Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Constitucional Pedido de expedição de alvará judicial para transplante de órgãos

Petição - Constitucional - Pedido de expedição de alvará judicial para transplante de órgãos


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de expedição de alvará judicial para transplante de órgãos.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

PEDIDO DE ALVARÁ JUDICIAL

para transplante de órgãos em favor de ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A luta pela vida sempre esteve presente na história da humanidade. Neste âmbito ínsito está no requerente o desejo humanitário de ver solucionado os problemas de saúde da Sra. ........... que afetam a ordem física e psíquica da mesma.

A Sra. ........ é portadora de ............ (declaração médica em anexo doc. 01), sendo que não há mais outra alternativa para o tratamento da paciente, a não ser o imediato transplante de rim.

E no contexto da necessidade de ver a cura e o prolongamento da vida da Sra. ......... é que o requerente sensibilizado com o sofrimento daquela nas intermináveis seções de hemodiálise e no risco iminente de perder a vida, DECIDE DE ESPONTÂNEA VONTADE DOAR GRATUITAMENTE UM DE SEUS RINS A PACIENTE.

Convém esclarecer, que a insuficiência renal pela qual está passando a Sra. .......... é de caráter genético, sendo, portanto, impossível a recepção do órgão (RIM) de um de seus filhos, tendo em vista que esses num futuro próximo podem adquirir também a malsinada doença.

O requerente, todavia, é amigo íntimo e vizinho de longas datas da Sra........., futura receptora de seu órgão (RIM), bem como de toda a sua família, tendo inclusiva como padrinho de um de seus filhos o Sr. ........., filho da Sra. ........

DO DIREITO

Nesse diapasão, a legislação pátria através do Decreto 879/93 que regulamenta a Lei 8.489/92 dispõe em seu art 4º que, "o transplante será realizado sempre que não existir outro meio de prolongamento ou melhora na qualidade de vida e saúde do indivíduo".

É de se ressaltar, que o requerente (DOADOR) fez uma série interminável de exames, os quais constataram o seu perfeito estado de saúde, bem como a histocompatibilidade sangüínea e imunológica com a receptora, sendo que o requerente continuará a ter uma vida normalmente com apenas um rim, preservando a sua integridade física.

Insta esclarecer, ainda, que o requerente é maior de 18 anos (doc. 02), sendo absolutamente capaz de acordo com art. 5º. do Novo Código Civil Brasileiro, estando habilitado para todos os atos da vida civil.

É de se acrescentar, por fim, que o requerente é pessoa maior e capaz apta e fazer doação em vida de tecido, órgão ou parte do seu corpo com fins terapêuticos e humanitários, tudo como dispõe o art. 3º, I do Decreto 879/93.

Vale lembrar a forma como está sendo feita a doação do órgão do requerente, obedecendo sobremaneira o princípio da gratuidade do ato de doação, previsto no art. 199, § 4.º, da Constituição Federal, o qual proíbe expressamente todo e qualquer tipo de comercialização de órgãos, tecidos ou substâncias humanas.

Nos transplantes inter vivos tem-se que, ao se praticar o ato de doação, está o doador renunciando (parcialmente) à sua integridade física. Assim, é possível conceituar o ato de renúncia do doador à sua integridade física como a "disposição, em vida e espontâneo, de órgãos ou partes do próprio corpo, à custa da diminuição de sua inteireza física, com fins humanitários e terapêuticos, em favor do enfermo receptor, com vista a salvar ou melhorar a vida deste."

A retirada de órgãos do disponente pode dar-se em vida. Assim, manifestando a sua vontade, preenchendo os requisitos de validade que informam o ato jurídico (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei), estará legitimado a figurar no pólo ativo da relação jurídica de disposição de órgãos, tecidos ou partes do corpo humano.

Assim sendo, a Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, dispõe:

"Art. 9º É permitida à pessoa juridicamente capaz dispor gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do próprio corpo vivo, para fins terapêuticos ou para transplantes em cônjuge ou consangüíneos até o quarto grau, inclusive, na forma do § 4º deste artigo, ou em qualquer pessoa, mediante autorização judicial, dispensada esta em relação à medula óssea."

Como se ver o pedido aqui reinterado é para que seja autorizada a retirada de um dos rins (órgão duplo), o que não impede o organismo do doador de continuar vivendo sem riscos para a sua integridade ou grave comprometimento de suas aptidões vitais, nem possa produzir-lhe mutilação ou deformação inaceitável ou, ainda, causar qualquer prejuízo à sua saúde mental, e corresponda a uma necessidade terapêutica comprovadamente indispensável ao receptor.

Vale lembrar, que o transplante será realizado no HOSPITAL DA .... em ......, onde é reconhecida a capacitação profissional dos médicos daquela instituição na prática de transplantes renais.

Juntamente com a capacitação do pessoal médico e as instalações adequados para tal, como dispõe a lei, é de se acrescentar ainda, as condições que a instituição médica possui, sendo, portanto, autorizada a realizar transplantes de órgãos humanos.

Do exposto, existindo uma manifestação de vontade espontânea e gratuita por parte do requerente (DOADOR) (doc. 03), de que o seu órgão seja transplantado para a Sra. ........, deve esta vontade ser obrigatoriamente respeitada.

DOS PEDIDOS

Ex positis, requer digne-se V. Exa, julgar procedente a presente ação, concedendo ab initio a prestação jurisdicional requestada na forma dos seguintes pleitos:

a)Que seja concedido ALVARÁ JUDICIAL, autorizando a retirada de um dos rins (órgão duplo) do requerente em favor da Sra. ........, portadora do RG nº ......... e CPF nº ........, o que não irá impedir o organismo do doador de continuar vivendo sem riscos para a sua integridade ou grave comprometimento de suas aptidões vitais.

b)Que seja ouvido após a concessão da referida autorização, o membro do Ministério Público em conformidade com o disposto em lei;

c)Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidas;

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Constitucional
Ação direta de inconstitucionalidade de lei estadual em face da Constituição Federal
Ação direta de inconstitucionalidade em face de lei que instituiu a Comissão de Conciliação Prévi
Mandado de segurança impetrado em razão de negar-se certidão negativa de débitos perante o INSS
Mandado de segurança impetrado ante a falta de professores em universidade federal
Pedido de suspensão de execução de sentença prolatada em ação civil pública
Memoriais em ação de indenização contra o Estado por torturas praticadas por policial
Agravo regimental contra despacho que indeferiu a ação rescisória
Pedido de reintegração ao cargo público em face de exoneração de professor sem a observância dos
Contra-razões à apelação, sob alegação de que o apelante - DETRAN - negou-se a receber o pagament
Ação direta de Inconstitucionalidade contra lei estadual que viola os direitos de presos, vítimas
Ação popular em face de atos praticados por Governador em certame
Mandado de segurança em face de paralisação de serviços de empresa