Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Administrativo Impetração de mandado de segurança, ante ato ilegal e abusivo de indeferimento de inscrição em concurso público

Petição - Administrativo - Impetração de mandado de segurança, ante ato ilegal e abusivo de indeferimento de inscrição em concurso público


 Total de: 15.244 modelos.

 
Impetração de mandado de segurança, ante ato ilegal e abusivo de indeferimento de inscrição em concurso público, sob alegação de falta de apresentação de documentação.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ... VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE .... - ESTADO DO ....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

MANDADO DE SEGURANÇA

em face de

Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para a Carreira de .... da Polícia Civil do Estado do ...., com endereço na Rua .... nº ...., na Comarca de ...., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Que o Impetrante, inscreveu-se junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública (cartão de identificação em anexo), para o Concurso Público - cargo .... de Polícia, recebendo o nº de inscrição ....

Na oportunidade apresentou toda a documentação exigida.

Surpreendentemente, tomou conhecimento pela publicação no Diário Oficial do Estado (cópia em anexo) que a referida inscrição foi indeferida, sob a alegação de falta de documentação.

A alegada falta de documentação, se resume no fato de que o ora Impetrante, juntou com seu pedido de inscrição, apenas cópia reprográfica autenticada de sua escolaridade, entendendo a autoridade coatora, que deveria tê-lo feito na original.

Esclarece ainda, que somente não apresentou o original do referido diploma, por não estar na posse do mesmo naquela ocasião, tendo em vista que concluiu o ....º Grau, no Estado do .... (cópia em anexo).

Sendo pacífico o entendimento jurisprudencial, que a efetiva comprovação da escolaridade do inscrito, somente é exigível, no momento de sua nomeação e não no ato simplista de inscrição.

Ocorre que foi designado, para a data de .... de .... de ...., a realização das primeiras provas, do referido concurso, para a qual, prevalecendo tal indeferimento, o Impetrante ficará alijado de seu direito líquido e certo de concorrer, apesar de legalmente inscrito, ao cargo público de .... de polícia.

DO DIREITO

Da narrativa preambular, se pode notar a presença dos requisitos informadores do Mandado de Segurança. Não resta dúvida da lesão ao direito líquido e certo do Impetrante em realizar as referidas provas, visto estar dentro das condições estabelecidas para participação do referido concurso público.

Para Alfredo Buzaid (In "Do Mandado de Segurança", vol. I, pág. 88, Ed. Saraiva, 1989), a conjunção líquido e certo é esclarecida pela idéia de sua "Incontestabilidade, isto é, uma afirmação jurídica que não pode ser séria e validamente impugnada pela autoridade pública, que pratica um ato ilegal ou de abuso de direito.
Ele tem, na realidade, dois pólos: um positivo, porque se funda na Constituição ou na lei; outro negativo, porque nasce da violação da Constituição ou da lei.
Ora, a norma constitucional ou legal há de ser certa em atribuir à pessoa o direito subjetivo, tornando-o insuscetível de dúvida."

Quanto à ilegalidade e abuso de poder, obviamente são antíteses dos requisitos anteriormente descritos, implícitas na violação daqueles e que por conseguinte, encontram-se evidentemente presentes, justificando a medida ora pleiteada.

Por estas razões é que se impetra o presente mandamus visando desconstituir o ato ilegal e abusivo cometido pela autoridade coatora.

DOS PEDIDOS

Pelo exposto, apontado como autoridade coatora o Sr. Presidente da Comissão da Banca Examinadora do Concurso Público da Polícia Civil do Estado do ...., com endereço na Rua .... nº ...., na Comarca de ...., requer o Impetrante:

a) a concessão de medida in limine litis para a suspensão do ato impugnado até a decisão de mérito, permitindo assim, que possa o Impetrante efetivamente fazer as provas necessárias, para que se avalie suas condições de integrar a Polícia Civil do Estado do ....;
b) notificação da autoridade coatora, para que preste as informações no prazo legal;
c) a procedência in totum do presente mandamus para o fim de, no mérito conceder-se definitivamente o Writ, corrigindo assim o ato ilegal e abusivo praticado pela autoridade coatora.

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Administrativo
Alegações finais em processo ético-administrativo junto ao Conselho Regional de medicina
Mandado de segurança impetrado para fins de classificação em concurso público
Defesa de representação junto à Ordem dos Advogados do Brasil, em razão da prática de publicidade
Ação anulatória de negócio de compra e venda
Pedido de anulação de processo administrativo disciplinar cumulado com reintegração no cargo e pa
Impugnação à contestação em ação anulatória de ato jurídico
Defesa prévia, sob alegação de falta de indicação do condutor do veículo em auto de infração de t
Impetração de mandado de segurança por parte de candidato reprovado em exame de saúde de concurso
Impetração de mandado de segurança no qual se requer a classificação em concurso
Defesa administrativa visando a nulidade de auto de infração lavrado ante a utilização de celular
Reclamação proposta contra o Governo, em decorrência de nulidade de provimento para cargo de dele
Requerimento de nulidade de autuação de empresa por infração ao Código de Trânsito (01)