Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Contratos Saúde Plano de saúde

Contratos - Saúde - Plano de saúde


 Total de: 15.244 modelos.

 
Estatuto de sociedade sem fins lucrativos.

 

ESTATUTO DE SOCIEDADE SEM FINS LUCRATIVOS

ÍNDICE DOS CAPÍTULOS E SEÇÕES Pg.

CAP. I - DENOM, OBJETO, NATUREZA, DURAÇÃO 02

CAP. II - DAS CATEGORIAS DOS MEMBROS 03

CAP. III - DOS ÓRGÃOS DA SOCIEDADE 04

SEÇÃO I - DA ASSEMBLÉIA DE PATROCINADORAS 05

SEÇÃO II - DO CONSELHO DE CURADORES 06

SEÇÃO III - DA DIRETORIA EXECUTIVA 10

DO DIRETOR PRESIDENTE 14

DO DIRETOR FINANCEIRO 15

DIRETOR DE SEGURIDADE 15

DO DIRETOR ADMINISTRATIVO 15

SEÇÃO IV - DO CONSELHO FISCAL 15

CAP. IV - DO PATRIMÔNIO E SUAS APLICAÇÕES 18

CAP. V - DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS 19

CAP. VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 20

CAP. VII - DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS 21

CAPÍTULO I

DENOMINAÇÃO, OBJETO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO

Artigo 1º - ............. , sucessor da .................. , a seguir denominado abreviadamente "..................", inscrito no CNPJ de nº ............. , instituído pelo Banco ........ , é uma sociedade civil sem fins lucrativos com autonomia administrativa e financeira, de personalidade jurídica de direito privado, primordialmente com os seguintes objetivos: previdências e assistenciais.

I - Conceder Benefícios Previdenciários Suplementares aos do Regime Geral de Previdência e/ou assemelhados, aos participantes e seus dependentes devidamente inscritos nos Planos de Benefício;

II - Administrar e supervisionar, através de convênios com as Patrocinadoras, Plano de Assistência à Saúde prestado aos participantes e dependentes, em conformidade com as disposições nos Regulamentos dos Planos e desde que custeado totalmente pelas mesmas Patrocinadoras e Participantes dos Planos e contabilizado em separado, através de normas e regulamentos específicos.

Parágrafo Único - Nenhuma prestação de caráter providencial ou assistencial será criada, majorada ou estendida no "..........." sem que, em contrapartida, seja estabelecida a respectiva receita de cobertura.

Artigo 2º - O ........... , é Entidade Fechada de Previdência Privada e reger-se-á pela legislação geral e pela legislação de previdência e assistência social, no que lhes for aplicável, e, em especial, pelas disposições da Lei 6.435, de 15/07/1977, Decreto 81.240, de 20/01/1978, e legislação que os complementem ou substituam, pelo presente Estatuto, pelos Regulamentos, instruções e outros atos que forem emanados pelos órgãos competentes de sua administração e pela legislação a ele aplicável.

Parágrafo Único - As alterações do Estatuto do "...................." não poderão revogar, tornar ineficazes ou acrescer as obrigações assumidas por qualquer Patrocinadora no respectivo Termo de Adesão.

Artigo 3º - O "......................." poderá estipular seguros coletivos e administrar programas assistenciais, em caráter facultativo, desde que vinculados a atividade da Entidade e mediante contribuições específicas dos participantes interessados.

Artigo 4º - A natureza do "........................" não poderá ser alterada nem suprimidas as suas finalidades básicas.

Artigo 5º - O ..................... é Instituição de Utilidade Pública, conforme Lei Estadual ......./......, publicada no D.O.E. ........ , do dia ......./......./...........

Artigo 6º - O "................." terá sede e foro na Cidade de ........................ , Estado do ............................... , podendo ter escritórios, agentes ou representantes em outras cidades e seu prazo de duração é indeterminado.

Artigo 7º - O ..................... extinguir-se-á nos casos previstos em Lei.

CAPÍTULO II

DAS CATEGORIAS DOS MEMBROS

Artigo 8º - Compõem o ".................." as seguintes categorias de membros:

I. Patrocinadoras;
II. Participantes;
III. Dependentes.

Parágrafo 1º - Define-se como Patrocinadora toda pessoa jurídica que, através de ato adequado e nos termos das leis e regulamentos vigentes, promova a integração de seus empregados, gerentes, diretores e conselheiros, nos planos de benefícios do "...........................", mediante as contribuições ajustadas.

Parágrafo 2º - Define-se como Participante para o qual se dirigem os planos de benefícios do "...........................", toda pessoa física que:

a) na qualidade de empregado das Patrocinadoras ou no exercício de função que, nos termos da lei, àquela qualidade se equipare, contribua para os planos de benefícios instituídos, neles se integrando;

b) se desligar da Patrocinadora respectiva ou se aposentar e permanecer vinculado ao "......................" nos termos e condições previstos no Estatuto Social e no Regulamento a que tenha aderido;

c) seja empregado da Patrocinadora ou esteja no exercício de função que, nos termos da lei, àquela qualidade se equipare, nos casos em que o custeio do Plano de Benefícios seja suportado integral e exclusivamente pela Patrocinadora, caso em que o Plano de Benefícios será extensivo a todos os empregados da Patrocinadora.

Parágrafo 3º - São Dependentes dos Participantes, aqueles que assim forem reconhecidos nos respectivos Regulamentos.

Artigo 9º - O cancelamento da condição de Patrocinadora se dará, à partir da homologação pelo órgão Governamental competente, de acordo com o estabelecido no Regulamento a que se vincular e atendida a legislação vigente, nos seguintes casos:

I. por vontade da Patrocinadora;

II. por decisão da Diretoria do "...................", em caso de descumprimento de qualquer obrigação prevista nos Termos de Adesão e Solidariedade neste Estatuto e no Regulamento a que se vincular e em atos normativos do "..........................", inclusive no que se refere ao pontual recolhimento das contribuições mensais.

Artigo 10º - As Patrocinadoras, Participantes e Dependentes não respondem por atos administrativos contraídos pelos dirigentes do "..........................".

CAPÍTULO III

DOS ÓRGÃOS DA SOCIEDADE

Artigo 11º - O ............. é constituído pelos seguintes órgãos, responsáveis pelo controle, administração e fiscalização respectivamente:

I. a Assembléia Geral das Patrocinadoras;
II. o Conselho de Curadores;
III. o Conselho Fiscal;

IV. a Diretoria.

Parágrafo 1º - O exercício das funções de Conselheiros e Diretores não será remunerado pelo ".......................", mas para todos os efeitos, considerado serviço efetivo e relevante para as Patrocinadoras.

Parágrafo 2º - Toda e qualquer despesa gerada para cumprimento da função de Conselheiro será coberta pela Patrocinadora de origem do Conselheiro.

Parágrafo 3º - Todos os Conselheiros e Diretores deverão ser participantes do ".........................".

Parágrafo 4º - Os Conselheiros e Diretores do ............ e das Patrocinadoras não serão responsáveis pelas obrigações contraídas em nome do .............. , em virtude de atos regulares de gestão, respondendo porém, civil e penalmente, pela violação da Lei, dos Regulamentos ou deste Estatuto.

Parágrafo 5º - São vedadas quaisquer relações comerciais entre o .............. e empresas privadas, onde atue Diretor ou Conselheiro do ................ e das Patrocinadoras como Diretor, Gerente, Quotista ou Acionista Majoritário, empregado ou procurador dessas empresas, não aplicando estas disposições às relações previstas em Lei entre o ...................... e suas Patrocinadoras e aquelas relações comerciais previstas neste Estatuto.

SEÇÃO I
DA ASSEMBLÉIA GERAL DE PATROCINADORAS

Artigo 12º - A Assembléia Geral das Patrocinadoras é o órgão de deliberação e orientação superior.

Artigo 13º - A Assembléia Geral das Patrocinadoras será constituída por um representante de cada uma das Patrocinadoras, sendo que este representante deverá ser um dos Diretores das Patrocinadoras ou representante legal devidamente constituído.

Artigo 14º - O peso a ser estipulado para cada voto de representante das Patrocinadoras, nas Assembléias Gerais das Patrocinadoras, será diretamente proporcional ao volume do patrimônio previdenciário das mesmas junto ao ......................... .

Artigo 15º - A Assembléia Geral das Patrocinadoras reunir-se-á ordinariamente até o último dia útil do mês de ..................... , de cada ano para aprovação das Demonstrações Contábeis, após parecer do Conselho Fiscal e aprovação do Conselho de Curadores; extraordinariamente para eleger os membros efetivos do Conselho de Curadores e Fiscal, bem como seus suplentes, determinando a ordem de escolha; e sempre que os interesses sociais assim o exigirem.

Parágrafo 1º - As Assembléias Gerais das Patrocinadoras serão convocadas pelo Presidente do Conselho de Curadores do "..........................." e por ele presididas, ou, em sua ausência, vacância ou impedimento, pelo Vice Presidente do Conselho de Curadores, convocação essa que será feita através de carta protocolada, ou outro meio de comunicação idôneo, enviada a cada Patrocinadora com antecedência de pelo menos ........ (.....................) dias.

Parágrafo 2º - A Assembléia Geral das Patrocinadoras instalar-se-á em primeira convocação, com a presença de .......... (..................) do total dos representantes das Patrocinadoras e em segunda convocação, com qualquer número de presentes, sendo que esta realizar-se-á no prazo de ......(.........) hora da primeira convocação.

Parágrafo 3º - As decisões das Assembléias Gerais das Patrocinadoras serão tomadas somente pelos votos favoráveis de no mínimo .............. dos votos, conforme a proporcionalidade referida no artigo 14.

Parágrafo 4º - Toda e qualquer alteração do presente Estatuto e Regulamentos, após a aprovação da Assembléia Geral das Patrocinadoras, deverá ser remetida ao Órgão Governamental competente para aprovação final e homologação.

Parágrafo 5º - Será considerada regular, independente de qualquer formalidade, a Assembléia Geral das Patrocinadoras a que comparecerem os representantes de todas as Patrocinadoras.

Artigo 16º - As alterações do presente Estatuto e Regulamentos, somente poderão ser decididas em Assembléia Geral das Patrocinadoras convocada para esta finalidade. As alterações devem ser aprovadas por maioria absoluta de votos, observada a proporcionalidade prevista no artigo 14 e não poderão:

I - Contrariar os objetivos definidos no Art. 1º deste Estatuto;
II - Reduzir benefícios já iniciados, ressalvados os dispostos em lei;
III - Prejudicar direitos adquiridos pelos participantes e dependentes, observadas as definições legais.

SEÇÃO II
DO CONSELHO DE CURADORES

Artigo 17º - O Conselho de Curadores é órgão de orientação superior do "............................", cabendo-lhe principalmente fixar objetivos e políticas previdenciais e assistenciais e sua ação se exercerá pelo estabelecimento de normas gerais de organização, operação e administração.

Artigo 18º - O Conselho de Curadores será constituído por ....... (................) membros e igual número de suplentes, escolhidos pela Assembléia Geral das Patrocinadoras, sendo:

I - ........ (...............) participantes ativos, empregados das Patrocinadoras;
II - ........ (..............) participantes assistidos, dentre os quais, o Presidente da .............. como membro nato e mais ....... (.................) aposentado por tempo de serviço escolhido pela Assembléia Geral das Patrocinadoras, entre a lista quádrupla apresentada pela ...................; dispostos da seguinte forma:

a) ....... (...........) Presidente;
b) ....... (...........) Vice Presidente;
c) ....... (...........) membros efetivos;
d) ....... (...........) membros suplentes.

Parágrafo 1º - A função de Presidente e Vice Presidente do Conselho de Curadores é privativa de participantes, empregados das Patrocinadoras.

Parágrafo 2º - Os membros do Conselho de Curadores deverão ser dotados de capacidade técnica, reputação ilibada e curso superior completo, ou que tenha exercido mandato nesse Conselho, em gestões anteriores.

Parágrafo 3º - O membro que vier a se aposentar durante o mandato, será substituído pelo respectivo suplente, respeitando a proporcionalidade prevista no inciso I e II deste artigo.

Parágrafo 4º - O processo de indicação dos membros do Conselho de Curadores obedecerá as seguintes normas:

a. Cada Patrocinadora, no ano em que houver renovação do Conselho de Curadores, deverá encaminhar ao Presidente do Conselho, no prazo de ....... (..............) dias que antecedem o encerramento dos mandatos e através de carta protocolada, a indicação .......... (.............) candidatos representantes dos participantes ativos, e de .......... (...........) candidato representante dos participantes assistidos.

b. A Patrocinadora que não possuir participante ativo fará a indicação de ........ (.............) representantes assistidos;

c. A Patrocinadora que não possuir participante assistido fará a indicação de ........ (.............) representantes ativos;

d. O Presidente do Conselho de Curadores, de posse de tais indicações, encaminhará à Assembléia Geral das Patrocinadoras os candidatos propostos, para escolha e homologação dos nomes dos membros que deverão compor o Conselho de Curadores;

e. No caso de ausência de indicações, a Assembléia Geral das Patrocinadoras indicará e homologará o nome dos membros que deverão compor o Conselho de Curadores;

f. O Presidente e o Vice Presidente do Conselho de Curadores serão escolhidos pela Assembléia Geral das Patrocinadoras entre os participantes empregados das mesmas que irão compor o Conselho de Curadores, conforme § 1º do artigo 18.

Parágrafo 5º - O critério de indicação dos candidatos a Conselheiro será de livre escolha das Patrocinadoras.

Parágrafo 6º - Os membros do Conselho de Curadores terão mandato de ........ (...............) anos, sendo permitida a recondução, observando-se a proporcionalidade entre os membros representantes dos participantes ativos e assistidos, e permanecerão no exercício do cargo até a data da investidura de seus sucessores.

Parágrafo 7º - Os membros do Conselho de Curadores reconduzidos terão no máximo ...... (............) mandatos consecutivos ou ........ (............) mandatos alternados.

Parágrafo 8º - Na hipótese de vacância de um dos membros efetivos do Conselho de Curadores, será substituído por um dos membros suplentes, obedecida a ordem estabelecida quando da escolha dos membros pela Assembléia Geral das Patrocinadoras.

Parágrafo 9º - Na hipótese de vacância da Vice Presidência do Conselho de Curadores, assumirá o cargo automaticamente um dos membros efetivos, indicado em Assembléia Geral das Patrocinadoras.

Parágrafo 10º - Na hipótese de vacância da Presidência do Conselho de Curadores, assumirá o cargo automaticamente o Vice Presidente pelo prazo máximo de ........... dias, até que se proceda nova indicação para o cargo de Presidente do Conselho de Curadores, através de Assembléia Geral das Patrocinadoras

Parágrafo 11 - Em qualquer hipótese de vacância, o mandato do novo membro findará concomitante ao dos demais membros.

Artigo 19º - A Assembléia Geral das Patrocinadoras que se reunir para escolha dos membros do Conselho de Curadores, será convocada pelo Presidente do Conselho, mediante carta protocolada, ou meio de comunicação idôneo, enviada a cada Patrocinadora com antecedência de, pelo menos, ........... (...................) dias.

Artigo 20º - Compete ao Conselho de Curadores deliberar, obedecidas as disposições legais vigentes, e encaminhar para aprovação da Assembléia Geral das Patrocinadoras:

I - Reforma do Estatuto e Regulamentos;
II - Demonstrações Contábeis e o relatório anual de atividades da Diretoria, após parecer do Conselho Fiscal.

Artigo 21º - Compete privativamente, ao Conselho de Curadores:

I. Empossar a Diretoria;
II. estabelecer os princípios diretores da sociedade;
III. editar atos normativos;
IV. decidir sobre os casos omissos deste Estatuto e dos Regulamentos quando solicitado pela Diretoria;
V. apreciar recursos interpostos dos atos da Diretoria;
VI. deliberar sobre a abertura de escritórios, contratação de agentes ou representantes em outras cidades;
VII. autorizar a Diretoria a contrair obrigações que não se enquadrem nos limites da previsão orçamentária;
VIII. aprovar o planejamento orçamentário e suas alterações;

Parágrafo Único - os casos omissos deverão ser dirimidos pela lei.

Artigo 22º - O Conselho de Curadores, reunir-se-á ordinariamente de ......... (.............) em ........ (.............) meses, e extraordinariamente sempre que seu Presidente o convocar, por iniciativa própria ou por requerimento dos demais membros e/ou por convocação da Diretoria do ".........................".

Parágrafo 1º - As decisões do Conselho de Curadores serão tomadas por maioria de voto, sendo ......... (................. quartos) o quorum mínimo para realização das reuniões.

Parágrafo 2º - Para obtenção do quorum mínimo, poderá ser convocado um suplente.

Artigo 23º - A iniciativa das proposições ao Conselho de Curadores será do Diretor Presidente, de metade da Diretoria Executiva ou dos membros do Conselho de Curadores.

Parágrafo Único - As proposições de iniciativa dos membros do Conselho de Curadores, antes de se constituírem objetos de deliberação, serão instruídas pela Diretoria Executiva, que lavrará o competente parecer.

Artigo 24º - Perderá o mandato, o membro do Conselho de Curadores que faltar a ..... (.........) reuniões ordinárias consecutivas ou ........ (........) reuniões alternadas de qualquer natureza, sem justificativa.

Artigo 25º - Compete ao Presidente do Conselho de Curadores, além de outras atividades previstas neste Estatuto:

a. a direção e coordenação das atividades do Conselho;

b. convocar e presidir as suas reuniões;

c. dar posse aos indicados para o Conselho de Curadores, à Diretoria e ao Conselho Fiscal.


Veja mais modelos de documentos de: Contratos - Saúde