Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de demarcação e divisão cumulada com reitegração de posse de área invadida

Petição - Civil e processo civil - Ação de demarcação e divisão cumulada com reitegração de posse de área invadida


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE DEMARCAÇÃO E DIVISÃO CUMULADA COM REINTEGRAÇÃO DE POSSE DE ÁREA INVADIDA

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL

COMARCA DE _________ - UF

____________ (nome do autor, qualificação e endereço), por seu advogado, que recebe intimações no endereço ____________, vem, mui respeitosamente, perante Vossa Excelência, propor a presente

AÇÃO DEMARCATÓRIA CUMULADA COM DIVISÓRIA E REINTEGRATÓRIA DE POSSE, contra

____________ (nome dos réus, qualificação e endereço), na ação demarcatória e reintegratória, e

____________ (nome dos réus, qualificação e endereço), na ação de divisão, amparado no disposto nos arts. 946, 947, 950, do CPC, e nos seguintes fundamentos fáticos:

1 - As ações ora intentadas contra os réus acima identificados, objetiva delimitar a propriedade do autor em conjunto com os réus ____________, uma vez que os marcos anteriormente existentes, foram suprimidos de forma ilícita pelos réus ____________, proprietários da área confinante, lado ________

DA AÇÃO DEMARCATÓRIA

2 - Conforme antedito, a propriedade do autor, em condomínio, pelo lado _____, não mais possui o marco divisório em razão de o réu ____________, tê-lo suprimido de modo ardiloso e fraudolento, há, mais ou menos, dois anos atrás.

3 - Aproveitando-se da queda do cercamento anteriormente existente entre as propriedades, em virtude de um temporal, o réu ____________, retirou o marco divisório, possibilitando que parte do gado que cria invadisse a área do autor, em busca de pastagens.

4 - O autor, ao tomar ciência do fato, buscou um entendimento com o réu, a fim de edificar o cercamento no local onde anteriormente se encontrava.

5 - Ocorre que o réu não aceitou a proposta, alegando que o cercamento estava no local, em face de acordo entre os anteriores proprietários, sem, contudo, indicar a divisa entre as propriedades.

6 - Tal argumento é infundado, visto que há mais de quarenta anos que a cerca encontrava-se naquele local, e confere com a descrição constante no Registro do Imóvel. As negociações estenderam-se desde a queda do marco até os dias de hoje, não resultando qualquer consenso.

7 - Em assim sendo, não resta outra forma de solucionar o impasse, a não ser pela intervenção do Judiciário, procedendo-se a demarcação das terras, na forma do art. 950 e seguintes do CPC.

DA REINTEGRAÇÃO DE POSSE

8 - Com a discussão instaurada entre o autor e o réu ____________, em face da retirada da cerca entre as propriedades, o réu aproveitou-se para expandir a área destinada à sua criação de gado, para dentro da propriedade do autor, destruindo suas pastagens e plantações, além de terem desaparecido rés do rebanho do autor, que se misturaram com o rebanho do réu.

9 - Para evitar maiores contendas, o autor não adentrou a propriedade do réu em busca das rés, apenas efetuando a ocorrência policial do desaparecimento, por constituir crime.

10 - Em se efetivando a demarcação da área e evidenciando-se que o réu ocupa parte do imóvel do autor, requer-se a expedição de mandado reintegratório de posse, a fim de que o autor tenha a posse plena sobre seu bem imóvel, fixando-se multa diária em caso de descumprimento da ordem judicial.

11 - Outrossim, requer seja realizada perícia a fim de apurar-se o prejuízo sofrido pelo autor, em face da ocupação indevida do imóvel pelo réu, com a destruição de pastagens e plantações, conforme ficará demonstrado durante a instrução do feito, condenando-o ao pagamento do valor apurado pelo perito, além dos juros legais incidentes em face do ato ilícito praticado.

DA AÇÃO DE DIVISÃO

12 - Procedida a demarcação do imóvel e a reintegração da posse, conforme anteriormente requerido, seja realizada a divisão da gleba, nos termos do artigo 967 e ss. do CPC, uma vez passado o prazo estabelecido no testamento e limitado pelo art. 1.320, § 2º do CCB, para que o imóvel permanecesse indiviso.

13 - Os condôminos receberam o imóvel como legatários, pelo passamento de um tio comum, em cujo testamento ficou determinada a indivisão pelo prazo de cinco anos.

14 - Passada a condição de indivisão e não mais interessando ao autor permanecer na comunhão, requer seja a gleba dividida, respeitando-se o quinhão estabelecido para cada condômino, constante no Registro do Imóvel.

15 - Deverá ser realizada perícia para aferição do valor da terra nua e benfeitorias, a fim de estabelecer-se a real parcela do imóvel tocante a cada consorte.

DOS PEDIDOS

Em face ao exposto, requer-se a procedência dos pedidos, procedendo-se a demarcação da área na divisa indicada, bem como a reintegração da posse da área ocupada indevidamente pelo réu ____________, com a condenação desse ao pagamento dos prejuízos causados por seu ato ilícito, cujo montante deverá ser apurado por perícia técnica. Ato contínuo, seja procedida a divisão do imóvel, expedindo-se o respectivo mandado para anotação no Registro Imobiliário, com abertura de matrículas individuadas para cada quinhão. Outrossim, requer-se a citação dos réus para apresentarem contestação, querendo, sob pena de revelia. Ainda, sejam as de cada ação rateadas na forma dos art. 25 e 569, ambos do CPC. Em caso de contestação, seja o vencido condenado aos ônus da sucumbência. Protesta-se desde já, o deferimento da produção das provas em direito admitidas e necessárias à comprovação do alegado, em especial a pericial, testemunhal, inspeção judicial, documental e depoimento pessoal dos réus.

Dá-se à causa o valor de ____________

Nesses termos

Pede deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

Advogado

Nº OAB


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil