Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de usucapião ordinário

Petição - Civil e processo civil - Ação de usucapião ordinário


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE USUCAPIÃO ORDINÁRIO - ART 1242 DO NCC

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ___ª Vara Cível.

Comarca de ___________ – ___.

Petição Inicial

___________, brasileiro, solteiro, inscrito no CPF sob nº ___________, portador do RG nº ___________, residente e domiciliado a Rua ___________, nº ____, B. ___________, ___________ – ___, por seu procurador firmatário nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 01), o qual, recebe intimações em seu endereço profissional sito a Rua ___________, nº ____, sala ____, fone/fax ___________, B. ___________, ___________ – ____, respeitosamente, vem a presença de V. Exª. propor a presente

AÇÃO DE USUCAPIÃO ORDINÁRIO, na forma prevista o artigo 1.242 do Novo Código Civil Brasileiro.

- DO IMÓVEL -

1. O Autor é o atual proprietário do terreno urbano matriculado sob nº ______, a fls. ___ do livro nº ____ Registro Geral do Ofício de Registro de Imóveis da ___ª Zona da Comarca de ___________, o qual, possui a seguinte codificação cadastral: (Doc. 02)

"Um terreno urbano, constituído pelo lote número ___, do quarteirão ___, setor ___, zona ___, numerações administrativas da zona ___________, no Bairro ___________, nesta cidade de ___________, com frente ao norte, à Rua ___________, lado par, distando aproximadamente ___ metros da esquina com a Rua ___________, no quarteirão formado pelas citadas ruas, mais ruas ___________, ___________ e área verde, limite da quadra ___, contendo uma casa de madeira, para moradia, à Rua ___________, nº ____, com a área dito terreno de duzentos e vinte metros quadrados (220,00m²) medindo e confrontando: ao norte, por 11 metros com a rua ___________; ao sul, por igual medida com propriedade de ___________; a leste, por 20 metros com terras de ___________; e a oeste, também por 20 metros com propriedade de ___________".

- DOS CONFRONTANTES -

2. São confrontantes da área que se pretende usucapir os senhores ___________, residente e domiciliado a rua ___________, nº ____, B. ___________, ___________, residente e domiciliado a rua ___________, nº ____, B. ___________ e ___________, residente e domiciliado a Av. ___________, nº ____, apto. ____, todos em ___________ – ___.

- DA ÁREA A SER USUCAPIDA -

3. Nos fundos do imóvel descrito acima existe uma sobra de aproximadamente 27,50m², a qual, não se encontra registrada.

4. A fim de melhor demonstrar a sobra existente acosta-se planta do imóvel elaborada por profissional competente para tanto, bem como, ilustração fotográfica. (Doc. 03)

5. Pela planta apresentada verifica-se que a área registrada não corresponde a área existente, demonstrando a deficiência do registro, eis que, dito imóvel possui 22,50 metros de frente a fundos e não apenas 20,00 metros, o que impõe a este uma área total de 247,5m² e não apenas 220 m².

6. Com as fotografias verifica-se ainda o ânimo de dono, eis que referida sobra encontra-se cercada, exercendo o Autor a posse sobre ela. (Doc. 04)

- DA POSSE -

7. Como dito referida sobra existe a longo tempo.

8. O pai do Autor já era conhecedor da referida sobra não registrada quando comprou dito imóvel em condomínio com o Sr. ___________ em ___ de janeiro de 1988.

9. De lá para cá, como se comprova pela matrícula do imóvel (Doc. 02), várias transações se realizaram, a exemplo, no dia ___ de setembro de 1997, ocorreu a inscrição do formal de partilha oriundo o processo nº ___________, pelo qual, o pai do Autor Sr. ___________ transmitia sua quota no imóvel para a sua ex-esposa e mãe do Autor Sra. ___________.

10. Posteriormente, em ___ de dezembro de 1997, a Sra. ___________ adquiriu o restante dos 50% do imóvel dos Srs. ___________ e sua esposa ___________, tornando-se a única proprietária do imóvel.

11. Por fim, em ___ de junho de 2000 o Autor adquiriu o imóvel de sua mãe.

12. Fatos que comprovam a posse mansa e pacífica sobre referida sobra a mais de quinze anos.

- DO DIREITO -

13. A presente demanda objetiva a declaração aquisitiva da propriedade sobre a sobra de terras acima descrita, na forma do usucapião ordinário previsto no artigo 1.242 do Novo Código Civil.

14. Diz o artigo 1.242 do Novo Código Civil (Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002):

"Art. 1.242. Adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por 10 (dez) anos."

15. Por força do disposto no artigo supra necessário a comprovação da posse mansa e pacífica com "animus domini", o lapso temporal de 10 (dez) anos e o justo título.

16. Por justo título acostamos a matrícula do imóvel junto ao Ofício de Registro de Imóveis da ___ª Zona da Comarca de ___________, o qual, confere a condição de proprietário ao Autor. (Doc. 02)

17. Diz mais em seu artigo 1.243:

"O possuidor pode, para o fim de contar o tempo exigido pelos artigos antecedentes, acrescentar à sua posse a dos seus antecessores (art. 1.207), contanto que todas sejam contínuas, pacíficas, e nos casos do art. 1.242, com justo título e de boa-fé."

18. Desta forma, somadas as posses dos antigos proprietários, ___________, ___________ e sua esposa ___________ e ___________ comprovado está a posse mansa e pacífica com ânimo de dono e o lapso temporal de mais de 15 (quinze) anos.

19. Por ânimo de dono ainda podem citar as fotografias anexadas (Doc. 04), nas quais, se verifica que a sobra de terras encontra cercada.

20. Assim, estão cumpridos todos os requisitos necessários a autorizar o manejo da presente demanda, esperando seu julgamento totalmente procedente declarando-se adquirida a propriedade sobre a sobra de terras existente no imóvel descrito no item 1.

DIANTE DO EXPOSTO, REQUER:

a) A citação dos confinantes, abaixo qualificados, por meio de ARMP para que manifestem-se a respeito da presente demanda:

- ___________, residente e domiciliado a rua ___________, nº _____, B. ___________;

- ___________, residente e domiciliado a rua ___________, nº ____, ___________; e

- ___________, residente e domiciliado a Av. ___________, nº ____, apto. ___, todos em ___________ – ___.

b) A expedição de edital, na forma prevista no artigo 942 do CPC para citação dos réus em lugar incerto e não sabido e de eventuais terceiros interessados;

c) A intimação por meio postal da União, Estado e Município para que manifestem o seu interesse na presente demanda;

d) A intimação do representante do Ministério Público para que intervenha no presente feito;

e) Provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos em especial a oitiva dos antigos proprietários do imóvel;

f) Por fim, a procedência integral da presente demanda com a declaração da aquisição do domínio sobre a sobra de 27,50m² existe sobre o imóvel matriculado sob nº ______ a fls. ___ do Livro nº ___ do Ofício de Registro de Imóveis da ___ª Zona da Comarca de ___________ – ___, devidamente descrito no item 1 da presente, determinando-se a expedição de mandado de inscrição da r. sentença junto ao Registro Imobiliário.

Valor da Causa: R$ ______ (Estimativa do valor da área a ser usucapida)

N. T.

P. E. Deferimento.

___________, ___ de ___________ de 20__.

Pp. ___________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de busca e apreensão de veículo (01)
Ação de despejo para uso de ascendente
Execução pelo devedor
Ação de reparação de danos em decorrência de acidente de trânsito
Ação declaratória cumulada com restituição de parcelas pagas
Pedido de indenização ou reparação de dano causado
Citação de informação de falência
Contestação à ação de indenização decorrente de acidente automobilístico, sob alegação de culpa d
Contestação de reconvenção de ação de dissolução de sociedade
Contestação à ação de indenização, aduzindo a ilegitimidade ativa do autor, uma vez que o mesmo n
Ação de anulação de casamento cumulada com indenização por danos morais e materiais
Interposição de medida cautelar inominada em face de instituição financeira, ante a existência de