Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito, sob alegação de ilegitimidade passiva e, no mérito, ausência de culpa

Petição - Civil e processo civil - Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito, sob alegação de ilegitimidade passiva e, no mérito, ausência de culpa


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contestação à ação de indenização por acidente de trânsito, sob alegação de ilegitimidade passiva e, no mérito, ausência de culpa.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar

CONTESTAÇÃO

à ação de indenização por acidente de trânsito, interposta por ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito aduzidos.

PRELIMINARMENTE

CARÊNCIA DA AÇÃO POR ILEGITIMIDADE DE PARTE

A Requerida é parte ilegítima para ser demandada, eis que não é titular da obrigação de pagar danos, uma vez que o motorista .... envolvido no acidente, não lhe estava prestando serviços.

Por ocasião do acidente, o caminhão que a Requerente diz enganosamente ter causado o sinistro, estava alugado e a serviço do próprio condutor Sr. ...., que deverá ser citado legalmente para integrar a lide, e ver-se responsabilizado, caso tenha provocado danos.

Não sendo a titular da obrigação de pagar, não pode a Requerida, ser acionada, pois é parte ilegítima no processo.

Prova disso, deverá ser o próprio depoimento do motorista, que sequer foi citado legalmente, o que se requer neste ato, ou seja, citação válida, do condutor do caminhão envolvido no acidente, Sr. .... (qualificação), residente e domiciliado em ...., na Comarca de .... - ....

A Requerente deverá ser tida como carecedora da Ação, por lhe faltar uma das condições necessárias para a propositura, e o processo deve ser extinto sem julgamento de mérito, nos precisos termos do Código de Processo Civil, em seu artigo 267, inciso VI, requerendo, outrossim, a condenação do Autor, nos honorários de advogado e nas custas do processo.

DO MÉRITO

Caso Vossa Excelência entenda por bem não acolher as alegações feitas em preliminar, no mérito, a ação deverá ser julgada improcedente, pelos motivos que passa a expor:

a) A Requerida, quando do acidente, já não se encontrava mais em atividade, sendo que o caminhão envolvido, embora tivesse os documentos em seu nome, não estava a seu serviço, e sim, alugado ao dito condutor, e por conseqüência, suportava ele, a responsabilidade de eventuais danos.
b) A Requerida nega que qualquer pessoa, a seu mando, tenha transitado no local, dia e hora do acidente, com caminhão de sua propriedade, até porque, o referido veículo encontrava-se alugado e sob a inteira responsabilidade do condutor, o Sr. ...... .

DOS PEDIDOS

Em razão de todo o exposto, a Requerida não pode ser condenada ao pagamento de danos, pretendidos na Inicial, devendo a Ação ser julgada improcedente, com a condenação da Requerente, nas custas do processo, e nos honorários advocatícios, estes, no montante que Vossa Excelência houver por bem fixar.

Pretendendo provar o alegado, por todos os meios de prova admitidos em direito, em especial, pelo depoimento pessoal da Requerente, sob pena de confesso.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Modelo ação monitória
Ação de reintegração de posse, ante inadimplência em contrato de arrendamento mercantil - leasing
Ação possessória de indeferimento de perícia
Pedido de manutenção de posse, em decorrência de turbação causada por animais sob custódia de viz
Pedido de declaração de nulidade de protesto, cumulado com indenização por danos morais
Contestação à ação reivindicatória, sob alegação de nulidade do processo ante à inadequação do ri
Declaração de nulidade de cláusula contratual abusiva
Pedido de destituição de tutor e nomeação de outra pessoa apta ao encargo
Ação de usucapião extraordinário (03)
Ação declaratória negativa de contrato bancário cumulada com reparação civil
Ação de prestação de contas de parceria rural
Notificação judicial para que o réu se abstenha de deteriorar bens da autora