Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de reparação de danos (03)

Petição - Civil e processo civil - Ação de reparação de danos (03)


 Total de: 15.244 modelos.

 

MEMORIAIS - AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ – ___.

Processo nº

Memoriais

____________, qualificado nos autos da AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS que move contra ____________, vem respeitosamente a presença de V. Exª., em atenção ao R. Despacho de fls. ___, apresentar MEMORIAIS, nos termos que seguem:

No depoimento tomado por carta precatória (fls. ___), a namorada do Requerido, que estava junto com ele no automóvel na ocasião do acidente, disse que ambos vinham prestando atenção a um barulho de água no painel do veículo, e consultando o manual de instruções do carro.

Disse, ainda, que somente quando estavam a dois (2) metros de distância perceberam a presença do veículo do Autor e que, dessa forma, não conseguiram parar a tempo.

As duas testemunhas ouvidas na audiência de instrução e julgamento (fls. ___), confirmaram que o veículo do Autor estava com o "pisca-alerta" ligado e que o Requerido colidiu contra a traseira do automóvel.

Informaram que os veículos trafegavam pelo lado direito da pista.

Trata-se de rua asfaltada. O tempo estava bom. A rua é larga, com duas pistas, no mesmo sentido.

Pelo exposto, verifica-se claramente que o Requerido foi o único culpado pelo acidente.

Trafegava sem prestar atenção ao trânsito, como reconheceu a própria testemunha por ele arrolada, acabando por colidir contra a traseira do automóvel do Autor.

A jurisprudência é remansosa ao admitir que se presume culpado o motorista que colide contra a traseira.

E, no caso em tela, o Requerido não logrou êxito em demonstrar qualquer fato que pudesse elidir a referida presunção.

Ao contrário, sua testemunha contribuiu com prova contrastante aos seus interesses, ao admitir a desatenção do motorista.

De outro lado, os depoimentos colhidos em audiência confirmaram o quanto narrado na inicial, de que o veículo do Autor trafegava à direita, em baixa velocidade, indicando com o "pisca-alerta" que o veículo a sua frente estava com problemas.

O Requerido, caso estivesse dirigindo com atenção e dentro da velocidade permitida, poderia simplesmente ter convertido para a pista ao lado, a pista da esquerda, e passado pelo carro do Autor sem qualquer problema.

O local do acidente permite uma visibilidade de mais de cem (100) metros, tratando-se de local plano; não chovia na ocasião, fato que colabora para uma boa visibilidade.

Com relação aos danos causados, também não se encontra nos autos qualquer prova produzida pelo Réu no sentido de contradizer os orçamentos que acompanharam a inicial.

Assim sendo, as provas não levam a outra conclusão a não ser que o Réu agiu com culpa, por não dirigir com as devidas cautelas, o que acabou por fazer com que atingisse o carro do autor na parte traseira, ocasionando danos.

Isto Posto, pede o prosseguimento do feito, reiterando os pedidos feitos na inicial.

N.T.

P.E.D.

____________, ___ de ____________ de 20__.

P.P. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil