Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Embargos declaratórios com efeito infringente, em face de omissão de decisão interlocutória

Petição - Civil e processo civil - Embargos declaratórios com efeito infringente, em face de omissão de decisão interlocutória


 Total de: 15.244 modelos.

 
Embargos declaratórios com efeito infringente, em face de omissão de decisão interlocutória.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

em face de

decisão interlocutória de fls. ........, proferida por este d. Juízo, com fundamento nos artigos 535 e seguintes do Código de Processo Civil, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O despacho de fls. ............ negou o pedido liminar requerido pelo autor.

Declarou, sucintamente, que não houve prova da verossimilhança alegada pelo requerente frente ao laudo pericial juntado a fls. ....-......, bem como que a averbação de compra e venda do imóvel junto à matrícula é providência que cabe à parte, independentemente de intervenção judicial.

Entretanto, "data maxima venia", entende o Embargante que Vossa Excelência deixou de manifestar-se quanto ao conteúdo das alegações do autor dispostas nos itens 2.1 (fls. ......) e 3 (fls. .......) da inicial, bem como à declaração da perita judicial, a fls. ........, item "d", "in fine" e item VII, 2º parágrafo, fls. ............
.
Na oportunidade, assim declarou o autor:

"2.1. DAS MEDIDAS TOMADAS ATÉ O MOMENTO

(...)

Pretendendo obter a escritura definitiva do imóvel que adquiriu, no qual reside, bem como solucionar as pendências existentes com relação aos reparos/defeitos existentes no imóvel, o autor ingressou com pedido de interpelação judicial frente à requerida e seus sócios.

Saliente-se que o requerente não pode providenciar a respectiva matrícula e escritura, em razão da requerida não lhe ter fornecido, até o momento, o "habite-se" (VCO - Laudo de Vistoria e Conclusão de Obra) expedido pela Prefeitura.

(...)

Assim, ante o disposto no art. 397 e seu parágrafo único, do Código Civil, e visando precaver-se, o requerente ajuizou interpelação judicial, em .......... de .............., onde relatou todos os fatos ora apontados, solicitando a pronta regularização."

Ressaltou o requerente na exordial, que a falta do "HABITE-SE", isto é, do Laudo de Vistoria e Conclusão de Obra, documento este que somente pode ser emitido pela Prefeitura, mediante requerimento do engenheiro responsável pela obra, o impede de realizar a escritura e transferência do imóvel em litígio.

Deste modo, por ser o único meio hábil a suprir a omissão da requerida, solicitou a prestação jurisdicional.

Outrossim, demonstrou que a empresa requerida já se encontra em mora, pois mesmo interpelada judicialmente (fls. .........-..........), quedou-se inerte, sem ao menos entrar em contato com o autor para solução amigável dos problemas existentes.

4. Também informou o requerente no item ............ da inicial, a fls. ............. dos autos:

3. DA TUTELA ANTECIPADA

(...)

Ademais, caso aguarde todo o trâmite processual, provavelmente o requerente já terá sofrido multas e sanções administrativas quiçá, maiores perdas além das já sofridas até o momento, pois a Prefeitura Municipal o acusa pessoalmente de irregularidades de construção, sendo que o autor somente adquiriu o imóvel e não o construiu por conta e risco próprio.

Além disso, a requerida ainda não disponibilizou o "habite-se" para o autor, fato este que o impede de fazer a escritura definitiva do imóvel e registrá-lo em seu nome.

Como demonstram as certidões cíveis em anexo, a requerida possui várias ações contra si, o que poderá refletir em futuros problemas ao autor, até mesmo com constrições judiciais ao bem em questão.

Se isto ocorrer, será inútil a decisão final, pois o objeto desta ação poderá não mais existir.

(...)

Com a devida "venia", não houve manifestação judicial quanto aos fatos ora apontados, notadamente no concernente às notificações municipais por irregularidades na obra, endereçadas ao autor (fls. ......-....... e fls. ........-.........), e quanto à existência de várias ações judiciais contra a requerida (fls. .........).

Saliente-se que tais fatos poderão resultar em sérios prejuízos ao requerente, tendo em vista que poderá sofrer sanções administrativas pelas quais não deu causa, bem como sofrer constrição judicial, por ações ajuizadas contra a requerida, em razão da falta de averbação do imóvel junto ao Registro de Imóveis.

Por fim, requereu o autor no item 6 (DO PEDIDO), a fls. ........... dos autos:

"1. Seja deferido, em CARÁTER LIMINAR, o pedido de antecipação de tutela, para que a requerida sane os defeitos do imóvel explicitados nos itens 1 e 4 acima, bem como regularize a rede de esgoto e forneça a escritura definitiva ou o "habite-se", no prazo máximo de ........ (..........) dias, impondo-se multa diária no valor de R$ ............, em caso de inadimplemento;

"2. "Ad argumentandum", caso Vossa Excelência assim não entenda, digne-se determinar a expedição de ofício ao ilustre Oficial do Registro de Imóveis competente para que inscreva a margem da matrícula do imóvel em questão que o mesmo foi objeto de contrato de compra e venda e encontra-se "sub judice", informando os dados do presente processo, com o fim de resguardar o requerente perante terceiros;" (grifado)

No pedido final, requereu o autor a concessão de medida liminar para obtenção da escritura definitiva OU do "HABITE-SE", pois sem este não poderá providenciar pessoalmente a averbação do imóvel.

Sucessivamente, solicitou expedição de ofício ao Registro de Imóveis competente, para que fosse inscrita à margem da matrícula do imóvel que este se encontra "sub judice", para assim poder garantir seu direito sobre o imóvel frente a terceiros.

Quanto ao laudo pericial, assim, informou expressamente a perita, a fls. ........ e .........., respectivamente:

"V. RESPOSTA AOS ITENS APRESENTADOS POR ESTE JUÍZO, NA NOMEAÇÃO ÀS FLS. ................. - VERSO

(...)

d. (...). Como única urgência, poder-se-ia dizer que é a troca do apoio do pontalete da terça da cumeeira. (VIDE ITEM VI - RELATÓRIO FOTOGRÁFICO - FOTO ............)." (negritado)

A vistoria técnica realizada no imóvel confirmou a existência de falha no processo executivo da obra, no entanto não demonstrando risco imediato que comprometa a utilização da edificação.

"Exceção se faz, como já mencionado anteriormente, pelo apoio do pontalete da terça da cumeeira, que deverá receber reforço ou ser substituído a fim de prevenir alguma ocorrência indesejada." (negritado)

Observe-se, "data venia", que as alegações carreadas aos autos pela perícia judicial, embora devidamente enfatizadas, não foram analisadas pelo D. Juízo, mesmo representando risco ao autor e sua família.

Este fato, notadamente, merece apreciação emergencial, tendo em vista ser motivo de ressalva nas considerações da perita.

Todos os dispositivos ora apontados merecem apreciação expressa em sede liminar, tendo em vista apresentarem pontos fundamentais da tese do demandante.

DO DIREITO

Portanto, havendo omissão na r. decisão embargada, merecem ser acolhidos os presentes embargos, no intuito de cumprir-se o disposto no art. 93, IX da Constituição Federal, garantindo-se a efetiva prestação jurisdicional.

DOS PEDIDOS

Diante de todo o exposto, requer o recebimento dos presentes embargos, para que sejam supridas as omissões supracitadas, bem como, em caráter infringente, sejam as mesmas sanadas, para reconsiderar a decisão embargada e assim, conceder a medida liminar requerida.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil