Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contra-razões de apelação de ação ordinária para concessão de benefício previdenciário

Petição - Civil e processo civil - Contra-razões de apelação de ação ordinária para concessão de benefício previdenciário


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO ORDINÁRIA PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO - CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA M.M. ___ª VARA FEDERAL DE ____________ - SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ____________.

Processo nº

Contra-Razões de Apelação

____________, brasileiro, casado, trabalhador rural, RG nº ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, ____, ____________, ___, por seu procurador ao fim assinado, o qual tem endereço profissional à Rua ____________, ____, s. ____, CEP ______-___, ____________, ___, Fone/Fax ____________, nos autos da AÇÃO ORDINÁRIA PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO, processo nº ____________, no qual contende com ____________, qualificado nos autos, vem apresentar as inclusas CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO, cuja juntada requer.

N. Termos,

P.E. Deferimento.

____________, ___ de ______ de 20__.

p.p. ____________

OAB/

CONTRA-RAZÕES DE APELAÇÃO

Contra-razões de apelação oferecidas pelo Apelado ____________, na Ação Ordinária para Concessão de Benefício Previdenciário, processo nº ____________, no qual contende com os Apelante ____________.

Egrégio Tribunal:

A sentença de fls. ___ dos autos, proferida pelo M.M. Juiz Federal da ___ª Vara Federal de ____________, ___, nos autos do processo acima identificado, não merece as reformas pretendidas pelo Apelante, conforme adiante se demonstra:

1. A R. Sentença de fls., de forma irretocável, elencou os requisitos legais para a concessão do benefício pleiteado, analisou a prova produzida, e concluiu pela procedência da ação.

2. A fls. ___, o Ilustre Magistrado de origem, com base no art. 42 da Lei nº 8.213/91, definiu os três requisitos necessários para a obtenção de aposentadoria por invalidez: "a) incapacidade permanente; b) qualidade de segurado; c) carência".

3. Ao confrontar tais requisitos com a prova do processo, não teve dúvidas de que os mesmos se faziam presentes:

"Assim sendo, preenchidos os requisitos necessários, o deferimento da aposentadoria por invalidez ao autor é medida que se impõe. Saliento que o benefício é devido a partir da data do requerimento administrativo, à exceção das parcelas vencidas." (fls. ___)

4. Dessa forma, não deve prosperar o apelo do ____________.

5. Não tem fundamento a alegação da autarquia de que não tenha sido comprovada a condição de segurado do Autor (fls. ___).

6. O Autor acostou a inicial documentos, corroborados pela prova testemunhal produzida, que dão conta do fato de que ele sempre trabalhou no campo, juntamente com sua família, desde a infância até os dias de hoje.

7. Pleiteia ainda o Apelante que seja a R. Sentença reformada, de forma a que se concedam somente as parcelas vencidas a partir da data da perícia (fls. ___).

8. Também neste ponto não há substrato a pretensão do ____________.

9. A própria autarquia, quando da realização do exame na ocasião em que o Autor formulou o primeiro requerimento administrativo (__/__/____), verificou que o mesmo era incapaz para o exercício de suas atividades laborativas, tendo negado o benefício com base em "perda da qualidade de segurado".

10. Renovado o pedido, em __/__/____, nova perícia foi realizada e, novamente, constatou-se a incapacidade.

11. O art. 43, § 1º, da Lei nº 8.213/91 estabelece:

"(...)

§ 1º - Concluindo a perícia médica inicial pela existência de incapacidade total e definitiva para o trabalho, a aposentadoria por invalidez será devida:

(...)

b) ao segurado empregado doméstico, trabalhador avulso, contribuinte individual, especial e facultativo, a contar da data do início da incapacidade ou da data da entrada do requerimento, se entre essas datas decorrerem mais de trinta dias."

12. Não bastasse ter o ____________ reconhecido a incapacidade desde o primeiro requerimento, o laudo pericial, no item IV, conclui:

"IV - Desde que época a parte autora está incapacitada?

Desde o acidente."

13. Assim, a incapacidade do autor sempre esteve presente.

14. Não se pode admitir a assertiva posta a fls. ___ de que o pagamento das prestações "relativas ao período pretérito da realização da prova pericial (...) somente não foi alcançado antes face à sua total inércia".

15. O não pagamento se deu por ilegal resistência do ____________.

Isto Posto, requer seja integralmente mantida a R. Sentença, eis que a apelação interposta é desprovida de fundamentos válidos para operar qualquer modificação.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, ___ de __________ de 20___.

p.p. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Medida cautelar de arresto, proposta pelo fato de o executado estar alienando seus bens
Contra minuta ao agravo de instrumento de recurso extraordinário
Requerimento de seguro por motivo de complicação na gravidez
Agravo de instrumento em face de decisão interlocutória que rejeitou a liminar de busca e apreens
Ação de indenização por danos morais e materiais em face de erro na aplicação de anestesia em cir
Manifestação à contestação oposta aos embargos à execução, sob alegação de impenhorabilidade de b
Ação de execução de cheque contra endossantes
Pedido de concessão de liminar para apresentação de documentos, tendo em vista a falta de respost
Adição do patronímico paterno
Contestação à ação de reintegração de posse, sob alegação de cobrança de juros capitalizados em d
Contra-razões de apelação em que o apelado reitera a inexistência de dano moral
Pedido de restituição de depósito bancário cumulado com indenização por danos morais