Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Alienação de coisa comum indivisível

Petição - Civil e processo civil - Alienação de coisa comum indivisível


 Total de: 15.244 modelos.

 

ALIENAÇÃO DE COISA COMUM INDIVISÍVEL - IMÓVEL

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA COMARCA DE _________

Jurisdição cível

Alienação de coisa comum indivisível

Justiça de graça

_________, brasileira, divorciada, do lar, portadora da cédula de identidade nº _____-SSP-UF, residente e domiciliada na Rua _________ nº ____, Bairro _________, nessa cidade de _________, pelo Procurador subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, ajuizar a presente

Ação de Alienação de Coisa Comum Indivisível, pedido de prestação da tutela jurisdicional, que intenta contra, _________, brasileiro, divorciado, aposentado, residente e domiciliado na Rua _________ nº ____, Bairro _________, nessa cidade de _________. Para tanto, inicialmente expõe o pertinente, requerendo, ao final, na forma que segue:

1.) Consoante se afere pela inclusa sentença (proferida nos autos nº ____, do pedido de divórcio direito litigioso) coube a autora, 50% (cinqüenta por cento) do imóvel comum, de que co-proprietário o requerido, a se constituir de "um terreno localizado na zona urbana desta cidade, constituído do lote número _____ (_____), situado no Bairro _____, parte do antigo lote rural número _____ (_____), parte da Linha _____ e 2º Secção, localizado no quarteirão formado pelas ruas _________, _________, rua _________ e _________, com a área de duzentos e cinqüenta e dois metros quadrados (252.00 m²), localizado a trinta e seis metros (36,00m) da esquina das rua _________ e _________, confinando: NORTE, na extensão de doze metros (12,00m), com os lotes números trinta e nove (39) e quarenta (40); SUL, na mesma extensão, com a Rua _________; LESTE, na extensão de vinte e um metros (21,00m) com o lote número quarenta e sete (47); OESTE, na mesma extensão, com o lote número quarenta e cinco (45)" (Vide matrícula nº ____, à folha ___, do Livro nº 02, Registro Geral da Comarca de ____).

Sobre o imóvel antes descrito jaz incrustada a residência comum, da qual a autora também possui direito de 50% (cinqüenta por cento) da área construída, visto que a mesma, contraiu núpcias com o requerido, sob o regime a comunhão universal de bens. Vide em anexo, assento de casamento.

2.) Face o bem imóvel e a respectiva edificação ser impassível de divisão, e ante a invencível resistência do requerido, de entabular qualquer acordo pela via consensual com a autora, serve-se da presente demanda, onde anela, a alienação judicial dos bens (imóvel e casa), extinguindo, por decorrência lógica e inexorável, o condomínio existente.

Quanto a admissibilidade da presente postulação, toma-se a liberdade de coligir, ementa parida pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do _____, a qual guarda similitude com o tema submetido a desate:

VENDA DE COISA COMUM.

Se a coisa é indivisível, tem o condômino o direito de pleitear a venda judicial. Divisão pro rata das despesas.

Recurso provido.

(Apelação Cível nº 597026707, 6ª Câmara Cível do TJRS, Farroupilha, Rel. Des. Décio Antônio Erpen. j. 17.06.97).

Sinale-se, por relevantíssimo que o requerido encontra-se no uso e gozo exclusivo dos bens supra referidos, não pagando a autora qualquer contraprestação pela fruição da cota-parte desta.

ISTO POSTO, com sede no artigo 1.117, inciso II, combinado com artigo 1.112, inciso IV, ambos do Código de Processo Civil, oferece para a seleta e dilúcida consideração de Vossa Excelência, os seguintes REQUERIMENTOS:

I - ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA

Conceda Vossa Excelência, a requerente o benefício da justiça de graça, eis constituir-se em pessoa pobre e carente, tendo firmado para tanto o incluso declaração de pobreza.

II - CITAÇÃO DO REQUERIDO

Seja o requerido (co-proprietário) devidamente citado, no endereço alhures consignado, franqueando-lhe a contradita, no prazo estatuído pelo artigo 1.106 do Código de Processo Civil, sob pena de revelia, e julgamento antecipado.

III - MINISTÉRIO PÚBLICO

Do pedido deduzido, e de seus incidentes, seja dada vista ao (a) representante do MINISTÉRIO PÚBLICO, que oficina nessa Vara, a teor do artigo 1.105 do Código de Processo Civil.

IV - AVALIAÇÃO DE BENS

Nos termos do artigo 1.114, inciso I, sejam os bens (imóvel e casa) avaliados por profissional habilitado, franqueando-se as partes a formulação de quesitos.

V - ALIENAÇÃO JUDICIAL

Após de conhecido a quantificação monetária dos bens, objeto do item IV, sejam estes levados a hasta pública, para sua venda, resguardando-se a autora, 50% (cinqüenta por cento) do valor do imóvel e respectiva edificação.

VI - PEDIDO FINAL

Ao final, requer a procedência da presente ação, com a extinção do condomínio existente, no que diz respeito ao bem de raiz e edificação, decorrência direta da alienação judicial, condenando-se o requerido nas verbas derivadas do princípio da sucumbência, inclusive, em honorários advocatícios, fixados, estes, em 20% (vinte por cento) sobre o valor da ação.

Estimando a presente sit et in quantum, R$ _____,00. (o valor da ação corresponderá ao estimado pela avaliação.)

PEDE E ESPERA DEFERIMENTO

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil