Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Falta de depósito de honorários do perito

Petição - Civil e processo civil - Falta de depósito de honorários do perito


 Total de: 15.244 modelos.

 

PETIÇÃO - FALTA DE DEPÓSITO DE HONORÁRIOS DO PERITO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ - ___.

Processo nº

____________ LTDA., qualificada nos autos da AÇÃO ORDINÁRIA DE COBRANÇA, processo nº ____________, que move contra ____________, também qualificada, vem respeitosamente a presença de V. Exª. dizer e requerer conforme segue:

1. A Ré foi intimada, por meio da Nota de Expediente nº ____/____, publicada em __/__/____, para que fizesse o depósito dos honorários do perito nomeado no prazo de dez (10) dias.

2. Fluiu o prazo fixado sem que a Ré tenha efetuado o depósito.

3. O parágrafo único do art. 33 do CPC dispõe que "O juiz poderá determinar que a parte responsável pelo pagamento dos honorários do perito deposite em juízo o valor correspondente a essa remuneração."

4. Em não sendo feito o depósito pela parte interessada, tem-se entendido que houve desistência da prova. E, nesse sentido, tem a jurisprudência decidido que o feito deve prosseguir sem a realização da prova, ementas abaixo transcritas no que pertine:

APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO INDEFERIMENTO DA PROVA PERICIAL REQUERIDA PELA FALTA DE DEPÓSITO DOS HONORÁRIOS DO PERITO - IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO PELA NÃO COMPROVAÇÃO PELA AUTORA DOS FATOS CONSTITUTIVOS DO SEU DIREITO. RECURSO DESPROVIDO.

"Se não for efetuado o depósito do valor arbitrado como honorários do perito, deve ser determinado o prosseguimento do feito, sem a produção da prova pericial pretendida". "Correto o procedimento adotado pelo juízo, determinando o depósito dos honorários do perito através de intimação pela imprensa oficial do procurador da parte que requereu a perícia, conforme o disposto no artigo 236 do Código de Processo Civil". (...)

(Apelação Cível nº 0113671600, Ac.: 6845, 8ª Câmara Cível do TAPR, Curitiba, Rel. Juiz Conv. Manasses de Albuquerque. j. 22.12.191997, Publ. 13.02.1998).

EMBARGOS A EXECUÇÃO. ALEGAÇÃO DE FALSIDADE DO TÍTULO EXECUTÓRIO. PROVA PERICIAL. HONORÁRIOS DO SR. PERITO, A CARGO DO EMBARGANTE. ARTIGOS 33 E 333, I, DO CPC. DETERMINAÇÃO DE PROSSEGUIMENTO DO FEITO, SEM A REALIZAÇÃO DE TAL PROVA. AGRAVO IMPROVIDO.

Correta a decisão do juiz monocrático determinando o prosseguimento do feito sem a realização da prova pericial, ante a ausência de depósito dos honorários do Sr. Perito por parte do embargante que alude ser falso o título executório, a teor do contido nos artigos 33 e 333, I, ambos do CPC.

(Agravo de Instrumento nº 126006400, Ac.: 8452, 6ª Câmara Cível do TAPR, Curitiba, Rel. Juiz Conv. Roberto Costa Barros. j. 08.02.191999, Publ. 26.02.1999).

PROCESSUAL CIVIL. PERITO. HONORÁRIOS. DEPÓSITO. DISPENSA DO EXAME.

SERIA IDEAL QUE O PODER JUDICIÁRIO CONTASSE COM QUADRO DE SERVIDORES-PERITOS, ESPECIALIZADOS NAS DIVERSAS ARTES EXISTENTES. COMO ISSO NÃO OCORRE, SOCORRE-SE O JUIZ DOS CONHECIMENTOS DE PERITO DE SUA CONFIANÇA PESSOAL, POR ISSO REMUNERADO. VERIFICANDO-SE A IMPOSSIBILIDADE DO EXAME, POR AUSÊNCIA DO DEPÓSITO DOS HONORÁRIOS, CORRETA A DECISÃO QUE DETERMINA O PROSSEGUIMENTO DO FEITO INDEPENDENTEMENTE DA PROVA PERICIAL.

Decisão:

NEGAR PROVIMENTO. UNÂNIME.

(Agravo de Instrumento nº 19980020003225agi/DF (113033), 2ª Turma Cível do TJDFT, Rel. Getúlio Moraes Oliveira. j. 23.11.191998, Publ. DJU 12.05.1999 p. 40).

5. A prova pericial foi requerida pela Ré simplesmente com o propósito de protelar a condenação, conforme já demonstrou a Autora em manifestações anteriores.

6. Os quesitos apresentados pela Requerida, e a falta de depósito dos honorários no prazo fixado, somente vêm a corroborar esse entendimento.

Isto Posto, requer o prosseguimento do feito, com dispensa da prova pericial.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Madida cautelar de sustação de protesto
Ação de rescisão contratual cumulada com devolução de quantia paga, indenização por benfeitorias
Intimação de advogados para antecipação da audiência
Impedimento ao casamento
Contra-razões de agravo de instrumento interposto de decisão que indeferiu incidente de falsidade
Contestação à ação proposta para liberação de carta de crédito de veículo, alegando-se débito por
Alvará judicial de beneficiária INSS
Afastamento temporário de um dos cônjuges da morada do casal
Impugnação à contestação, em ação declaratória de inexigibilidade de débito cumulada com perdas e
Ação indenizatória
Pedido de indenização por dano moral em face de acusação, com abertura de inquérito, por crime de
Contestação à ação declaratória de inexigibilidade de duplicata