Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação rescisória da contribuição social

Petição - Civil e processo civil - Ação rescisória da contribuição social


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO RESCISÓRIA - CONTRIBUIÇÃO SOCIAL - INSS - PRÓ-LABORE - ADMINISTRADORES

EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA __ª REGIÃO

____________, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Cidade de ____________, Estado do ____________, na Rua ____________ n.º ____, inscrita no CGC/MF n.º ____________, representada neste ato por seu sócio gerente o Sr. ____________, brasileiro, solteiro, industriário, portador da Cédula de Identidade/RG sob o n.º ____________, residente e domiciliado na Rua ____________ n.º ____, vem, por seu advogado infra-assinado (doc. 01), com escritório situado nesta cidade, à rua ________, n°___, bairro ____, onde recebe intimações e avisos, propor a presente:

AÇÃO RESCISÓRIA, com fulcro nos artigos 485 e seguintes do CPC, em face do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, Autarquia Federal, com Superintendência neste Estado, na Rua ____________, n° ___, bairro ____________, na cidade de ____________, requerendo que Vossa Excelência mande distribuir e processar esta ação na forma da lei e dos dispositivos regimentais.

Nestes termos,

Pede deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/

EXMOS. SRS. DRS. JUÍZES DA TURMA __ª CÍVEL DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA ___ª REGIÃO

Processo de origem n.º _________

Recorrente:___________

Recorridos: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS

Objeto: AÇÃO RESCISÓRIA DA SENTENÇA PROFERIDA PELO SR. DR. JUIZ FEDERAL DA M.M. ___ª VARA DE ____________, SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ____________.

DAS RAZÕES DA RESCISÓRIA

A requerente ajuizou na ___ Vara Federal de _________, na seção judiciária do ________, na condição de contribuinte da Previdência Social, ação ordinária contra o INSS com o fito de ver declarada a inexistência da obrigação da autora de recolher contribuição previdenciária incidente sobre o pró-labore dos seus administradores.

A autarquia ré fulcra seu desconto no inciso I, artigo 3º, da Lei n.º 7.787/89.

A autora argumentou que o artigo 3º, inciso I da Lei nº 7.787/89 é flagrantemente abusivo e que a Resolução Senado Federal nº 14, de 19.04.1995, suspendeu da sua execução da expressão "avulsos, autônomos e administradores" e declarando-a inconstitucional.

Este tipo de contribuição, somente poderia ter sido instituída através de competente Lei Complementar, nos termos preconizados pelo artigo 195, § 4º da CF/88.

Entretanto, esta contribuição foi instituída através de lei ordinária, ferindo disposições constitucionais.

A autora requereu que o juízo Ad Quem que julgasse procedente a ação, declarando a inexistência da obrigação ao recolhimento desta contribuição incidente sobre a remuneração dos administradores da autora.

Em sítio de contestação a autarquia Ré alegou que a expressão "folha de salário" foi utilizada pela Constituição em sentido amplo, abrangendo o pró-labore, que nada mais é que uma remuneração correspondente aos serviços prestados.

Neste juízo, em sentença proferida pelo MM. Juiz ________________, foi julgada improcedente a ação, condenando a Autora ao pagamento dos honorários de 10% (dez por cento), na ação ordinária, e ao imediato pagamento das contribuições além de custas processuais.

Objetivando reformar a sentença monocrática adversa, a autora intentou apresentar apelação porém foi julgado intempestivo.

A sentença rescindenda foi proferida em __/__/__, nos autos n.º ________, decidindo pela constitucionalidade do artigo 3º, inc. I da Lei n.º 7.787/89.

Esta sentença transitou em julgado em __/__/__.

A modificação desta sentença, portanto, só poderá se efetivar mediante a propositura da presente ação rescisória.

A pretensão da Requerente é rescindir esta decisão, tendo-se em vista que declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal no recurso extraordinário n.º 177.296-4/210, conforme comunicação feita pela Corte, nos termos do ofício n.º 130-P/MC, STF, de 23 de setembro de 1994.

Os debates jurídicos travados em torno da exação denominada de contribuição previdenciária incidente sobre os valores pagos aos administradores, é matéria por demais conhecida deste e de todos os Tribunais Federais do País.

O Plenário do Supremo Tribunal Federal, ao Apreciar a matéria relativa à contribuição previdenciária incidente sobre os valores pagos aos administradores, acolheu a argüição da inconstitucionalidade do inciso I, do artigo 3º da Lei 7.787/89.

Prevaleceu, portanto, o entendimento, do STF, de que é inconstitucional a exigência da contribuição previdenciária incidente sobre os valores pagos aos administradores.

Embora o assunto tenha sido excessivamente estudado e debatido esta decisão não possui o efeito "Erga Omnes", porém o TRF´s passaram a seguir a orientação ditada pela Corte Suprema. A partir de então tornou-se a única corrente jurisprudencial aceita.

O Supremo Tribunal Federal, tendo declarado a inconstitucionalidade do primeiro inciso do artigo 3º, da Lei 7.787/89, incidentalmente, nos termos dos artigos 176 e 177 do Regimento Interno do STF (RISTF), expediu ofício ao Senado Federal para que fosse atendido o disposto no artigo 52, inciso X, da CF/88.

Art. 52, X da CF/88, in verbis:

"Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:"

Omissis

"X - suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal;"

Omissis

O Senado Federal, em atenção à importância do assunto, não se desincumbiu de seu "munus" constitucional, suspendendo a execução do dispositivo declarado, em decisão definitiva, através da resolução do senado n.º 14, in verbis:

"RESOLUÇÃO SENADO FEDERAL N.º 14 DE 19.04.1995 - DOU 28.04.1995

Suspende a Execução da Expressão "Avulsos, Autônomos e Administradores", contida no inciso I do art. 3º da Lei n.º 7.787, de 1989.

Art. 1º Fica suspensa a execução da expressão "avulsos, autônomos e administradores", contida no inciso I do art. 3º da Lei n.º 7.787, de 1989, declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal no recurso extraordinário n.º 177.296-4/210, conforme comunicação feita pela Corte, nos termos do ofício n.º 130-P/MC, STF, de 23 de setembro de 1994.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário."

Portanto não resta outra alternativa senão recorrer ao Judiciário, para que em sede de ação rescisória por violar disposição do senado federal e decisões proferidas pelo Supremo.

Reparando-se, assim, o equívoco cometido contra a Requerente, podendo pleitear a devolução do que pagou indevidamente ou compensar aqueles valores com tributos de mesma espécie.

O caso em tela apresenta-se claramente dentro do art. 485, inciso V do CPC, in verbis:

"Art. 485 - A sentença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando:

Omissis

V - violar literal disposição de lei;"

Omissis

Portanto, a decisão judicial atacada ajusta-se perfeitamente ao disposto no inciso V, do artigo 485, do CPC.

Não se trata de interpretação de texto da lei, mas de eficácia da norma jurídica - aplicação da Lei - em face do ordenamento constitucional. Norma nula, não produz qualquer efeito.

"Ex positis" requer:

a) Que Vossa Excelência receba a presente ação determinando o seu devido processamento e registro bem como as demais diligências legais;

b) A citação do réu, através de sua Procuradoria Regional, para os termos da presente ação, e para que a conteste, se quiser, sob pena de confesso na matéria de fato;

c) Que a presente ação seja ao final, julgada procedente, desconstituindo a decisão rescindenda, e proferindo outra na qual se declare a inexistência da obrigação da Autora de recolher a contribuição previdenciária incidente sobre a remuneração de seus administradores;

d) Seja o Requerido condenado ao pagamento de todas as custas processuais e honorários advocatícios;

e) Protesta-se pela produção de prova documental, se necessário.

ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______

Termos em que

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB-RS/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Agravo retido diante de despacho que rejeitou exceção de incompetência
Agravo de instrumento contra despacho de juiz que não deferiu o pedido de tutela antecipada antes
Ação de consignação em pagamento, devido à recusa injustificada do locador em receber o aluguel.
Apresentação de contestação à ação de busca e apreensão convertida em depósito
Contra-razões de apelação, alegando-se ausência de culpa de empresa fotográfica na perda de pátri
Ação de adjudicação compulsória para transferência de imóvel
Ação ordinária de revisão e redução de cláusula penal de distrato contratual
Contestação de pedido de levantamento de revelia
Ação de indenização, ante alagamento de imóvel em decorrência de obras feitas pelo Município
Apresentação de contestação à ação de rescisão contratual tendo em vista a ocorrência de evicção
Homologação de sentença estrangeira
Comunicado à parte contrária sua intenção de dar início à arbitragem