Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação declaratória de tempo de serviço de trabalhador rural - Bóia-fria

Petição - Civil e processo civil - Ação declaratória de tempo de serviço de trabalhador rural - Bóia-fria


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DECLARATÓRIA DE TEMPO DE SERVIÇO - TRABALHADOR RURAL - BÓIA-FRIA

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________ - UF

____________, brasileiro, casado, agricultor, inscrito sob RG n.º ____________ e CIC-MF sob n.º ____________ residente e domiciliado na cidade de ____________, na Rua ____________, n.º ____________, Bairro ____________, nesta Cidade, vem, à presença de Vossa Excelência, muito respeitosamente, por seu advogado infra-assinado (doc. 01), com escritório situado nesta cidade, à rua ________, n°___, bairro ____, onde recebe intimações e avisos, para propor a presente:

AÇÃO DECLARATÓRIA DE TEMPO DE SERVIÇO em face Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, Autarquia federal, com Superintendência neste Estado, na Rua ____________, n° ___, bairro ____________, na cidade de ____________, pelos motivos que passa a expor:

O autor sempre exerceu atividade como trabalhador rural, desenvolvendo atividade eminentemente agrícola, trabalhando ora em suas terras como também em terras de terceiros como "BÓIA-FRIA", trabalhando em plantações de mandioca, feijão, soja, trigo entre outros, durante o período de __/__/__ até __/__/__, após este período o autor trabalhou como suinocultor, comercializando suínos de corte, como comprova as notas fiscais de venda ao frigorífico ________ e também as notas fiscais de produtor rural em anexo (docs. 02, 03 e 04).

A novel Constituição Federal de 1988, apregoou através do artigo 7º e seus incisos, igualdade entre trabalhadores urbanos e rurais, abrindo espaço até para que o trabalhador rural deslocado para o setor urbano possa computar o tempo de sua anterior atividade para fins de aposentadoria.

O autor comprova a sua atividade rural, através do testemunho de diversas pessoas, rol incluso (doc. 05), onde ficou patente que o autor desenvolveu a atividade agrícola durante toda a sua vida profissional.

O requerente exerceu plenamente a atividade agrícola, inicialmente em terras de terceiros (BÓIA-FRIA) e posteriormente em suas terras (produtor rural). Possui também como prova documental, a escritura de suas terras no município de __________ e várias notas fiscais emitidas como produtor rural referente a venda de cereais para a cooperativa _________(docs. 06 e 07)

Tem-se a disposição da autarquia ré tanto a prova testemunhal, quanto a prova documental e mesmo assim o réu se negou a aceitar o pedido de aposentadoria por tempo de serviço, alegando o não enquadramento do requerente como trabalhador rural, isto tão-somente por incongruência no depoimento de uma das testemunhas. Ora, o requerente exerceu durante um período considerável atividades como trabalhador rural ilegal, como BÓIA-FRIA, e alguns de seus antigos empregadores por razões óbvias são refratários em admitir a relação empregatícia com o autor, mas outras testemunhas deram seus depoimentos corroborando as alegações do autor, sendo, desta maneira, normal ter constado alguns depoimentos controversos.

A pretensão do autor está dentro dos limites estabelecidos pelo artigo 5º, inciso I do CPC, eis que, quer ver declarada a existência de relação jurídica, especialmente voltada para comprovação laboral em relação à previdência social.

Se porventura restar quaisquer dúvidas com relação a contratualidade dos empregadores e o autor com relação a sua ocupação como bóia-fria, vide jurisprudência acostada:

"A vinculação empregatícia pode ser caracterizada, embora o empregado trabalhe somente em certos dias de cada semana com subordinação salarial (RR 2.229/76, TST, 3ª Turma, DJU 9.5.77, p. 2946). "

"Bóia fria. Contrato de trabalho. Para a configuração do contrato de trabalho não se exige a prestação diária de serviços, basta que haja o estado de subordinação (RO 873/78, Paraná, TRT, 5.4.79, DJPR 16.4.89)."

É importante frisar que em nosso regime processual vigente qualquer tipo de prova presta-se para formar a convicção do julgador, devendo o juiz estabelecer o valor de cada prova, incluindo os depoimentos das testemunhas.

A Jurisprudência já firmou seu posicionamento com relação a valoração da prova testemunhal, principalmente no consoante aos bóias-frias:

PREVIDENCIÁRIO. RURÍCOLA (BÓIA-FRIA). APOSENTADORIA POR VELHICE.

PROVA PURAMENTE TESTEMUNHAL. INTERPRETAÇÃO DE LEI DE ACORDO COM O ART. 5º DA LICC, QUE TEM FORO SUPRALEGAL.

RECURSO ESPECIAL NÃO CONHECIDO PELA ALÍNEA A DO AUTORIZATIVO

CONSTITUCIONAL.

I - O JUIZ -E EM SUAS ÁGUAS O TRIBUNAL A QUO- JULGOU PROCEDENTE

PEDIDO DA AUTORA, NÃO OBSTANTE AUSÊNCIA DE PROVA OU PRINCÍPIO DE

PROVA MATERIAL (LEI N. 8.213/91, ART. 55, PAR. 3.).

II - A PREVIDÊNCIA, APÓS SUCUMBIR EM AMBAS AS INSTÂNCIAS, RECORREU

DE ESPECIAL (ALÍNEA A DO ART. 105, III, DA CF).

III - O DISPOSITIVO INFRACONSTITUCIONAL QUE NÃO ADMITE "PROVA

EXCLUSIVAMENTE TESTEMUNHAL" DEVE SER INTERPRETADO CUM GRANO SALIS

(LICC, ART. 5º). AO JUIZ, EM SUA MAGNA ATIVIDADE DE JULGAR, CABERÁ

VALORAR A PROVA, INDEPENDENTEMENTE DE TARIFAÇÃO OU DIRETIVAS

INFRACONSTITUCIONAIS. ADEMAIS, O DISPOSITIVO CONSTITUCIONAL (ART.,

202, I) PARA O "BÓIA-FRIA" SE TORNARIA PRATICAMENTE INFACTÍVEL, POIS

DIFICILMENTE ALGUÉM TERIA COMO FAZER A EXIGIDA PROVA MATERIAL.

IV - RECURSO ESPECIAL NÃO CONHECIDO PELA ALÍNEA A DO AUTORIZATIVO

CONSTITUCIONAL.

Data da Decisão

10/05/1994

Órgão Julgador

T6 - SEXTA TURMA

Decisão

POR UNANIMIDADE, NÃO CONHECER DO RECURSO.

No caso em tela além da prova testemunhal, a ser produzida, são acostados documentos comprobatórios da relação que se quer ver declarada.

"Ex Positis", requer:

Que Vossa Excelência cite o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, na pessoa de seu representante legal, no endereço supracitado, para vir responder aos termos da presente Ação, sob a pena de revelia e confissão se não o fizer.

Que a presente ação seja ao final, julgada procedente, declarando-se a certeza da existência de relações jurídicas de trabalho do requerente e também declarando-se a relação de cunho previdenciário entre o réu e o autor com o fito último da concessão do benefício da aposentadoria por tempo de serviço, conforme os ditames legais;

Seja o Requerido condenado ao pagamento de todas as custas processuais e honorários advocatícios;

Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente o depoimento pessoal do representante legal do requerido, sob pena de confissão se este não comparecer, ou, comparecendo, negar-se a depor.

Valor da causa: R$ ______

Termos que

Pede deferimento.

____________, __ de _______ de 20__.

____________
Advogado

OAB N.º______


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação ordinária de cumprimento de contrato
Mandado de segurança impetrado para o fim de atribuição de efeito suspensivo à apelação
Embargos de declaração de ônus sucumbenciais
Contestação à ação de reintegração de posse, alegando-se a incompetência da Justiça Comum para a
Ação cautelar para exibição de cópia de instrumentos de contrato de crédito rotativo
Pedido de ressarcimento de despesas hospitalares e indenização por dano moral, dano estético e lu
Trata-se de protesto apresentado por partido político atestando a falta de oportunidade para fisc
Trata-se de contrato de arrendamento mercantil inadimplido
Ação de indenização por danos morais com pedido de condenação
Medida cautelar de sequestro
Ação de indenização, em decorrência de falecimento de menor em acidente de trânsito
Aditamento à contestação