Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trabalhista Reclamatória trabalhista por acúmulo de função

Petição - Trabalhista - Reclamatória trabalhista por acúmulo de função


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECLAMATÓRIA TRABALHISTA - ACÚMULO DE FUNÇÃO - MANIFESTAÇÃO SOBRE A CONTESTAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ DO TRABALHO DA ___ª. VARA DO TRABALHO DE ____________ – ___.

Processo nº

Protocolo Geral nº:

1. Com relação à impugnação realizada pela Reclamada sobre a pretensão contida na alínea "a" de fls. ___ da inicial, necessário dizer que desprovida de fundamento.

2. Demonstrado de forma incessante na inicial que o Reclamante era obrigado a desempenhar função alheia a sua.

3. Efetivamente o Reclamante sempre foi vendedor, porém, por determinação da Reclamada, desenvolvia funções de assistente técnico, desempenhando, sim, um misto entre as duas ocupações.

4. Isto reflete a verdade, tanto que basta analisar o documento de fls. ____ e confrontá-lo com as tarefas desenvolvidas pelo Reclamante relatadas na inicial para se comprovar que realmente havia acúmulo de função.

5. Portanto nada mais justo que a Reclamada pagar ao Reclamante parcela a título da função de assistente técnico que este sempre desenvolveu.

6. Os documentos juntados a fls. ___, no qual constam pareceres emitidos pelo Reclamante, demonstram claramente que desempenhava a função de assistente técnico.

7. Não bastasse somente a necessidade de analisar os produtos elaborados pela Reclamada quando lhe faziam alguma reclamação, era obrigado a proferir palestras a profissionais mecânicos e associações de mecânicos, público alvo da Reclamada, a fim de lhes informar sobre a natureza, qualidade e formas de utilização dos produtos.

8. Além das palestras, ainda era obrigado a participar de feiras industriais, festas comerciais, festas de caminhoneiros, entre outros eventos, nos quais não podia desenvolver sua atividade de venda, apenas recepcionar as pessoas e proferir explicações sobre os produtos da Reclamada, ou seja, verdadeira função do assistente técnico.

9. Realmente o Reclamante desenvolvia atividade externa, o que não se opõe a tal assertiva, apenas reclama o período em que era obrigado a estender sua jornada de trabalho sem a devida contraprestação pecuniária por parte da Reclamada.

10. Na peça portal desenvolve-se as situações em que o Reclamante era exposto à jornada extraordinária, por verdadeira imposição da Reclamada, sem contudo nunca haver percebido valores a título de horas extras.

11. Situação que não pode prosperar, pois estaríamos privilegiando uma parte em detrimento da outra, muito mais fraca e dependente única e exclusivamente do salário que percebia para o sustento seu e de sua família.

12. Assim, nada mais correto e justo que se reconhecer a exaustiva jornada de trabalho a que era submetido o Reclamante, condenando a Reclamada a lhe reembolsar as horas extras devidas e não pagas durante a contratualidade.

13. Necessário dizer que o Reclamante participou de todos os eventos citados na peça inicial, unicamente, por imposição da Reclamada.

14. Verdadeiro absurdo ainda, é a afirmação na peça contestacional, onde a Reclamada afirma que o Reclamante sempre presenciou palestras no horário normal de expediente, tampouco lhe foi exigido viajar em horário não compatível com a execução de suas tarefas, muito menos, de que a empresa lhe exigia metas de vendas.

15. Ora, Exª., sabemos que não funciona desta maneira, muito pelo contrário, o Reclamante sempre foi obrigado a participar e a ministrar palestras em horário diferente do horário normal de expediente, a uma por que seu gerente lhe obrigava a, durante o dia, se ocupar de sua atividade principal, qual seja, vender; a duas, por que o público alvo das palestras somente comparecia a tais eventos quando realizados à noite.

16. E, admitir que um vendedor de uma empresa que, segundo ela própria, é líder de mercado, não possui metas a serem atingidas, seria verdadeiramente um absurdo.

17. Necessário dizer que a Reclamada nunca obedeceu as escalas de participação juntadas, aliás, tratam-se de documentos produzidos de forma unilateral, que não merecem sequer análise. Impugna-se de forma veemente os documentos de fls. ___.

18. Impugna-se, também o documento juntado a fls. ___, por não refletir a verdade. Necessário dizer que a região atendida pelo Reclamante não se resumia as cidades citadas neste documento.

19. Outra barbárie perpetrada pela Reclamada foi a supressão do salário do Reclamante da parcela a título de comissão.

20. Refere que tal parcela possui o percentual de 0,12 % (zero vírgula doze por cento) o que não é verdade. O percentual de comissão contratado sempre foi 0,27% (zero vírgula vinte e sete por cento).

21. O que a Reclamada cita como integração ao salário de parcela de comissão na realidade foi apenas um aumento concedido por ela ao Reclamante.

22. Ainda que houvesse a integralização ao salário de parcela a título de comissão, isso aconteceu sem a concordância do Reclamante, o que é vedado em nosso Direito Pátrio.

23. Revelasse, assim, em verdadeira alteração unilateral de contrato de trabalho, impondo que a Reclamada pague ao Reclamante, neste momento, o percentual de 0,27 % (zero vírgula vinte e sete por cento) de comissão devido na região de exclusividade deste, como forma de restituir o equilíbrio ao contrato de trabalho havido entre as partes.

24. Outra parcela sonegada do Reclamante trata-se de participação nos resultados da empresa no ano calendário de 2000, o qual lhe foi pago somente parcela referente ao primeiro semestre restando ser pago a cota referente ao segundo semestre, verdadeira obrigação da Reclamada nos termos do documento juntado a fls. ___.

25. A Reclamada, também, não se desincumbiu da obrigação de pagamento do salário utilidade que percebia o Reclamante, situação, aliás, confessada por esta através dos documentos juntados a fls. ___.

26. Diante do inabalável direito postulado pelo Reclamante, que restou intacto, em que pese a contestação e documentos juntados que são irrelevantes ao caso e nada trazem em prejuízo, outra decisão não se impõe senão o julgamento totalmente procedente da presente reclamatória com o reconhecimento, nos seus exatos termos, dos pedidos a fls. ___.

DIANTE DO EXPOSTO, reitera-se todos os argumentos deduzidos na inicial fundamentados nos documentos trazidos, REQUERENDO o julgamento totalmente procedente da presente demanda, condenando-se a Reclamada a pagar ao Reclamante as verbas trabalhistas reclamadas, quais sejam:

a) o reconhecimento do acúmulo de função, e a conseqüente condenação da Reclamada do pagamento do salário do assistente técnico, nos termos do seu quadro de salários, e a incidência deste em todas as verbas devidas ao Reclamante, tais como: férias mais 1/3, 13º salário, FGTS, aviso prévio, multa de 40% de FGTS, horas extras mais repouso remunerado;

b) ou, caso não seja este o entendimento de V. Exª. seja, por vós, arbitrado um percentual a título de acúmulo de função, devendo refletir nas demais verbas reclamadas tais como: férias mais 1/3, 13º salário, FGTS, aviso prévio, a multa de 40% de FGTS, horas extras mais repouso remunerado;

c) o reconhecimento e a condenação da reclamada ao pagamento de, no mínimo, 1884 (Um mil, oitocentos e oitenta e quatro) horas extras ao Reclamante na proporção de 100% de sua remuneração, e sua respectiva incidência em todas as verbas devidas tais como: férias mais 1/3, 13º salário, FGTS, aviso prévio e a multa de 40% de FGTS;

d) o pagamento de adicional noturno devido ao Reclamante pelas horas trabalhadas no horário noturno;

e) a consideração da hora reduzida para as horas laboradas à noite, bem como a incidência deste adicional em todas as verbas devidas ao reclamante, tais como: férias mais 1/3, 13º salário, FGTS, aviso prévio, a multa dos 40% do FGTS, mais a parcela referente ao repouso remunerado;

f) a integração ao salário e o pagamento da remuneração prevista no art. 8º da Lei nº 3.207/57, mais as verbas daí decorrentes, tais como: 13º salário, férias mais 1/3, FGTS, aviso prévio, mais a multa de 40%;

g) o reconhecimento e o pagamento das utilidades percebidas como salário, condenando-se a Reclamada ao pagamento de: com relação ao último automóvel que era um ____________, ano _______, em valores correspondentes ao preço médio de tabela de locação deste veículo com quilometragem livre, obtidos no comércio local; com relação aos telefones fixo e móvel, pelas contas que deverão ser juntadas pela Reclamada; mais os aparelhos de fac-símile e microcomputador (notebook) que deverão ser arbitrados por V. Exª., sua integralização a remuneração do Reclamante e sua incidência sobre as demais verbas tais como: férias mais 1/3, 13º salário, aviso prévio, FGTS mais a multa de 40% sobre o FGTS;

h) a condenação da reclamada ao pagamento de 0,27% de comissões sonegadas do Reclamante a partir de janeiro de 1997 até o término do contrato de trabalho dentro de sua região original, qual seja, todo nordeste e noroeste do Estado do ____________ mais todo o Estado de ____________, excluído apenas o litoral sul até a cidade de ____________, integrando-a ao salário, mais as verbas daí decorrentes, tais como: 13º salário, férias mais 1/3, FGTS, aviso prévio, mais a multa de 40%;

i) o pagamento da integralidade a participação nos lucros referente ao exercício de 2000;

N. T.

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

Pp. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trabalhista
Fornecimento do termo de rescisão do contrato de trabalho
Razões de recurso de revista de cargo de confiança bancária
Reclamação trabalhista de descontituição de justa causa
Interposição de reclamatória trabalhista, pleiteando-se o pagamento de verbas ante à ocorrência d
Reclamatória trabalhista, para fins de retificação de anotação da carteira de trabalho e conseque
Requer-se o reconhecimento da profissão de bancário e a condenação de grupo econômico nas verbas
Contra-razões de agravo de instrumento, sob alegação de ausência de violação à literalidade da le
Pedido de penhora
Contestação à ação de indenização, na qual a empresa alega a falta de provas de nexo de causalida
Reclamatória trabalhista por demissão por justa causa
Pedido de reintegração de dirigente sindical ao emprego, o qual foi afastado para apuração de fal
Interposição de agravo de instrumento de decisão que denegou seguimento a recurso de revista