Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de expedição de mandado para penhora de bens que guarnecem a residência do executado

Petição - Civil e processo civil - Pedido de expedição de mandado para penhora de bens que guarnecem a residência do executado


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de expedição de mandado para penhora de bens que guarnecem a residência do executado.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor requerer que se digne determinar a expedição de mandado para a PENHORA nos bens que guarnecem a residência do devedor .... e sua esposa ...., descritos na certidão de fls. ...., haja vista que referidos bens não são protegidos pela Lei nº 8.009/90, pelos motivos a seguir aduzidos.

A jurisprudência vem reiteradamente decidindo, verbis:

"EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL - PENHORA - INCIDÊNCIA SOBRE BENS MÓVEIS QUE GUARNECEM A CASA - LEI Nº 8.009/90 - INAPLICABILIDADE. A efetivação da penhora em televisor e estante em cerejeira, apesar de guarnecerem a casa do executado, não podem sofrer as restrições apontadas pela Lei nº 8.009/90, porquanto, além de não se prestarem a uso profissional, não apresentam efetiva característica de uso necessário e imprescindível do devedor e seus familiares. Provimento do agravo." (In - Acórdão nº 4.452, da 1ª Câm. Cível do TA/PR, dec. unân. Rel. Juiz Idevan Lopes, julgado em 12.04.94).

"PENHORA - LEILÃO - AUSÊNCIA DE LICITANTES - REALIZAÇÃO DE NOVA - POSSIBILIDADE, INEXISTINDO LICITANTES PARA OS BENS PENHORADOS, É ADMISSÍVEL QUE SE FAÇA NOVA PENHORA SOBRE OUTROS BENS DO DEVEDOR, COM O FIM A QUE A EXECUÇÃO ATINJA SEUS OBJETIVOS. PENHORA - LEI Nº 8.009/90 - BENS QUE GUARNECEM A RESIDÊNCIA DO DEVEDOR - APARELHO DE TELEVISÃO - BEM NÃO ABRANGIDO PELA IMPENHORABILIDADE - NORMA QUE VISA PROTEGER CONDIÇÃO MÍNIMA DE HABITALIDADE - AGRAVADO DESPROVIDO. A impenhorabilidade instituída pela Lei nº 8.009/90, no que tange aos bens que guarnecem a residência do devedor, visa proteger a condição mínima de habitalidade desta, não abrangendo coisas ou móveis cuja falta não comprometa essa condição." (In - Acórdão nº 3064, da 5ª Câm. Cível do TA/PR, dec. unân. Rel. Juiz Celso Guimarães, julgado em 10.08.94)

"AGRAVO DE INSTRUMENTO - EXECUÇÃO - PENHORA - BEM DE FAMÍLIA - LEI Nº 8.009/90 - BENS QUE GUARNECEM A RESIDÊNCIA DA DEVEDORA - IMPENHORABILIDADE - CARÁTER ESSENCIAL A MORA - DIA NÃO DELINEADO - RECURSO IMPROVIDO. A impenhorabilidade dos bens de família, ampliada com o advento da lei nº 8.009/90, não recai sobre certos bens móveis que guarnecem a residência da devedora, quando a constrição sobre eles não retira a funcionalidade da moradia."
(In - Acórdão nº 3794, da 8ª Câm. Cível do TA/PR, dec. unân. Rel. Juiz Milani de Moura, julgado em 24.04.95).

DOS PEDIDOS

Diante de todo o exposto requer-se que a penhora recaia sobre os bens que guarnecem a residência do executado, por supérfluos, não configurando bem de família.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Agravo de Instrumento contra decisão interlocutória que indeferiu prova pericial
Ação de cobrança, ante ao inadimplemento em contrato de arrendamento rural
Pedido de reparação civil devido à furto de veículo em supermercado
Contra-razões de apelação, pugnando-se pela manutenção de sentença que decidiu pela improcedência
Ação de busca e apreensão de veículo objeto de compra e venda, em razão de assinatura falsa em ch
Contestação à ação de reparação de danos materiais decorrentes de acidente de trânsito
Pedido de devolução de autos em mãos de perito, para trâmite da ação
Medida cautelar de arresto (02)
Informações acerca do nome e endereço do advogado da requerida, uma vez que, já marcada audiência
Embargos a arrematação pelo fato do embargante já ter quitado a dívida
Conversão de ação de busca e apreensão em depósito
Ação de rescisão de contrato de venda à crédito com reserva de domínio