Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Exceção de pré-executividade sob alegação de título ilíquido

Petição - Civil e processo civil - Exceção de pré-executividade sob alegação de título ilíquido


 Total de: 15.244 modelos.

 
Exceção de pré-executividade sob alegação de título ilíquido.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

EXCEÇÃO DE PRÉ EXECUTIVIDADE

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DO MÉRITO

Não deve prosperar a execução quando faltar ao título qualquer de seus requisitos essenciais, ou seja, liquidez, certeza ou exigibilidade. É patente, pela simples análise superficial, a prática de juros capitalizados por parte da exequente na obtenção do valor exequendo, o que atinge mortalmente a liquidez do título.

Tanto a doutrina quanto a jurisprudência têm sido uníssonas em admitir a exceção de pré - executividade em casos onde os títulos não possuam seus requisitos. Dentre outros textos doutrinários, merece destaque os comentários do mestre Galeno Lacerda, verbis:

"Dentre as causas de nulidade da execução até a penhora, cumpre destacar a falta de legitimação das partes e dos pressupostos de exiquibilidade (Cândido de Oliveira Filho, 'Teoria e Prática dos Embargos, 1918, n. 74, p. 382).

"Um dos pressupostos fundamentais da exiquibilidade é a liquidez. Sem ela, não pode haver constrição executória (Ord., Livro 3º, título 86, §1º; MELLO FREIRE, 'Inst. Jur. Civ. Lus.", Coimbra, 1815, L. 4º, T. 22, § 15, p. 178).

"Isto significa que, na defesa do executado, há exceções prévias, latu sensu, que afastam a legitimidade da própria penhora, já que esta, como é notório, pressupõe a executoriedade do título. Se o título não foi exequível, não tem sentido a penhora, desaparece seu fundamente lógico e jurídico."

Tal entendimento doutrinário vem acompanhado da jurisprudência, verbis:

Tribunal de Justiça de São Paulo

Agravo de Instrumento - Exceção de pré-executividade - Título ilíquido - Recurso provido - Execução extinta. Além do mais, não se definiram valores, mas apenas parâmetros para seu estabelecimento. E isto, depois de provar que faz jus à indenização. Sendo necessária a liquidação. (agrafo de instrumento nº 280.364-1 - Pedreira - 7ª Câmara de Direito Privado - Relator: Bernini Cabral - 13.06.96 - C.U.).

Tribunal de Justiça de São Paulo

Execução - Título judicial - Exceção de pré-executividade - Ausência dos pressupostos de constituição e desenvolvimento válido do processo - Ocorrência - Dúvida quando a legitimação ad causam, o quantum postulado pela exeqüente não se mostra apto a justificar sua exigibilidade, sendo ilíquido e incerto, restando sua exatidão pendente de elementos ainda não demonstrados. (agravo de instrumento nº 270.130-1 - Pedreira - 7ª Câmara Cível - Relator: Leite Cintra - 25.10.95 - V.U.)

O valor da dívida, corrigidos por índices oficiais, atinge no máximo à R$ ......... até o mês de ..... de ...., conforme depreende-se das anexas planilhas de cálculo.

Assim sendo, é flagrante a ausência de liquidez do título em questão, eis que a comissão de permanência não observa tais índices, e sequer existe um demonstrativo de sua composição.

Ante a ausência de liquidez do título executado, em virtude da ilegalidade dos índices aplicados, não deve prosperar a presente execução, devendo-se interrompe-la desde já.

DOS PEDIDOS

Diante de todo o exposto, requer-se seja acolhida a presente exceção, declarando-se a insubsistência da presente execução em vista da iliquidez do título exeqüendo, baseada na capitalização de juros, mascarada pela comissão de permanência aplicada sobre o saldo devedor.

Caso este juízo não entenda cabível tal argumentação neste nível processual, requer-se seja intimado o exeqüente para que apresente planilha de cálculo que demonstre detalhadamente os índices que compõem a comissão de permanência, suspendendo em conseqüência, o curso da presente execução até a apresentação dos cálculos, sob pena de cerceamento de defesa.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de dissolução de união estável litigiosa cumulada com alimentos
Ação de despejo por rescisão de contrato de trabalho
Alvará judicial de aposentadoria
Execução de sentença de indicação de bens à penhora
Mandado de segurança para cancelamento de protesto
Ação civil pública proposta em face de vício na construção de apartamentos
Impugnação à contestação, alegando-se a validade do recibo de sinal de negócio
Interposição de ação cautelar inominada para obstar a inscrição do nome do autor em cadastro de i
Contestação à ação de ressarcimento onde autora quer reembolso dos valores
Ação ordinária cominatória, para que a instituição financeira proceda à obrigação de fazer a sub-
Ação de investigação de paternidade
Ação de revisão de contrato de financiamento imobiliário, cumulada com inexigibilidade de crédito