Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Tributário Contra-razões de apelação em que o apelado aduz que a apelante não pode, em recurso, alterar a causa de pedir, de forma a argüir prescrição

Petição - Tributário - Contra-razões de apelação em que o apelado aduz que a apelante não pode, em recurso, alterar a causa de pedir, de forma a argüir prescrição


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contra-razões de apelação em que o apelado aduz que a apelante não pode, em recurso, alterar a causa de pedir, de forma a argüir prescrição.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ....VARA DA FAZENDA PÚBLICA, FALÊNCIAS E CONCORDATAS DA COMARCA DE ......

Autos nº ........
Declaratória

O ESTADO DO .............., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., vem, através de seu Procurador, ao final assinado, "permissa maxima venia", à presença de Vossa Excelência, em atendimento ao r. despacho de fls. 149, apresentar

CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO

pelos motivos que seguem anexos, requerendo, para tanto, a posterior remessa ao Egrégio Tribunal competente.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]




EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ....

O ESTADO DO .............., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., vem, através de seu Procurador, ao final assinado, "permissa maxima venia", à presença de Vossa Excelência, em atendimento ao r. despacho de fls. 149, apresentar

CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

CONTRA-RAZÕES RECURSAIS

Colenda Câmara Cível
Eméritos julgadores

DOS FATOS

Pretende a apelante modificação do julgado. Para tanto, alega que recolheu, em guia própria importância relativa a ICM, perante o Banco Expansão.

Que tal ato, inobstante o numerário respectivo não ter sido recolhido aos cofres públicos, equivale à quitação, porque aquela instituição bancária estaria agindo em nome do apelado.

Alega, ainda, que o débito em tela estaria prescrito, motivando a procedência da ação.

Todavia, imerece prospero a irresignação.

O fato de o Apelado credenciar Bancos para recebimento de tributos não equivale que a atividade seja desempenhada em nível de preposição. Cada instituição tem sua responsabilidade incólume, não podendo ser repassada ao Estado do Paraná.

Note-se que vários são os Bancos credenciados. Se a apelante elegeu de pouca credibilidade, agiu com culpa "in eligendo", devendo arcar com as conseqüências disto.

O fato é que aquele Banco não pagou ao Estado o valor que recebeu da Autora. Assim, impossível quitar-se o que não se recebeu.

Assim, escorreita a r. sentença quando assevera que o litígio deve se voltar contra o Banco (que recebeu a importância), e não contra o Apelado (que nada recebeu).

Efetivamente não há como negar-se ilegitimidade passiva do Estado do Paraná para figurar o presente feito, merecendo restar incólume a r. sentença increpada.

Como já asseverado em sede de contestação, a pretensão da Apelante encontra óbice no art. 14 do Código Tributário Nacional, o qual preceitua que a atividade pública é vinculada. "In casu" não há qualquer previsão legal que determine ao Apelado passar quitação de importância que não recebeu.

Assim sendo, improcedem a tese do Apelante.

DO DIREITO

Após já formada a relação processual, a Apelante alega prescrição do direito de constituir o crédito tributário.

Inicialmente, ressalte-se, em conformidade com o art. 219 do CPC, que a citação realizada no presente processo interrompe o fluxo de tal interregno.

Inobstante, tal matéria não é aqui dedutível.

A causa de pedir constante da inicial é o pagamento de tributo para instituição bancária credenciada, persistindo inalterada até citação do Réu.

Em assim sendo, conforme as letras dos artigos 264 do CPC, a causa de pedir não pode ser alterada. Logo, impossível conceber-se aqui da matéria suscitada somente após a citação.

DOS PEDIDOS

Em face do exposto e ratificando as razões expedidas em contestação, as quais ficam fazendo parte integrante deste petitório, requer a Vossa Excelência seja negado provimento ao apelo, mantendo-se incólume a r. sentença, até por seus próprios fundamentos.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Tributário
Pedido de compensação de valores indevidamente pagos a título de PIS/PASEP com valores referentes
Embargos do devedor em execução fiscal promovida pela falta de recolhimento de ICMS
Majoração de alíquota de IPTU
INSS requer a substituição de bem penhorado, com o objetivo de constrição sobre o faturamento da
Mandado de segurança para obtenção de certidão negativa junto ao INSS
Ação cautelar garantida por caução
Execução fiscal de certidão de dívida ativa
Livro eletrônico de imunidade tributária
Contestação de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica
Agravo de instrumento contra decisão que declarou ineficaz a nomeação dos bens à penhora
Ação de repetição de indébito, uma vez que há imunidade de recolhimento de ISS por parte de empre
Recurso administrativo em que o autor alega erro do fiscal que observou diferenças nas notas fisc