Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Previdenciário Pedido de pensão no caso de morte do genitor,onde a requerente não tem condições de sustentar os filhos

Petição - Previdenciário - Pedido de pensão no caso de morte do genitor,onde a requerente não tem condições de sustentar os filhos


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de pensão no caso de morte do genitor,onde a requerente não tem condições de sustentar os filhos.

 

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da [nº] Vara Cível da Comarca de [especificar]

__________, _________, estudante, menor, portador da Cédula de Identidade __ e do CPF __, representado neste ato por _________, ________, _______, _______, portador da Cédula de Identidade __ e do CPF __, residente e domiciliado ____________, nesta Cidade, por seu advogado signatário, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, propor AÇÃO ORDINÁRIA DE PENSÃO POR MORTE em face do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), situado _________, pelos seguintes fatos e fundamentos:


DOS FATOS

1 – O requerente é dependente, de seus genitores, por não possuir meios de subsistência, posto que é menor e dedica o seu tempo ________, que ingressou no início deste ano e que exige um significante custeio, conforme demonstra mensalidade anexa [doc. 01].

2- O responsável pelo pagamento das despesas decorrentes do estudo e das necessidades básicas do requerente, seu pai, faleceu no final de julho deste ano, fato comprovado por certidão de óbito anexa ______.

3- Após o falecimento do pai, o requerente ficou e continua sem condições de arcar com as custas de seus estudos e de suas precisões habituais.

4- Como o progenitor do requerente gozava de benefício previdenciário de aposentadoria por tempo de serviço, e dele se utilizava para propiciar uma vida digna ao filho, bem como para garantir-lhe um futuro bom, não vê o requerente outra alternativa senão pleitear a manutenção do amparo da seguridade social, pela forma de pensão.

DO DIREITO

Por ter preenchido os requisitos legais previstos na Lei nº 8.213/91, o guardião legal do requerente tornou-se segurado da Previdência Social por aposentadoria, que visa amparar os seus contribuintes. Sendo assim, nada mais justo que com a morte do segurado, o benefício se estenda ao seu dependente para que este possa ter suas necessidades básicas supridas, bem como a permanência de seu curso superior garantida.

Além disso, preceitua o art. 74 do diploma legal supra citado que "a pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não (...)". Sendo assim, observa-se que o requerente preenche o requisito legal para a concessão de pensão por morte do segurado.

Cabe lembrar também que o benefício previdenciário, ora pleiteado, é devido desde o óbito do segurado já que respeitado o prazo do art. 74, I da Lei nº 8.213/91.
Nesse sentido, _______________.


DO PEDIDO

Diante do exposto, requer de Vossa Excelência:

a) a citação do Réu, através de sua Procuradoria Regional, para, querendo, conteste a presente ação.

b) a condenação do Réu na concessão ao requerente da pensão por morte, desde o falecimento do segurado que seu deu no dia ___________ calculada na forma da Lei, acrescidas de juros e correção monetária as prestações em atraso, condenando-se o réu, ainda, nas custas processuais e honorários de advogado.

d) a intimação do representante do Ministério Público.

Protesta provar o alegado por todos os meios de provas admitidos em direito, especialmente, pela oitiva de testemunhas.

Dá à presente o valor de _______.

Nesses termos,
Pede deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do advogado]

_____________________
OAB _________________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Previdenciário
Recurso administrativo ao INSS, ante decisão que negou deferimento à concessão de auxílio acident
Pedido de pensão no caso de morte do genitor,onde a requerente não tem condições de sustentar os
Impugnação à contestação, pugnando-se pela manutenção de cautelar para reajuste a maior de benefí
Ação de prestação de benefício previdenciário, cumulada com antecipação de tutela em face do INSS
Ação rescisória contra o INSS
Medida de comparação de trabalho agrícola
Pedido de reajuste de benefício previdenciário (04)
Lesão por esforço repetitivo
Pedido de homologação de aposentadoria especial junto ao INSS, uma vez que o requerente prestou a
Pedido de revisão de aposentadoria, alegando-se a inconstitucionalidade da Lei 8213/91
Juntada do cálculo de liquidação da sentença, pelo autor.
Pedido de Beneficio por filho menor