Registro Civil o nome de ..........;
d) a expedição do competente mandado, ordenando a averbação no nome acima declinado às fls. ....., do Livro ........., do Termo n.º ........., do Cartório do ....º Ofício do Registro Civil da Comarca de ............

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Medida cautelar inominada para suspensão da transferência do veículo junto ao órgão administrativ
Pedido de expedição de alvará judicial para autorização de celebração de contrato de compra e ven
Contestação à ação de indenização, sob alegação de ilegitimidade passiva da instituição bancária
Pedido de citação por edital
Pedido com ar negativo de nova carta
Ação de manutenção de posse, com pedido de concessão de liminar ante a posse de menos de ano e di
Ação monitória proposta pelo ECAD, em face de execução desautorizada de obras musicais em estabel
Ação de busca e apreensão de bem móvel
Ação de usucapião extraordinário (02)
Ação de reparação de danos físicos e morais em acidente de trabalho
Pedido de prorrogação de prazo
Adiamento da audiência