Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contra-razões de acessão de retenção por benfeitorias

Petição - Civil e processo civil - Contra-razões de acessão de retenção por benfeitorias


 Total de: 15.244 modelos.

 

ACESSÃO - RETENÇÃO POR BENFEITORIAS - CONTRA-RAZÕES - APELAÇÃO CÍVEL

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO _________

COLENDA CÂMARA JULGADORA.

PRECLARO RELATOR.

CONTRA-RAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO FORMULADAS POR: ____________

Pelo que se afere das razões esposadas pela apelante à folhas ___ usque ___, a mesma rebela-se, quanto a sentença que injustamente hostilizada, asseverando que a mesma foi ultra petita, quanto ao fato de ter assegurado ao recorrido o direito de retenção pela "acessão" construída pelo último sobre o imóvel pela mesma cobiçado.

Entrementes, tem-se, que não assiste razão a recorrente, devendo, a sentença, nesse ponto, ser confirmada por seu próprios e judiciosos fundamentos, que lhe serviram de lastro e esteio.

Efetivamente, prescreve o artigo 1.255 do Código Civil, que "Aquele que semeia, planta ou edifica em terreno alheio perde, em proveito do proprietário, as sementes, plantas e construções; se procedeu de boa-fé, terá direito a indenização."

Outrossim, imputar-se má-fé, ao apelado como obrado de forma nitidamente equivocada pela apelante, assoma descabido e pueril.

Àquele (é o caso do apelado) que se encontra há mais de meio século ocupando o imóvel sub judice, sem ter sofrido nesse lapso temporal qualquer moléstia por parte da apelante, não pode ser rotulado como possuidor de má-fé, haja vista, que possuir em seu favor a prescrição aquisitiva do bem, a qual seja objeto de reexame, frente ao recurso deduzido à folhas ___.

Nesse norte é a mais fértil jurisprudência dina de decalque:

EDIFICAÇÃO EM TERRENO ALHEIO. DIREITO À INDENIZAÇÃO.

As construções erigidas em imóvel alheio não se denominam de "benfeitorias", mas chamam-se de "acessões", cuja distinção é de rigor, pois influi juridicamente na geratriz dos efeitos que tocam no direito das partes.

Inexistindo prova de má-fé do construtor ou se a má-fé é de ambos (titular do Domínio e construtor), cabe a indenização àquele que realizou as acessões em terreno alheio. Recurso provido.(Apelação Cível nº 595049651, 5ª Câmara Cível do TJRGS, Porto Alegre, Rel. Des. Clarindo Favretto, 06.09.95).

Ora, tendo o aqui apelado pleiteado em sua peça de defesa o mais (usucapião) do bem, onde jaz edificada a acessão (casa), e tendo recebido o menos, (somente foi-lhe assegurada a indenização da acessão), tem-se, que a sentença, jamais poderá ser considerada extra petita, de sorte que a mesma legou ao recorrido, parte ínfima de seu pedido, no intuito primeiro e único de proscrever o locupletamento (enriquecimento) ilícito que verificar-se-ia por parte da recorrente, acaso tivesse o recorrido que abandonar o imóvel, sem qualquer indenização pela acessão.

Em abono a tese testilhada pela sentença, compila-se jurisprudência parida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, in, RJTJESP 130/313, dina de reprodução parcial:

"As benfeitorias e acessões por ele feitas são indenizáveis porque, do contrário, se permitiria o locupletamento ilícito do vencedor, em detrimento do vencido".

Incontroversamente, constituir-se-ia num ato desumano e cruel, privar o apelado (pessoa pobre e humilde) de receber indenização pela acessão realizada, a qual foi expressamente consignada (sua existência) por ocasião da contestação, tendo, inclusive, exibido foto da mesma (vide folha ___), a qual remanesceu nos autos, isenta de qualquer impugnação pela parte ex adversa.

Observe-se, por derradeiro, que um dos propósitos da perícia (indeferida pelo julgado monocrático) era o de precisar o valor da referida acessão, bem como das benfeitorias a ela agregadas. Referida matéria, seja objeto de revista, frente ao agravo retido de folhas 81 et alii, do qual solicitou-se seu exame em preliminar, nos termos do recurso aviado à folha ___, com destaque para prefacial elencada à folha _____

Destarte, a sentença injustamente anatematizada pelo apelante, deverá ser mantida intangível, no que condiz com a indenização pela acessão, missão esta confiada e reservada aos Preclaros e Preeminentes Sobrejuízes, que compõem esta Augusta Câmara Cível.

ANTE AO EXPOSTO, pugna e vindica o recorrido, seja repelido o recurso aviado, mantendo-se incólume a probidosa sentença de a quo, no concernente a indenização pela acessão com direito a retenção do bem, não tanto pelos argumentos aqui alinhados, mas mais e muito mais pelos que hão Vossas Excelências de aduzirem com a peculiar cultura e proficiência, em prol da sentença estigmatizada de forma desarrazoada pelo apelante, com o que estar-se-á realizando, assegurando e perfazendo-se na gênese do verbo a mais lídima e genuína JUSTIÇA !

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIRETO DA ____ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE _________

Processo nº _________

Objeto: oferecimento de contra-razões.

____________, devidamente qualificado, pelo procurador subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, nos autos em epígrafe, oferecer, no prazo legal, as presentes contra-razões, ao recurso de apelação interposto pelo autor à folha __ usque __, em atenção ao despacho de folha ___.

ISTO POSTO, REQUER:

I - Recebimento das presentes contra-razões, formuladas em anexo, que propugnam pela manutenção da sentença injustamente hostilizada, remetendo-se os autos ao Tribunal ad quem, para a reapreciação da matéria alvo de férreo litígio.

Nestes Termos

Pede e espera deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Execução para entrega de coisa incerta decorrente de contrato
Ação de indenização por benfeitorias úteis
Apresentação de memoriais, em face de interposição de recurso de apelação
Embargos à execução em juizados especiais
Pedido de indenização em face de furto de veículo em estacionamento de shopping center
Despejo por prosseguimento da execução
Agravo de instrumento interposto de decisão que denegou seguimento a recurso especial
Ação de consignação em pagamento de contribuição assistencial
Conversão de separação em divórcio com partilha de bens
Nomeação à autoria por parte de trabalhador, o qual possuía mera detenção de chácara
Trata-se de cautelar visando o ressarcimento de valores pagos ou o religamento de linha telefônic
Pedido de restituição de valores pagos, em face de defeito do produto comprado por consumidor