Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de reparação de danos físicos e morais em acidente de trabalho

Petição - Civil e processo civil - Ação de reparação de danos físicos e morais em acidente de trabalho


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS FÍSICOS E MORAIS - ACIDENTE DE TRABALHO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE ___________ - __

(nome, qualificação e endereço), por seu advogado infra-assinado (doc. 01), com escritório situado nesta cidade, à rua ________, n°___, bairro ____, onde recebe intimações e avisos, vem à presença de V. Exa. interpor a presente AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS FÍSICOS E MORAIS DERIVADOS DE ACIDENTE DE TRABALHO, em face de (nome, qualificação e endereço). Com fulcro no artigo 7º, inciso XXVIII da CF/88 e artigo 186, 949 e 950 todos do Novo Código Civil, pelos fatos e fundamentos descritos a seguir:

A Requerente foi contratada pela Requerida em __/__/__, para trabalhar como __________, sua principal função era __________________, auxiliando no translado de mercadorias entre o armazém-geral e o depósito da requerida.

Na data de __/__/__, em pleno exercício de suas atividades , a Requerente foi vítima de Acidente de Trabalho, quando estando no interior do caminhão após ter acondicionado as mercadorias o interior do veículo este foi abalroado por outro caminhão, a Requerente foi arremessada para fora da boléia do veículo caindo ao chão.

Do acidente, a Requerente teve como conseqüência deslocamento da sexta vértebra, acarretando a partir de então a incapacidade para continuar exercendo as atividades inerentes ao trabalho, bem como os serviços que cotidianamente executava como dona de casa.

Após o infortúnio a Requerente apresentou seqüelas progressivas e permanentes, conforme relatório médico incluso, necessitando de rigoroso e caro tratamento médico, especificamente tratamento fisioterápico e coletes ortopédicos.

O trágico acidente que a vitimou, marcou-a profundamente, transformando a Requerente em todos os aspectos, ou seja, efetivo, moral e financeiro, sempre acompanhados de violenta depressão, com certeza sendo esse acidente o elemento angustiante que desequilibra inteiramente sua vida.

Está claramente caracterizado os danos morais sofridos pela Requerente, todos decorrentes da dor e da incapacidade física, sinalizando desta feita, a necessidade do reparo pertinente aos danos morais sendo portanto cumulativos aos danos físicos.

A culpa atribuída a empresa onde trabalhava a Requerente, na modalidade de culpa "in eligendo", caracteriza-se pela má escolha de seu preposto, o motorista do caminhão, responsável pelo transporte das mercadorias.

Poderia-se argumentar que o preposto da requerida, ao colidir com o caminhão tendo como conseqüência o acidente que vitimou a Requerente, agiu sem culpa mas se a requerida tivesse escolhido melhor o seu funcionário, não teria o mesmo chegado às circunstâncias que levaram a colisão.

Conclui-se pela responsabilidade objetiva da empresa Requerida, vez que explora serviços e atividades que requer cautela máxima, obtendo lucros, sem contudo atentar para as mais simples regras de seu ofício, como contratar um empregado a altura de suas responsabilidades.

É sabido que o acidente do trabalho, dentro do normal risco da atividade laborativa é regido pela Lei de Acidentes, pois dispensa o lesado de demonstrar, na via ordinária, a culpa do empregador.

Aquilo que extravasar o simples risco profissional, cai no domínio da Responsabilidade Civil.

Desta feita, no caso em tela, preceitua o artigo 7º, inciso XXVIII da CF/88, assegurando ao trabalhador o direito ao seguro acidentário, cumulativamente com a obrigação de reparar o dano, quando o empregador incorrer em dolo ou culpa.

Ex Positis, requer-se:

A citação da requerida, através do seu representante legal, para se quiser, venha a oferecer sua contestação, sob pena de revelia se não o fizer;

O julgamento da presente como sendo TOTALMENTE procedente com a devida e justa condenação da requerida na INDENIZAÇÃO por danos morais e físicos moral e físico.

A produção de todos os meios de prova em direito admitidos.

Valor da Causa: R$ ______

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contestação à ação de indenização, sob alegação de carência de ação e doença pré-existente
Reclamação ao Juizado Especial Cível para rescisão contratual
Contra-razões de apelação, alegando-se ausência de culpa de empresa fotográfica na perda de pátri
Ação declaratória de ato jurídico perfeito e interpretação contratual, tendo em vista reajuste in
Colação de bens pelo herdeiro
Contestação à ação reivindicatória, alegando a aquisição do imóvel reivindicado
Ação civil pública em face de empresas falsificadoras de determinado medicamento
Exibição dos livros comerciais e dos documentos do arquivo
Interposição de embargos à execução fiscal, sob alegação de cobrança indevida de ICMS
Ação reivindicatória de condomínio
Execução de hipoteca
Agravo de instrumento em face de decisão que considerou intempestivos os embargos à execução