Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação ordinária de reintegração de posse

Petição - Civil e processo civil - Ação ordinária de reintegração de posse


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO ORDINÁRIA DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. ___ VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ – ___.

Petição Inicial

____________, brasileiro, casado, mecânico de manutenção, RG ____________, CPF ____________, e sua esposa, ____________, do lar, ambos residentes e domiciliados a Rua ____________, n ____, Bairro ____________, ____________, ___, por seu procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 01), o qual recebe intimações no endereço constante no rodapé desta petição, vêm respeitosamente a presença de V. Exª. propor

AÇÃO ORDINÁRIA DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE, contra ____________, brasileiro, motorista, RG nº ____________, CPF nº ____________, residente a Rua ____________, n ____, ____________, ___, nos termos a seguir expostos:

DOS FATOS

1. Os Autores compraram do Réu uma área de terras rurais matriculada junto ao Registro de Imóveis da comarca de ____________ sob nº ______ (Doc. 02), ocasião em que as partes firmaram contrato de promessa de compra e venda (Doc. 03).

2. O preço foi integralmente quitado pelos Autores, conforme se comprova com as cópias das notas promissórias anexas (Docs. 04 a 06).

3. A posse sobre o imóvel foi transferida pelo Réu aos Autores na ocasião em que firmado o contrato, ou seja, em __/__/____.

4. Os Autores mantiveram a posse até aproximadamente quatro (4) anos atrás, quando o Réu invadiu a área, praticando esbulho, fato esse que será comprovado por meio de prova testemunhal, no momento processual oportuno.

DO DIREITO

5. O art. 1.210 do Novo Código Civil assegura ao possuidor a reintegração da posse esbulhada.

6. RENAN FALCÃO DE AZEVEDO, em referência a respeito dos requisitos para a reintegração de posse, manifesta-se da seguinte forma:

"Se se trata, portanto, de restituir ou reintegrar o possuidor na posse de um bem, do qual foi despojado (o que é a mesma coisa que esbulhado), resulta que o interdito ora em estudo, brota de dois pressupostos fundamentais:

a) a existência de uma posse anterior;

b) o esbulho desta posse, praticado por outrem, destruindo a relação possessória anterior, que vinculava o possuidor ao objeto."

(AZEVEDO, R.F. Posse: efeitos e proteção. 3ª ed. Caxias do Sul : EDUCS, 1993. p. 140.)

7. A posse anterior encontra-se provada por meio dos documentos que acompanham a inicial.

8. O esbulho será comprovado pelo depoimento pessoal do Réu e por prova testemunhal.

Isto Posto, requerem:

a) Seja o Réu citado para contestar a presente ação, no prazo de lei, pena de revelia e confissão quanto à matéria de fato;

b) Seja a ação, ao final, julgada totalmente procedente, reintegrando-se os Autores à posse sobre o imóvel matriculado sob nº _______;

c) Seja o Réu condenado ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios;

d) Protestam os Autores pela produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a prova testemunhal e o depoimento pessoal do Réu, o que desde já requerem.

Valor da causa: R$ _______ (para fins de alçada).

N.T.

P. E. D.

____________, ___ de ____________ de 20__.

P.P. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil