Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Execução de sentença de obrigação de fazer

Petição - Civil e processo civil - Execução de sentença de obrigação de fazer


 Total de: 15.244 modelos.

 

EXECUÇÃO DE SENTENÇA - OBRIGAÇÃO DE FAZER - JUIZADO ESPECIAL

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL.

COMARCA DE ____________ - ___.

Processo nº

Urgente

____________, qualificado nos autos do processo nº ____________, AÇÃO DE EXECUÇÃO DE SENTENÇA que move contra ____________, em atenção ao R. Despacho de fls. que determinou fossem indicados bens à penhora, vem respeitosamente dizer e requerer conforme segue:

1. Através da transação judicial firmada na audiência realizada em __/__/____, devidamente homologada, o Executado obrigou-se a efetuar a transferência, junto ao DETRAN, do automóvel que adquiriu do Exeqüente.

2. Trata-se de obrigação de fazer, infungível, de emitir declaração de vontade.

3. Não tendo o Réu cumprido com a obrigação, solicitou o Autor a execução da sentença, na forma dos arts. 639/641 do CPC.

4. Requereu fosse "proferida sentença, a substituir a declaração de vontade não emitida pelo Réu (...)".

5. Essa sentença, suprindo a falta da declaração de vontade do Executado, é que interessa ao Exeqüente, eis que, atualmente, já existem multas registradas em seu nome relativas a infrações cometidas pelo Executado.

6. Persistindo o registro do veículo em nome do Exeqüente, além de ter que responder pelo pagamento das multas, terá suspenso seu direito de dirigir, conforme as disposições do Código de Trânsito, em função de atos ilícitos que não foram cometidos por ele, e sim pelo Executado.

7. Esse é o motivo pelo qual se solicita seja dado caráter de urgência no cumprimento do requerimento inicial, adiante reiterado.

8. Todavia, embora a inicial tenha demonstrado claramente que se trata de execução de obrigação de fazer, a mesma foi recebida somente como execução por quantia certa.

9. Traz-se lição da doutrina a respeito do procedimento de execução a ser adotado:

"As obrigações de fazer consistentes em emitir declaração de vontade (art. 641), de que é espécie a de concluir contrato (art. 639), são infungíveis, se as considerarmos apenas do ponto de vista da atividade do obrigado. Ninguém pode emitir vontade em nome de alguém e contra a vontade dele. Todavia, há uma particularidade, em tais obrigações, que as assemelham às de natureza fungível: em ambas, o interesse do credor situa-se exclusivamente no resultado, nos efeitos decorrentes da prestação, pouco importando o modo como foram produzidos ou a identidade de quem os produziu. 'O credor quer conseguir - e isso o satisfará por completo - é a formação da situação jurídica igual à que surgiria se o devedor emitisse a declaração de vontade a que estava obrigado', observou BARBOSA MOREIRA."

(Teori Albino Zavascki, Comentários ao Código de Processo Civil, vol. 8, ed. RT, 2000, P. 481)

10. Com relação a execução do valor devido como multa pelo descumprimento da obrigação, fixado na transação homologada, e atendendo a determinação de V. Exª., informa o Exequente que o Executado é proprietário de uma fração ideal de 312,50 m² de um terreno urbano, constituído pelo lote nº 19, do quarteirão nº 1.598, setor 17, zona 44, conforme R. 15 da matrícula nº ______, junto ao Registro de Imóveis da ___ª zona desta Comarca (em anexo, duas cópias da certidão, uma para os autos, outra para acompanhar o mandado).

11. Traz aos autos o Exeqüente, ainda, cópia dos comprovantes de pagamento de emolumentos para a localização de bens do Executado passíveis de penhora, para que esse valores sejam incluídos no débito de responsabilidade do Executado.

Isto Posto, reitera o pedido feito na inicial, para que seja proferida sentença, a substituir a declaração de vontade não emitida pelo Réu em todos os seus efeitos, para que se proceda a transferência do automóvel ____________, placa ____________, junto ao órgão público competente, bem como para que sejam modificados os registros de infrações de trânsito cometidas a partir de __/__/____ no sentido de serem imputadas tais infrações ao Réu.

Requer, ainda, sejam juntados aos autos os documentos anexos, e seja incluído o valor das despesas com emolumentos no débito a ser saldado pelo Executado.

Termos em que,

P. E. Deferimento.

____________, __ de _________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil