Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação de ação de manutenção de posse

Petição - Civil e processo civil - Contestação de ação de manutenção de posse


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE MANUTENÇÃO DE POSSE - CONTESTAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA _______

COMARCA DE ____________

MUNICÍPIO DE ____________, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Rua ____________, por seus procuradores judiciais, que recebem intimações no endereço ____________, vem, mui respeitosamente, no prazo legal - arts. 930, c/c 188, ambos do CPC, perante Vossa Excelência, apresentar

CONTESTAÇÃO à Ação de Manutenção de Posse movida por ____________ (nome do autor), processo nº ____________, pelos seguintes motivos:

SÍNTESE DOS FATOS

1 - O autor ajuizou a presente ação alegando ter sido turbado em sua posse, por ato do Secretário Municipal de Obras, que o notificou para desocupar o imóvel em 30 dias, a fim de que possam ser iniciadas as obras anunciadas.

2 - O autor afirmou que não há ato administrativo que tenha declarado seu imóvel de utilidade pública, sendo ilegal a determinação do Município, por seu agente, pelo que, requereu a manutenção da posse.

PRELIMINARMENTE

Da falta de interesse processual do autor

3 - O autor, há _____ meses, procurado por agentes municipais, concedeu autorização para o Município dar início às obras públicas que absorverão o imóvel do autor, comprometendo-se a desocupá-lo até a data de _______

4 - Passado o prazo, o Município, considerando a autorização concedida pelo autor (doc.), notificou-o para que cumprisse o anteriormente avençado, já que a empresa que realizará as obras já foi contratada.

5 - Assim, tendo o autor autorizado a imissão da Municipalidade na posse de seu imóvel, conforme se depreende do documento anexo, não tem, esse, interesse processual, uma vez que legítima a ação do ente público.

6 - Face ao exposto, é de ser extinto o processo, sem julgamento do mérito, forte nas disposições do art. 267, VI, do CPC, por ser carecedor de ação.

MÉRITO

7 - No mérito melhor sorte não assiste o autor, merecendo ser desacolhida sua pretensão.

8 - O Município, ao contrário do que alega o autor, editou o Decreto nº ___, no qual declara de utilidade pública vários imóveis, para fins de realização da obra _______ O aludido Decreto foi publicado no Diário Oficial ______, em _______

9 - O imóvel do autor, por um lapso, não constou do supracitado Decreto, o que, posteriormente, ocasionou a edição do Decreto nº _____, de _______, publicado no Diário Oficial _________, em ____________, declarando de utilidade pública exclusivamente o imóvel desse.

10 - Como, ao todo, serão vários os expropriados, o Município convocou a todos, propondo, para cada qual, uma quantia para indenização e, em contrapartida, requerendo a imissão na posse do bem.

11 - Todos aceitaram as condições (docs.), inclusive o autor, que assinou a documentação (doc.). Ocorre que, em virtude do tempo transcorrido entre essas negociações e a edição do Decreto declarando de utilidade pública o imóvel do autor, passaram-se _____ meses.

12 - O autor não mais aceita o valor ofertado, embora tenha lhe sido ofertada a correção monetária apurada durante o período. Em razão disso, apenas na forma verbal, disse não mais autorizar o ingresso em seu imóvel.

13 - Todavia, como é cediço, os atos somente poderão ser desfeitos por igual modo em que foram constituídos, não sendo válida a desautorização verbal se a autorização foi realizada na forma escrita.

14 - Em assim sendo, não é ilegal o ato do Município em notificar o autor para desocupar o imóvel que ele mesmo autorizou o seu ingresso, tampouco a demolição dos muros divisórios, uma vez que seus confinantes autorizaram a imissão de posse da Municipalidade nas áreas respectivas, tendo esses, inclusive já percebido as indenizações pela expropriação dos imóveis (docs).

15 - Ademais, apenas para informar, o Município ajuizou ação expropriatória, processo nº ____________, o qual ainda não obteve despacho inicial do MM. Juízo, todavia já tendo sido efetivado o depósito prévio.

Em assim sendo, deve a presente ação ser julgada improcedente, em todos os seus termos, requerendo-se:

a) seja a presente peça contestacional juntada aos presentes autos de nº ____________, porque tempestiva;

b) seja acolhida a preliminar de falta de interesse processual do autor, extinguindo-se o processo, sem julgamento do mérito, por ser carecedor de ação, nos termos do art. 267, VI, do CPC;

c) não sendo acolhida a preliminar de carência de ação, seja no mérito julgada improcedente a presente demanda, por ser legal e legítima a ação do Município de ____________, por seu agente, condenando o autor aos ônus sucumbenciais;

d) seja oportunizada a produção de todas as provas em direito admitidas, em especial a prova testemunhal, a prova documental e o depoimento pessoal do autor.

Termos em que

Pede juntada e deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

Advogado

Nº OAB


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito (01)
Impugnação à exceção de incompetência, sob alegação de ausência de conexão de ações
Pedido de arbitramento de honorários
Cumprimento de testamento público
Interposição de recurso especial ante à dissídio jurisprudencial, uma vez que não á pacífico o en
Embargos do credor hipotecário não intimado
Apelação interposta para fins de isenção ou redução de honorários advocatícios relativos à execuç
Honorários sucumbenciais de novos procuradores
Declaração de nulidade de cláusula contratual abusiva
Pedido de juntada de documentos e de termo de comprovação de renúncia ao mandato de advogado
Pedido permissão de passagem ou caminho
Contestação à ação declaratória de inexigibilidade de duplicata