Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação cautelar de inclusão na pauta de julgamento

Petição - Civil e processo civil - Ação cautelar de inclusão na pauta de julgamento


 Total de: 15.244 modelos.

 

PETIÇÃO - AÇÃO CAUTELAR - INCLUSÃO NA PAUTA - JULGAMENTO

EXMO. SR. DR. RELATOR DES. ___________

___ª CÂMARA CÍVEL – TJRS.

Processo nº

___________ LTDA., qualificada nos autos da Apelação Cível nº ___________, que tem origem na AÇÃO CAUTELAR DE PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS nº ___________, na qual contende com ___________ SEGUROS S/A, vem respeitosamente a presença de V. Exª. dizer e requerer conforme segue:

1. O feito teve início em __/05/2000, tendo por objeto a realização de perícia técnica em máquinas de propriedade da ora Requerente, as quais sofreram sinistro em __/03/2000.

2. Em __/07/2001 foi proferida sentença a qual, a despeito de não ter sido a perícia levada a efeito de forma completa, homologou a prova produzida.

3. Dessa forma, os Requerentes formularam o presente recurso de Apelação, o qual foi distribuído em __/09/2001.

4. Em __/11/2001, os Apelantes solicitaram que fosse proferida decisão monocrática, antecipando os efeitos do recurso, ou, alternativamente, se determinasse a preferência da inclusão do feito em pauta.

5. O ilustre Des. ___________, em decisão que se encontra a fls. ___, deu provimento ao apelo, sob o seguinte argumento:

"Assim sendo, comprovada e reconhecida a incapacidade do louvado para levar a termo com suficiência o encargo a que se propôs, incompleta restou a medida prévia, caso em que urge seja a vistoria complementada, agora, por profissional da área de informática e eletrônica, já que o juízo, embora sabedor da amplitude técnica necessária para procedimento, em vista da sofisticação das máquinas eletronicamente programáveis, nomeou engenheiro de eletricidade que, já de início, destacou ser parcialmente incapaz de avaliar a natureza dos danos ocorridos.

[...]

Por conseguinte, em se tratando de equipamentos de grande porte e de avançada tecnologia, importados do Canadá (fl. 167), e segundo a recorrente, indispensáveis na fabricação programada de peças a inúmeros clientes, conforme pedidos anexados, não há dúvidas de que a prova não restou terminada. E a importância de uma vistoria ampla e completa na forma antecipada é flagrante, devido à urgente necessidade de conserto dos equipamentos, podendo desaparecer por completo os vestígios do sinistro ocorrido, prejudicando sua conclusão, e/ou realização de nova perícia em eventual ação de conhecimento a ser aforada." (fls. 294/295)

6. Todavia, a referida decisão foi tornada sem efeito pelo então Relator, tendo em vista agravo manejado pela parte adversa.

7. Pelo exposto, se verifica que o maquinário encontra-se parado, aguardando a realização da perícia, desde __/03/2000, ou seja, há quase três (3) anos.

8. A prova produzida na cautelar efetivamente não se presta para os fins a que se destina.

9. Enquanto não realizada a nova perícia, as máquinas não podem ser encaminhadas para reparo.

10. Durante esse período, acumulam-se prejuízos para a Requerente.

11. Prejuízos esses que, se ao final for constatada a natureza dos danos que as máquinas sofreram, terão de ser reparados pela Requerida.

12. Nesse sentido, a demora no processamento do feito poderá acabar sendo prejudicial a ambas as partes.

13. De outro lado, a realização de novo exame em nada prejudica a parte contrária, eis que virá a auxiliar no descobrimento da verdade e, eventualmente, evitar nova demanda judicial visando o cumprimento do contrato de seguro.

Isto Posto, requer seja determinada a inclusão do feito em pauta, com preferência, tendo em vista tratar-se de ação cautelar que merece um desfecho de forma urgente.

N. T.

P. E. D.

___________, ___ de ___________ de 20__.

P.P. ___________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Especificação de provas
Comunicação de falecimento do autor
Contestação de ação de indenização de taxista assaltado
Contestação à ação de reparação de danos materiais decorrentes de acidente de trânsito
Agravo de instrumento em face de decisão que indeferiu a gratuidade de justiça
Agravo de instrumento contra decisão que indeferiu a restituição de prazo para apelação
Exoneração do cargo de curador especial
Ação de rescisão contratual cumulada com devolução de quantia paga, indenização por benfeitorias
Ação ordinária de dissolução de união estável cumulada com separação de corpos e alimentos
Contra-razões de apelação de ação de interdito proibitório
Ação cautelar de não ajuizamento da ação principal com pedido de perda da eficácia
Contestação à ação anulatória de duplicata cumulada com perdas e danos