Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de concessão de liminar para apresentação de documentos, tendo em vista a falta de resposta da parte contrária acerca da exibição dos mesmos

Petição - Civil e processo civil - Pedido de concessão de liminar para apresentação de documentos, tendo em vista a falta de resposta da parte contrária acerca da exibição dos mesmos


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de concessão de liminar para apresentação de documentos, tendo em vista a falta de resposta da parte contrária acerca da exibição dos mesmos.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos de exibição de documentos em que contende com ....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., à presença de Vossa Excelência requerer o que segue.

DOS FATOS

A medida proposta, vislumbra que o requerido Banco ........ trouxesse aos autos o demonstrativo de documentos solicitados.

Ocorre que o requerido foi citado em data de e deixou de apresentar no prazo determinado por este d. juízo os documentos solicitados na peça inicial.

DO DIREITO

Prevê o atual Lei Processual, em seu art. 803, prevê:

"Art. 803 CPC: "Não sendo contestado o pedido, presumir-se-ão aceitos pelo requerido, como verdadeiros, os fatos alegados pelo requerente (arts. 285 e 319); caso em que o juiz decidirá dentro em cinco (5) dias.

Parágrafo único: Se o requerido contestar no prazo legal, o juiz designará audiência de instrução e julgamento, havendo prova a ser nela produzida."

O requerido deixou de contestar em tempo hábil, o que efetivamente denota-se como verdadeira as alegações trazidas a este d. Juízo, incorrendo o requerido nos efeitos da revelia, como se vê:

"Efeitos da Revelia: Sendo revel o réu, quer porque deixou de contestar, quer porque contestou fora do prazo, quer porque, embora havendo contestado formalmente, não impugnou os fatos articulados pelo autor, ocorrem os efeitos da revelia (CPC 319), presumindo-se verdadeiros os fatos narrados pelo autor na inicial. Não havendo necessidade de produzir provas em audiência (CPC 334 IV), o juiz deverá decidir o pedido cautelar dentro de cinco dias."

A presente medida, como sua própria natureza enseja, traz a característica de ser efetivada e cumprida no menor prazo possível, por tratar-se de decisão urgentíssima.

Nelson Nery, em seus comentários ao Código de Processo Civil, às págs. , ensina:

"Obtenção de liminar: É da essência do processo cautelar a urgência da medida, o que lhe confere o nome de provimento de urgência em outros ordenamentos, como, v.g., o italiano. Não seria curial, portanto, fosse negada a possibilidade de o autor, diante de casos urgentes, obter liminar."

O professor Luiz Guilherme Marinoni, em sua obra Tutela Cautelar e Tutela Antecipatória, nos ensina:

"(...) Pensamos que o juiz pode determinar, no mesmo momento em que concede a tutela, para a hipótese de não cumprimento da decisão, a forma de realização alternativa da obrigação de fazer atribuída ao réu, isto é, a autorização para que esta possa ser executada por um auxiliar do juízo às custas do requerido.
Para o caso de obrigação de não-fazer, como também para a de fazer, temos ainda a possibilidade do recurso à força policial, "meio já consagrado pela Lei Processual para o cumprimento de diversas modalidades de ordens judiciais (cf., v.g., art. 362)".

Poderíamos pensar, também, na imposição de multa. A multa, efetivamente, se aplicada de forma diária, e em montante suficiente à intimidação do executado, pode alcançar bons resultados."

O requerido como demonstrou-se, deixou de apresentar os documentos ora solicitados em prazo legal, o que denota-se o descumprimento da lei, representada por este d. Juízo, evidenciando frustração da presente medida, que por sua natureza, enseja caráter de urgência.

Aliás, busca os autores aquilo que a lei permite e que foi prontamente concedido por V. Exa., portanto, requerem seja apresentados todos os documentos requeridos pelos autores em 48 horas.

O professor Donaldo Armelin nos ensina:

"Donaldo Armelin, contudo, em célebre conferência, assim advertiu: "urge dotar o Judiciário de instrumentos processuais que, através de coação indireta, inclusive pertinente à restrição da liberdade individual, permitam alcançar a garantia de uma tutela jurisdicional satisfativa plena e exaustiva. Não se cogita de advogar a prisão por dívida, mas sim a restrição de liberdade por descumprimento de ordem judicial legítima. A isso não está inibido o Legislador Ordinário, pois a garantia individual insculpida no art. 153, §17, da CF, apenas veda a prisão por dívida."

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, e o que, certamente será suprido pelo notório saber jurídico de V. Exa., requerem os autores, seja cumprida a presente liminar, intimando-se o requerido para apresentar os documentos requeridos na peça exordial, no prazo de 48:00 horas, a fim de satisfazer a concessão da mesma.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil