Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Contra-razões de remição de prisão provisória

Petição - Penal - Contra-razões de remição de prisão provisória


 Total de: 15.244 modelos.

 

CONTRA-RAZÕES - REMIÇÃO - PRISÃO PROVISÓRIA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIRETO DA VARA DE EXECUÇÕES CRIMINAIS DA COMARCA DE ______________________(____).

processo n.º _________

objeto: oferecimento de contra-razões.

_______________________, devidamente qualificado, pelo Defensor Público subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, no prazo legal, por força do artigo 588 do Código de Processo Penal, articular, as presentes contra-razões ao recurso de agravo interposto pelo MINISTÉRIO PÚBLICO, as quais propugnam pela manutenção integral da decisão injustamente hostilizada pelo ilustre membro do parquet.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I.- Recebimento das inclusas contra-razões, as quais embora dirigidas ao Tribunal ad quem, são num primeiro momento, endereçadas ao distinto Julgador monocrático, para oferecer subsídios a manutenção da decisão atacada, a qual deverá, salvo melhor juízo, ser sustentada, ratificada e consolidada pelo Insigne Julgador Singular, a teor do disposto no artigo 589 Código de Processo Penal, remetendo-se, após, os autos do recurso, à superior instância, para reapreciação da temática alvo de férreo litígio.

Nesses Termos

Pede Deferimento.

_______________, __ de _____________ 20 __.

_________________________
Defensor Público

OAB/UF ________

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ___________________________

COLENDA CÂMARA JULGADORA.

ÍNCLITO RELATOR.

CONTRA-RAZÕES AO RECURSO DE AGRAVO FORMULADAS EM FAVOR DO APENADO:

____________________________

Em que pese as brilhantes razões esposadas pelo denodado Doutor Promotor de Justiça, o qual insurgindo-se contra decisão emanada do notável e douto Julgador singelo, DOUTOR ______________________, esgrima sobre a impossibilidade jurídica de remir-se os dias laborados pelo recorrido, enquanto permaneceu constrito à prisão de forma provisória, tem-se, que aludida irresignação não merecer prosperar.

Segundo leciona o festejado e respeitado doutrinador pátrio, JULIO FABBRINI MIRABETE, in, EXECUÇÃO PENAL, São Paulo, 1.997, Atlas, 7ª edição, página 291/292, o preso mesmo confinado provisoriamente, detém direito ao benefício da remição. Ad litteram:

"Questão proposta é a de saber-se se o preso provisório pode valer-se de remição pelo trabalho de parte da pena que lhe foi imposta posteriormente. Referido-se ao artigo 126, caput, ao ‘condenado’, pode parecer que não lhe assiste tal direito, embora o preso provisório possa trabalhar no interior do estabelecimento. Entretanto, computando-se na pena privativa de liberdade o tempo da prisão cautelar, nos termos do artigo 42 do Código Penal, deve também ser computado o tempo de trabalho executado durante o encarceramento. Como bem observa Rui Carlos Machado Alvim, se o preso provisório tem o direito à detração, referente ao elemento principal da pena, a privação de liberdade, não se lhe pode negar o direito remicional, que é um desdobramento do trabalho prisional, elemento secundário da apenação, pois quem pode o mais, pode o menos. O preso provisório, aliás, está recolhido à Cadeira Pública, em que vige, a rigor, o regime fechado, submetido em princípio aos mesmos deveres e sendo destinatário dos mesmos direitos dos condenados. Facultando-se o trabalho prisional, deve receber as contraprestações previstas na lei para a atividade laboral, que consiste na remuneração e remição. Entre os direitos do preso está, aliás, a igualdade de tratamento (art. 41, XII), incluído aquele que se encontra submetido à prisão provisória (art. 42). Conclui-se, portanto, que o preso provisório também tem direito à remição, com aliás, tem-se entendido na doutrina a respeito da lei espanhola, também silente a respeito do assunto".

Frente as ponderações supra, pouco resta acrescentar, afora a circunstância de entender o recorrido ser de direito a remição dos dias trabalhados durante a prisão preventiva, haja vista, entender constituir-se em preceito de justiça dita subtração, porquanto, não pode amargar a perda dos dias laborados durante sua clausura provisória, a qual se alonga por mais de (1) um ano.

Efetivamente, constituir-se-ia, em gritante injustiça, desprezar-se os meses trabalhados pelo recorrido, enquanto preso provisório, para efeito de remição, como preconizado, data máxima vênia, de forma equivocada e danosa, pelo nobre integrante do parquet.

Na longínqua e remota hipótese de prosperar o recurso de clave ministerial, estar-se-á desestimulando o trabalho do preso, afora, acalentar-se, por via reflexa a ociosidade junto aos presídios, mazela, esta, execrada e abominada por todos os jurisperitos, face constituir-se a inação e ou a prostração infecunda, em "mãe dos vícios", sabido, que somente o trabalho humano é que dignifica a pessoa, em sua tríplice dimensão de ente bio-psico-social, segundo dito e proclamado pelo apóstolo e doutor dos gentios São Paulo.

Tem-se que o trabalho empreendido pelo recorrido réu (enquanto preso provisório), merece, indubitavelmente, sua recompensa, a qual consiste na remição dos dias laborados, como bem decidido pelo Preclaro Magistrado a quo.

Em assim sendo, impassível de qualquer censura veicula-se a decisão injustamente hostilizada pelo honorável membro do Ministério Público, devendo, ser mantida e preservada, por seus próprios e judiciosos fundamentos.

Oportuno, relembrar-se, por derradeiro, consoante o magistério de GIORGIO DEL VECCHIO:

"Que a mais cruel injustiça, consiste precisamente naquela que é feita em nome da lei".

ISTO POSTO, REQUER:

I.- Pugna e vindica a defesa do recorrido seja mantida incólume a decisão objeto de revista, repelindo-se, destarte o recurso interposto pelo representante do Ministério Público, não tanto pelas razões aqui esposadas, mas mais e muito mais pelas que hão Vossas Excelências, de aduzirem com a peculiar cultura e proficiência, no intuito de salvaguardar-se o despacho alvo de irrefletida impugnação.

Certos estejam Vossas Excelências, mormente o Preeminente Desembargador Relator do feito, que em assim decidindo, estarão julgando de acordo com o direito e sobretudo, realizando, assegurando e perfazendo, na gênese do verbo, a mais lídima e genuína JUSTIÇA !

___________________, _____ de _______________ de 20___.

____________________________
Defensor Público

OAB/UF ___________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Alegações finais, protestando-se pela absolvição do réu pela falta de provas da autoria do crime
Pedido de juntada de documentos aos autos de nulidade de decretação de prisão
Réu, em alegações finais, requer sua absolvição por insuficiência de provas
Alegações finais de processo especial de menor
Recurso e razões de pena-base exacerbada de roubo qualificado
Agravo em execução contra decisão que concedeu indulto sem a oitiva do conselho penitenciário
Contra-razões por negativa de dolo
Abertura de inquérito policial por estelionato
Ação penal por flagrante preparado
Alegações finais de três versões de ato infracional de adolecente
Alegações finais de estelionato
Requerimento para suspensão do processo e do prazo prescricional com decretação de prisão prevent