Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de pensão concubina

Petição - Civil e processo civil - Pedido de pensão concubina


 Total de: 15.244 modelos.

 

PEDIDO DE PENSÃO - CONCUBINA - PREVIDENCIÁRIO

EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA M.M. ___ª VARA DE ____________.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ____________.

____________, brasileira, viúva, do lar, portadora da Cédula de Identidade/RG sob o nº ____________, inscrita no CPF sob nº ____________, residente e domiciliada em _________, na Rua ____________, nº _______, Bairro _________, por intermédio seu advogado infra-assinado, com escritório situado nesta cidade, à rua ________, n°___, bairro ____, onde recebe intimações e avisos, vem, respeitosamente propor contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Autarquia federal, com Superintendência neste Estado, na Rua _____, n° ___, bairro ____, na cidade de ______, a presente AÇÃO ORDINÁRIA DE PENSÃO PREVIDENCIÁRIA, com fulcro nos arts. 74 e seguintes da Lei n.º 8.213/91 e 282, do Código de Processo Civil, mediante os seguintes fatos e fundamentos:

I) A requerente viveu em concubinato, durante mais de 20 anos, com o falecido segurado Sr. _________, portador do benefício n.º ____, classificada por aposentadoria por tempo de serviço. Seu companheiro era casado, porém, separado de fato de sua esposa, durante todo o período da união concubinária, da qual tiveram 2 (dois) filhos ambos maiores de 18, certidões de nascimento em anexo (docs. 02 e 03).

II) A requerente, na data de __/__/__ requereu, em Juízo, o processamento de uma justificação judicial, que tomou o n° ________, através da qual comprovou o supracitado período de convivência "More Uxorio", o que caracterizou união estável, pois mantinham vida comum sob o mesmo teto e dedicação mútua.

III) Ao postular o devido, justo e necessário benefício previdenciário, teve seu pedido veementemente indeferido. Os representantes do Requerido alegaram que o benefício já fora concedido à legítima esposa e que a requerente não fora, em vida, designada companheira pelo "de cujus".

IV) Inexiste dúvidas quanto ao fervoroso desejo que o falecido tinha em amparar a requerente, pois este construiu e morou com a requerente numa casa de dois pisos, na rua ____, n°__, durante os últimos 20 anos, conforme comprovar-se-á em provas testemunhais, se necessário.

V) A requerente sempre assistiu ao falecido, pois este, em vida, sofria de múltiplas doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes e hipertireoidismo), passando por múltiplas internações hospitalares e a requerente portando-se como sua verdadeira mulher cuidava do mesmo durante cada internação, enquanto sua esposa legítima não possuía quaisquer laços de convivência ou dependência econômica.

VI) Nunca é demais repetir que a lei n° 8.213 suprimiu a exigência do reconhecimento expresso, pelo segurado, da sua companheira, para fins de recebimento da pensão previdenciária.

"Ex Positis", requer:

a) A citação do requerido, assim como da Sra. _______________, brasileira, do lar, portadora do R.G. n.º _________, SSP/RS, regularmente inscrita junto ao CPF/MF sob n.º __________, residente e domiciliada à Rua _______________, n° ___, nesta cidade, na condição de litisconsorte necessária, para os termos da presente ação e para que a contestem, se quiserem, sob pena de confessos nas matérias de fato;

b) Seja a presente ação, por final sentença, julgada totalmente procedente, sendo o Instituto Nacional do Seguro Social condenado a conceder à requerente pensão previdenciária, a partir da citação, com as prestações em atraso corrigidas na forma da lei;

c) Seja a requerida litisconsorte excluída do gozo do benefício, visto que inexistiu dependência econômica;

d) Sejam os Requeridos condenados ao pagamento de todas as custas processuais e honorários advocatícios;

e) Seja intimado o M.D. membro do Ministério Público, para querendo se manifestar acerca do presente feito;

f) Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita, especialmente o depoimento pessoal da litisconsorte requerida e do representante legal do requerido, sob pena de confissão se estes não comparecerem, ou, comparecendo, negarem-se a depor.

ATRIBUI-SE À CAUSA, O VALOR DE R$ ______

Termos em que

P. Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB-RS/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Execução de prestação alimentícia
Alegações finais em ação de indenização contra o Estado, em face de violência praticada por autor
Exceção de suspeição do perito
Recurso adesivo de apelação, no qual se pleiteia a majoração do quantum indenizatório
Ação de indenização onde o requerente teve seus bens quebrados no guarda volume do supermercado
Regularização de representação de incapaz
Ação declaratória de inexistência de negócio jurídico cumulada com pedido de indenização por dano
Manifestação acerca da impugnação dos embargos à execução
Agravo de instrumento em face de decisão que julgou corretos os cálculos do contador
Contestação de ação de usucapião extraordinário
Ação de indenização contra seguradora, cumulada com perdas e danos e lucros cessantes
Ação de restituição