Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação de denunciação à lide por ação de despejo

Petição - Civil e processo civil - Contestação de denunciação à lide por ação de despejo


 Total de: 15.244 modelos.

 

DENUNCIAÇÃO À LIDE - CONTESTAÇÃO - AÇÃO DE DESPEJO

EXMO. SR. DR. MM. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL

COMARCA DE ____________ - ___

Contestação

Processo nº

____________, brasileiro, solteiro, maior, comerciante, inscrito no CPF sob nº ____________, portador da C. I. nº ____________, residente e domiciliado na Rua ____________ nº ______, nesta cidade de ____________ - ___, por seu procurador firmatário, ____________, brasileiro, solteiro, advogado, inscrito na OAB/RS nº ______, o qual recebe intimações na Rua ____________, nº ____, sala ____, CEP _______, fone/fax: ____________, vem, respeitosamente, a presença de V. Exª. para apresentar

CONTESTAÇÃO, à denunciação a lide apresentada por ____________ e outra, nos autos da ação de despejo nº ____________, promovida por ____________, já qualificado, nos termos e fundamentos a seguir aduzidos.

- DA FIANÇA -

1. Antes de discutirmos a questão da denunciação da lide, devemos esclarecer quais são as partes envolvidas na fiança (pacto acessório ao contrato de locação já entranhado aos autos a fls. ___).

2. O Sr. ____________ e ____________ (denunciantes) são os fiadores, porém, o denunciado ____________ não trata-se do afiançado.

3. A afiançada trata-se de pessoa jurídica, denominada ESCOLA ____________ (cfe. contrato de locação, fls. ___), que após foi sucedida por ESCOLA ____________ (Doc. fls. ___) e hoje, face o denunciado já ter se retirado da sociedade, não sabe qual a sua situação.

4. Comprovado está que os denunciantes prestaram a fiança em favor da pessoa jurídica, que também é ré neste processo, e não em favor do denunciado.

- DENUNCIAÇÃO DA LIDE -

5. Dispõe o Código de Processo Civil no art. 70, abaixo citado, as situações em que é possível a denunciação da lide:

Art. 70 - A denunciação da lide é obrigatória:

I - ao alienante, na ação em que terceiro reivindica a coisa, cujo domínio foi transferido à parte, a fim de que esta possa exercer o direito que da evicção lhe resulta;

II - ao proprietário ou ao possuidor indireto quando, por força de obrigação ou direito, em casos como o do usufrutuário, do credor pignoratício, do locatário, o réu, citado em nome próprio, exerça a posse direta da coisa demandada;

III - àquele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que perder a demanda.

6. Os denunciantes sustentam o pedido de denunciação da lide no artigo pré-citado, porém esqueceram-se de mencionar qual o inciso que amolda-se a questão em liça.

7. Ocorre que a falta de encaixe da tese dos denunciantes nos incisos acima citados, não tem relevância, pois, totalmente improcedente a denunciação.

8. Embora admitíssemos que o Sr. ____________ fosse o afiançado, mesmo assim descabe a denunciação da lide. A jurisprudência é unânime em afirmar que não se admite denunciação da lide do fiador ao afiançado, conforme RT 730/290 e JTA 100/344, ambas citações feitas pelo mestre Theotonio Negrão em sua obra Código de Processo Civil e legislação processual em vigor, 30ª edição, Ed. Saraiva, São Paulo, pág. 164.

9. Se não é admitida a denunciação da lide do fiador ao afiançado, à situação em tela também não se pode admitir, pois o denunciado ____________ nada tem a ver com a fiança prestada, bem como desconhece a locatária atual do imóvel.

10. A fiança foi prestada em favor da pessoa jurídica da qual o Sr. ____________ detinha quotas sociais, as quais foram vendidas ainda no dia ___ de ____________ de ______ a Sra. ____________, nos termos do instrumento particular de compra e venda juntado a fls. ___.

11. Ainda, merece destaque o princípio basilar do Direito Comercial pátrio, no tocante as Sociedades por Quotas de Responsabilidade Limitada, qual seja:

"A personalidade jurídica da sociedade não se confunde com a dos sócios".

12. Ora, sendo a afiançada pessoa jurídica, não pode agora o fiador promover ato processual, tentando atribuir ao sócio que já retirou-se da sociedade a obrigação que é sua e da empresa.

DIANTE DO EXPOSTO, requer o recebimento e processamento da presente contestação a denunciação da lide, julgando-se ao final totalmente improcedente, condenando-se os denunciantes ao pagamentos das custas, honorários advocatícios e demais consectários legais.

N. T.

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

Pp. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de indenização por danos morais e materiais
Contestação à ação de seqüestro, sob alegação de falta de pressupostos processuais e inexistência
Requerimento de adjudicação de bens móveis
Ação de consignação de aluguel e acessórios
Contestação pelo expropriado, em razão da indenização oferecida pelo poder público em desapropria
Retratação do arrematante com ônus real que não constava do edital
Ação de reintegração de posse, em face de turbação na posse de imóvel, cumulada com pedido de per
Pedido de pensão concubina
Interposição de ação demarcatória, com a finalidade de delimitação de área entre propriedades con
Contestação de ação de prestação de contas
Aviso de denunciação da locação pelo locatário
Interposição de ação de usucapião extraordinária