Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Controvérsias surgidas entre representante comercial autônomo

Petição - Civil e processo civil - Controvérsias surgidas entre representante comercial autônomo


 Total de: 15.244 modelos.

 

Controvérsias Surgidas Entre Representante Comercial Autônomo e Representado, Conforme Estabelece o Artigo 39 da Lei nº 4.886/65, Com as Alterações Introduzidas Pela Lei nº 8.420/92. (Lei 8.420/92, CPC, art. 275, II, g)

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA Xª VARA CÍVEL.

TÚLIO MARCOS REPRESENTAÇÕES LTDA., empresa inscrita no CGC/MF sob nº 89.448.625/0001-24, com sede na na Rua Independência, 1.822, nesta cidade, por seu procurador abaixo firmado, conforme instrumento de mandato incluso, com escritório profissional na Rua da República, 1.899, conj. 121, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de V. Exa., promover AÇÃO DE COBRANÇA, pelo Procedimento Sumário, com fundamento nos arts. 27º, letra "j", 39º e demais dispositivos pertinentes da Lei nº 4.886/65, com as alterações introduzidas pela Lei nº 8.420/92, e na forma do art. 275, cinciso II, letra "g", contra LÚCIO SÉRGIO S.A. COMÉRCIO E INDÚSTRIA, empresa estabelecida na Rua Tiradentes nº 1.779, na cidade de São Paulo/SP, pelas razões de fato e de direito que passa a expor.

1.- A autora iniciou suas atividades como representante comercial da empresa ré, em 03 outubro de 1.983 conforme contrato incluso, para intermediar a venda dos produtos de sua fabricação, para a região Norte deste Estado, mediante comissão de 7% (sete por cento) sobre as vendas efetuadas.

2.- No dia 15 de dezembro de 1.995, a representada deu como rescindida, imotivada e injustificadamente, a representação, fato comunicado à autora através de correspondências (cópias anexas), pela qual concedeu o pré aviso de trinta dias, a que se referia a carta de nomeação de 3 de outubro de 1.983 e informando que no dia 15 de janeiro de 1.996 já haveria novo representante atuando nessa área.

3.- A Lei nº 4.886/65, cujo texto instrui a presente ação (doc. 06), estabelece, em seu artigo 27º, letra "j", que é devida ao representante, nos casos de rescisão sem justa causa, uma indenização cujo montante não poderá ser inferior a 1/12 (um doze avos) do total da retribuição auferida durante o tempo em que exerceu a representação. Com base nesse dispositivo legal, a propósito da indenização prevista, a autora enviou correspondência, no dia 10 de janeiro de 1.996, por registro postal com aviso de recebimento (doc. 07 e 08), a qual, lamentavelmente, não mereceu consideração por parte da ré.

Assim, não restou outra alternativa, a não ser socorrer-se da justiça a fim de ver satisfeitos os direitos indenizatórios estabelecidos em lei.

A autora instrui esta inicial com as relações das comissões auferidas nos anos de 1.988 até a data da rescisão contratual, através dos comprovantes fornecidos pela própria representada

Em razão do exposto, com fundamento nos dispositivos legais preambularmente invocados, requer a V. Exa., se digne mandar citar a ré, por carta registrada com aviso de recebimento, na forma do art. 222, do CPC, para os termos da presente Ação de Cobrança pelo Procedimento Sumário, a fim de que, caso queira, apresente defesa em audiência a ser designada, prosseguindo o feito até final sentença que o julgue procedente, com a condenação da ré no pagamento dos direitos indenizatórios, calculados em 1/12 (um doze avos) sobre todas as comissões auferidas no período em que foi exercida a representação, tudo devidamente corrigido monetariamente, nos termos do art. 46º da referida Lei nº 4.886/65, condenada ainda no pagamento das custas processuais, honorários advocatícios na base de 20% sobre o valor final da condenação e demais cominações legais.

Protesta por todo o gênero de provas e requer sua produção pelos meios admitidos em direito, como juntada de documentos, perícias, inquirição de testemunhas e depoimento pessoal do representante legal da requerida, sob pena de confissão.

Valor da causa: R$ ...,..

Nestes termos

Pede deferimento.

Local e data

Assinatura do procurador.


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de inventário acompanhada das primeiras declarações
Interposição de embargos de terceiro, face à aquisição de imóvel por contrato de gaveta
Pedido de antecipação dos efeitos da tutela a fim de obstar a cobrança de taxas condominiais pela
Alegações finais pelo réu, em ação de indenização
Embargos de declaração em face de omissão de acórdão (03)
Contestação aos embargos de terceiros
Busca e apreensão de veículo em face de inadimplemento de contrato de financiamento com alienação
Pedido de indenização por danos morais e materiais
Ação de indenização contra seguradora, cumulada com perdas e danos e lucros cessantes
Interposição de embargos de retenção por benfeitorias úteis e necessárias até a indenização das m
Ação de consignação em pagamento de prestações referentes a contrato de mútuo, por abuso no reaju
Ação de execução de sentença de pedido de massa falida