Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de ressarcimento por danos causados em acidente de veículo de via terrestre

Petição - Civil e processo civil - Ação de ressarcimento por danos causados em acidente de veículo de via terrestre


 Total de: 15.244 modelos.

 

Ação de Ressarcimento Por Danos Causados em Acidente de Veículo de Via Terrestre. (CPC, art. 275, II, d)

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA Xª VARA CÍVEL.

TÚLIO MARCOS, brasileiro, casado, motorista profissional, residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Independência, 1.822, apartamento nº 101, por seu procurador abaixo firmado, conforme instrumento de mandato incluso, com escritório profissional na Rua da República, 1.899, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 275, inciso II, letra d, do Código de Processo Civil, e art. 129 c/c art. 1.528, do Código Civil, promover AÇÃO DE REPARAÇÃO POR DANO CAUSADO EM ACIDENTE DE VEÍCULO, contra LÚCIO SÉRGIO, brasileiro, divorciado, motorista profissional, residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Pedro Álvares Cabral nº 1.500, pelas razões de fato e de direito que passa a expor.

1.- Em data de 11 de junho p. passado, por volta das 16 horas, o autor trafegava com seu automóvel marca Ford Mondeo, cor azul, placas IAU 2425 (certificado de propriedade incluso), pela Avenida Ipiranga, no sentido bairro-centro.

2.- Ao atingir o cruzamento da referida artéria com a Rua Independência, empreendeu a travessia já que a sinaleira ali existente, mostrando a cor verde, dava-lhe plenas condições para tal.

3.- Ocorre que, quando já ultrapassava a metade do cruzamento, o sinal mudou para a cor amarela. Nesse exato momento foi violentamente abalroado pelo taxi marca Volkswagen, placas UAA 4949, de propriedade do réu e por ele dirigido, que trafegava pela Rua Independência (croquis anexo) e que, afoitamente, intentou a travessia quando a sinaleira ainda não lhe dava condições para essa manobra.

4.- Ressalte-se que o motorista réu não aguardou a passagem do automóvel do autor, o qual já atravessava o cruzamento e, portanto, tinha preferência de travessia porque o sinal verde lhe dava plenas condições, conforme se pode verificar através da certidão de registro de ocorrência que instrui a presente peça inicial e pelas testemunhas presenciais, abaixo arroladas.

5.- Em conseqüência do acidente, o automóvel do autor sofreu amassamento parcial na parte lateral trazeira direita, parachoques trazeiro, sinaleiras e lâmpadas, danificando inclusive a porta lateral direita, danos esses que atingem a cifra de R$ ...,.. , de acordo com o menor dos três orçamentos inclusos.

Em razão do exposto e, com fundamento nos dispositivos preambularmente invocados, requer a Vossa Excelência, se digne mandar citar o réu para comparecer em audiência a ser designada, nos termos dos arts. 277 e 278 do mesmo diploma processual, formulando resposta, caso queira, sob pena de revelia, condenado, ao final, no pagamento, do valor dos danos verificados, acrescidos das cominações legais, além de custas processuais e honorários advocatícios na base de 20% sobre o valor corrigido da causa.

Requer, outrossim, seja tomado o depoimento pessoal do requerido e intimadas as testemunhas no final arroladas, para serem ouvidas em audiência.

Protesta por todo o gênero de provas e requer a sua produção pelos meios admitidos em direito.

Rol de testemunhas:

1.- ...................

2.- ...................

3.- ...................

Valor da causa: R$...,..

Nestes termos

Pede deferimento.

Local e data

Assinatura do procurador.


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de reintegração de posse de imóvel adquirido em hasta pública, cujos antigos proprietários r
Contra-razões de agravo de instrumento, alegando-se prescrição quanto ao recebimento de honorário
Medida cautelar para sustação de protesto (02)
Cumulação de execuções
Pedido de abertura de inventário na forma de arrolamento, em que acordam os herdeiros, todos maio
Ação rescisória para desconstituir, parcialmente, acórdão
Ação de alimentos desconto em folha de pagamento
Resposta à interpelação judicial relativa à transferência de imóvel
Ação de busca e apreensão em face de bem alienado fiduciariamente
Ação de cobrança em face de inadimplência do Município, quanto ao pagamento de prestação de servi
Interdito proibitório em face de estorvo na construção de muro divisório
Contestação, apresentada pelo denunciado à lide, à ação de indenização por evicção