Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trânsito Recurso contra auto de infração de trânsito de multa por excesso de velocidade em mais de 20%

Petição - Trânsito - Recurso contra auto de infração de trânsito de multa por excesso de velocidade em mais de 20%


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECURSO CONTRA AUTO DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO - MULTA - EXCESSO DE VELOCIDADE EM MAIS DE 20%


EXMO. SR.

PRESIDENTE DA JARI - DAER DO ___________

AV. ___________, ______

CEP ___________

___________ - ___

Recurso Contra Auto de Infração De Trânsito
 

___________, brasileiro, casado, contador, residente e domiciliado a Rua ___________, nº ____, em ___________ (___), portador da Carteira de Identidade – RG nº ___________ e inscrito no CPF sob o nº ___________, vem, respeitosamente, a presença de V. Sa. apresentar RECURSO contra o AUTO DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO série ___________ nos termos do Art. 286 do Código de Trânsito Brasileiro pelos fatos e fundamentos que a seguir passa a expor:
 

- DOS FATOS -

1. O Recorrente recebeu um auto de infração pelo qual ele estaria trafegando a uma velocidade de 92 Km/h, considerada incompatível com a velocidade máxima permitida no local.

2. A infração foi fundamentada com base no artigo 218, I "b" da Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997 denominada Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, exceder a velocidade permitida para o local em mais de 20%, recebendo, por isso, a penalidade de multa.

3. No entanto, a autoridade de trânsito, no seu dever de fiscalizar, acabou não cumprindo as formalidades necessárias e indispensáveis para revestir de legalidade o seu poder de polícia, viciando assim, o seu ato administrativo de nulidade absoluta conforme descrição a seguir,

4. Isto porque, os motoristas não podem ficar a mercê de serem acusados de cometer infrações, sem que seja seguido e praticado o procedimento instituído para este fim, sob pena de que se cometam diariamente, injustiças legais.
 

- DA IRREGULARIDADE DO AUTO DE INFRAÇÃO -

5. O ato administrativo necessita de requisitos para a sua formação, quais sejam, competência, finalidade, forma, motivo e objeto.

6. Seguindo estes princípios o CONTRAN editou a resolução nº 01/98, na qual estabelece a obrigatoriedade de adoção do padrão de blocos de informações com referência mínima na definição e confecção dos autos de infração.

7. Conforme o auto de infração em anexo verifica-se que tais informações não seguem o estabelecido pelo CONTRAN.

8. Inicialmente, o bloco 2 deveria determinar a identificação do veículo infrator, especificamente em três campos, informando a UF, a placa e o município; no entanto verifica-se no bloco 2, seis campos com informações desnecessárias e portanto em desconformidade com o legal.

9. O bloco 4 deveria conter a identificação do infrator, o que visivelmente não se verifica, constando no mesmo outras informações.

10. Também, o bloco 5 está em desacordo com a resolução 01/98, eis que consta no local destinado a identificação do local do cometimento da infração um código que não se relaciona com nenhum dado existente na notificação de infração de trânsito, bem como, novamente possui campos em demasia e com informações desencontradas.

11. Por derradeiro o bloco 6, onde deveria constar a tipificação da infração constam apenas observações.

12. No direito administrativo a regra dos atos da administração pública é que devem sempre observar procedimentos especiais e forma legal para que se expressem validamente.

13. O revestimento exteriorizador do ato administrativo constitui requisito vinculado e imprescindível à sua perfeição, caso contrário o ato é nulo.

14. A inexistência de forma induz a inexistência do ato administrativo

15. Portanto, como pode ser o administrado compelido a pagar uma multa se a própria administração que tem obrigação de revestir seus atos pelos princípios que orientam o ato administrativo não o faz.
 

ISTO POSTO, requer:

a) Seja acolhido o presente recurso, com base no Lei nº 9503/97, para depois de apreciado e julgado seja considerado totalmente procedente a fim de cancelar o Auto de Infração de Trânsito série ___________ e as penalidades dele decorrentes;

b) Caso não julgado o presente recurso no prazo legal, seja-lhe concedido o efeito suspensivo, forte no art. 285, § 3º do CTB.
 

N. T.

P. E. Deferimento.
 

___________, ___ de ___________ de 20__.
 

___________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trânsito
Recurso contra auto de infração de trânsito por excesso de velocidade
Recurso em segunda instância
Recurso de erro na aplicação da multa
Recurso contra auto de infração de trânsito de multa por excesso de velocidade em mais de 20%
Recurso contra auto de infração de trânsito por notificação de falta dos requisitos obrigatórios
Contestação à ação de reparação de danos materiais e lucros cessantes
Contestação em ação cominatória para transferência de veículo
Ação de reparação de danos em acidente envolvendo três veículos
Busca e apreensão de veículo pelo não cumprimento das obrigações
Recurso por avançar sinal vermelho de semáforo
Ação de cobrança de obrigação confirmada por sentença
Ação de indenização por acidente de trabalho contra o INSS